Dicas de lugares para conhecer em Huacachina, no Peru

13-Out-2014
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Peru 13-Out-2014

Oásis natural em meio as dunas do Deserto de Ica, na costa peruana, é um dos destinos mais concorridos e impressionantes do país

1. Foto: Clotina / Pixabay

Huacachina é uma pequena aldeia localizada em meio as dunas do deserto de Ica próximo a costa litorânea do Peru. Habitado por aproximadamente cem pessoas, a pequena aldeia encontra-se a apenas 8 km da cidade de Ica, capital da região.

Construída em torno de uma maravilhosa lagoa, o pequeno vilarejo de Huacachina é um destino bem popular e possui atividades turísticas como sandboard e passeios de buggy pelas dunas douradas do incrível deserto. O destino floresceu no anos 40 como refúgio para a elite peruana e, surpreendentemente, só começou a ser divulgado em campanhas de turismo do país, na década de 90.

Além disso, uma lenda local diz que a lagoa foi criada quando um jovem caçador curioso perturbou uma linda princesa enquanto ela estava tomando banho. Ela fugiu, deixando para trás a piscina de água natural, a qual se tornou a lagoa de Huacachina.

O pequeno povoado possui um pouco mais de 10 ruas a poucos metros das gigantescas dunas e, por isso, pode ser conhecido inteiramente a pé. Rodeada por palmeiras, eucaliptos e huarangos, a lagoa é o grande chamariz de Huacachina. Mas, o destino oferece outras atrações tão impressionantes quanto.

Além de conhecer as belezas únicas do imenso deserto peruano, quem se hospeda em Huacachina tem a possibilidade de conhecer outras maravilhas do país. A localização próxima com Paracas fornece opções de tours para a Reserva Nacional de Paracás e as Ilhas Ballestas, dois importantes habitats naturais dos animais que vivem no litoral peruano.

Leia também:
A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha
Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru
Lago Titicaca e suas ilhas – Peru e Bolívia
Atrações imperdíveis pra conhecer na Bolívia

O que fazer em Huacachina:

2. Foto: Cyril Bèle / Flickr
– Entardecer nas dunas

Sem dúvidas, um programa típico e imperdível no destino é contemplar o pôr do sol em cima de alguma duna que rodeia o vilarejo. Todos os finais de tarde os turistas que estão hospedados ou apenas de passagem por Huacachina, buscam o melhor local entre as altas montanhas de areia para apreciar o fenômeno.

– Buggy e sandboard

Certamente, essa é a atividade mais buscada entre os visitantes de Huacachina. Todas as agências e hostels oferecem essa atividade turística, que consiste em explorar as dunas mais altas da região. Durante o passeio com emoção, os motoristas do Buggy fazem paradas em mirantes incríveis com vista para uma boa parte do deserto, onde também é realizado o sandboard (uma espécie de snowboard na areia).

– Passeio ao redor da lagoa

Caminhe com calma ao redor da charmosa lagoa e encontre os melhores ângulos para a foto perfeita. Além disso, você pode aproveitar e descansar um pouco em alguma área aberta que remetem a pequenas praias.

– Reserva Nacional de Paracás

A proximidade com a reserva natural merece um bate-volta. A atração está localizada em Pisco e é uma das reservas mais protegidas da costa peruana. Durante o passeio, os turistas observarão algumas espécies de animais que vivem na região, como pelicanos, gaivotas, condores e até mesmo pinguins! Outro destaque são as incríveis formações rochosas esculpidas pelos ventos fortes da região.

– Ilhas Ballestas

Por fim, para fazer o tour até as Ilhas Ballestas é necessário reservar um dia inteiro para a atividade. Isso porque as ilhas servem de refúgio para diversos animais marinhos (pinguins de Humboldt, leões marinhos e golfinhos), além de ser rota de migração de diversas espécies de aves, que pousam em suas pedras e encontram o local ideal para acasalamento. A ilha abriga tanto animais que, como resultado, foi apelidada como poor man’s Galapagos / Galápagos econômica. Os passeios de barcos saem diversas vezes por dia do píer de Paracas e tem duração média de 1h30m.

Como chegar em Huacachina:

3. Foto: Alex Proimos / Wikimedia Commons

Huacachina é tão pequena que não oferece terminal de ônibus. Portanto, o translado para o incrível vilarejo é feito na capital da região. Algumas agências oferecem opções de tour full day, mas você pode optar em chegar de táxi e passar uma noite no destino. Outra opção para quem sai de Lima, é viajar até a cidade de Ica em ônibus de viagem e depois seguir ao oásis. Assim, o trajeto dura em média 4 horas de viagem.

Melhor época para visitar Huacachina:

4. Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

Certamente, o destino é uma ótima opção de visita durante todo o ano. Huacachina tem clima altamente seco e dificilmente recebe chuva. Mas, os meses mais quentes estão entre abril e outubro.

Onde se hospedar em Huacachina:

Ao redor da lagos existe uma modesta variedade de alojamentos onde é possível se hospedar no destino. O Hostel Desert Nights fica em frente a lagoa e oferece quartos com banheiros compartilhados, zonas comuns, wifi gratuito, restaurante e sua própria agência de viagens, que ajuda a conduzir os turistas até as principais atrações de Huacachina.

Já o Banana’s Adventure, oferece piscina para se refrescar das temperaturas altas do deserto e quartos equipados com banheiros privativos. Outras opções são o Hotel El Huacachinero e o Desert Nights Ecocamp.

Encontre outras opções de hospedagens em Huacachina aqui.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo