Viagem a Maceió

Maceió - Principais pontos turísticos, praias, lugares para ir, passeios e dicas

10-Set-2024
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Maceió 10-Set-2024

Planejando viajar para Maceió? Confira nossas dicas sobre os pontos turísticos e melhores praias da capital de Alagoas, além dos lugares e passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem a Maceió

Anúncio

Maceió é uma das capitais mais belas do Brasil. Com seus mais de 40 km de praias incríveis, banhadas por um mar esverdeado que não deixa a desejar em nada ao do Caribe, a capital de Alagoas conquista pela beleza de seu litoral.

Aliás, a cidade é protegida pela segunda maior barreira de corais do mundo e integra a Costa dos Corais, uma região famosa por suas piscinas naturais e praias deslumbrantes. Por isso, não é exagero dizer que Maceió é um dos melhores destinos do Nordeste para curtir o mar.

Mas seus atrativos não se limitam a passar os dias na praia. A capital alagoana tem ótimos pontos turísticos, que conservam sua história e cultura, parques naturais e passeios imperdíveis tanto na cidade quanto em seus arredores.

E para te ajudar a ter férias inesquecíveis por lá, preparamos este guia completo sobre Maceió, com dicas sobre suas melhores praias e o que não pode faltar no seu roteiro de viagem. Continue conosco e comece a planejar, agora mesmo, sua ida para este destino incrível do

Anúncio
Nordeste brasileiro.

Pontos turísticos de Maceió

As praias são, sem dúvida, a principal atração de Maceió, e não poderia ser diferente. A cidade tem faixas de areias douradas emolduradas por coqueiros e banhadas por águas transparentes onde há inúmeras piscinas naturais.

Mas a capital alagoana também tem pontos turísticos super interessantes que merecem ser conhecidos. Através deles, é possível entender melhor a história e a cultura de Maceió. Portanto, reserve um tempo em seu roteiro para visitá-los.

Catedral Metropolitana de Maceió

Pontos turísticos de Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

Uma das principais obras arquitetônicas da capital de Alagoas, a Catedral Metropolitana de Maceió chama a atenção na paisagem da cidade. Também conhecida como Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, a igreja tem quase 200 anos e sua construção mistura os estilos neoclássico e coríntio. É possível visitá-la e tirar fotos tanto da fachada quanto do interior.

Anúncio

Feira de Artesanato da Pajuçara

Dicas de pontos turísticos em Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

Parada obrigatória para quem viaja a Maceió, a Feira de Artesanato da Pajuçara é um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela é um lugar não só para garantir aquela lembrança de viagem, mas também para curtir um ambiente descontraído. Há mais de 200 barracas de artesanato e muito forró à noite. Para completar, a feira fica à beira-mar, em uma das praias mais populares da capital alagoana.

Anúncio

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

Se você gosta de turismo histórico, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore é um dos melhores lugares para visitar em Maceió. Ele fica em um prédio de três andares que abriga um acervo com artigos da cultura alagoana. O nome do local vem do fato de boa parte de seu acervo ter vindo da coleção do professor e folclorista, Théo Brandão.

Museu Palácio Floriano Peixoto

MUPA, um dos pontos turísticos de Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

Outro ponto turístico histórico de Maceió, o Museu Palácio Floriano Peixoto fica em um belíssimo prédio que já foi sede do Governo de Alagoas. Localizado no centro da cidade, o museu oferece visitas guiadas por seu interior, onde há um acervo composto por mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, além de inúmeros quadros de pintores alagoanos.

Anúncio

Praias para visitar em Maceió

As praias de Maceió estão entre as mais belas do litoral do Nordeste e do Brasil, por isso é impossível viajar para lá sem visitá-las. Confira, a seguir, as melhores porções de areia para conhecer na capital alagoana, desde sua orla urbana até as praias das cidades vizinhas.

Praia de Ipioca

Melhores praias para ir em Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

A praia de Ipioca tem um visual paradisíaco e, acredite, pouco conhecido pelos turistas que viajam a Maceió. O mar nesta parte do litoral alagoano é azul turquesa e, em determinadas épocas do ano, tem ondas perfeitas para a prática de surf e windsurf.

Anúncio

Praia de Pajuçara

Dicas de pontos turísticos em Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

Uma das mais famosas de Maceió, a praia de Pajuçara tem águas calmas e esverdeadas. O movimento é em suas areias e calçadão, que recebe muitos turistas e moradores locais durante o dia e a noite. Dela partem passeios de jangada às piscinas naturais de Pajuçara.

Anúncio

Praia de Ponta Verde

Farol da Praia de Ponta Verde – Foto: Yuri Cedrim Lessa/Wikimedia Commons

A orla da praia da Ponta Verde é uma das mais arborizadas de Maceió, com inúmeros coqueiros em sua extensão. O mar é calmo e há ótima estrutura na areia, com barracas bem estruturadas que oferecem conforto aos visitantes.

Praia de Jatiúca

Melhores praias de Maceió – Foto: Gustavo C. Rocha/Wikimedia Commons

Jatiúca é uma das três praias urbanas mais visitadas por turistas em Maceió, e a que tem ondas mais fortes, ideais para a prática do surf. Sua orla tem uma ótima estrutura, com várias barracas e quiosques, além de tapiocarias.

Anúncio

Praia de Guaxuma

Situada 10 km ao norte da cidade, Guaxuma conta com muitas casas de veraneio de bom padrão. O mar no local é um pouco perigoso, mas durante a maré baixa, os arrecifes ajudam a proteger a praia formando belas piscinas naturais de águas cristalinas e mornas.

Praia de Pratagi

Melhores praias de Maceió – Foto: Alex Braga/Unsplash

O mar de Pratagi é muito calmo e, por isso, ela é uma das melhores praias para quem viaja com crianças a Maceió. Sua faixa de areia dourada é cercada por coqueirais e o mar tem águas transparentes. A praia de Pratagi fica a cerca de 18 km do centro da cidade.

Anúncio

Praia de Tabuba

A Praia de Tabuba é um dos destaques do litoral norte de Alagoas, sobretudo pelo visual paradisíaco do encontro do rio com o mar. Durante a maré baixa, essa praia parece uma lagoa, de tão tranquilas que as águas do mar são neste pedaço da costa alagoana.

Praia do Gunga

Dicas de praias em Alagoas – Foto: Otavio Nogueira/Flickr

Por fim, uma das praias para visitar ao viajar para Maceió, a praia do Gunga é uma das joias do litoral de Alagoas. Ela está entre as praias mais lindas do Brasil e fica a apenas 39 km da capital alagoana. Lá o mar é calmo e com águas claras, a faixa de areia é clara e cercada por milhares de coqueiros. Além disso, a praia abriga a Lagoa do Roteiro, permitindo que os visitantes desfrutem de banhos em água doce e salgada.

Anúncio

Lugares para ir em Maceió

Inclua em seu roteiro outros lugares incríveis para conhecer em Maceió, tanto dentro da cidade quanto em seus arredores.

Dunas de Marapé

Dicas de lugares para ir em Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

A região de Duas Barras, por exemplo, abriga as Dunas de Marapé, um lugar pacato com um visual encantador, formado pelo encontro do rio e do mar. Este é um dos locais para reservar um dia inteiro para aproveitar durante sua viagem à capital alagoana. Lá você poderá tomar banho de água doce e água salgada, além de fazer passeios pelo mangue, dunas e falésias.

Anúncio

Pavilhão do Artesanato

Assim como a Feira de Artesanato de Pajuçara, o Pavilhão do Artesanato é mais um dos lugares para apreciar a cultura e garantir sua lembrança de viagem em Maceió. Mas, diferente da feirinha, tem uma estrutura mais profissional, com várias lojas e estacionamento. O pavilhão também fica no bairro da Pajuçara.

Parque Shopping Maceió

Lugares para ir em Maceió – Foto: Parque Shopping Maceió/Divulgação

Um dos principais centros de compra da capital alagoana, o Parque Shopping Maceió fica em uma das áreas mais importantes da cidade. Ele é uma ótima opção de lugar para visitar nos dias chuvosos ou à noite, já que possui várias lojas, uma ampla praça de alimentação e ótima infraestrutura.

Anúncio

Parque Municipal de Maceió

Agora se você quer uma opção de lugar para passar o dia em contato com a natureza, fora da praia, vá ao Parque Municipal de Maceió. Ele é uma das áreas de preservação da Mata Atlântica e fauna silvestre na capital alagoana.

O parque conta com diversas trilhas acessíveis, onde é possível avistar espécies como jacarés-de-papo-amarelo, frangos d’água, tatus bola, cágados de barbicha, preguiças, saguis, gaviões falcões, corujas, raposas, tamanduás mirim e cobras.

Marechal Deodoro

Marechal Deodoro, um dos lugares para ir a partir de Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

Por fim, reserve um tempo em seu roteiro de viagem para conhecer Marechal Deodoro, uma pequena cidade a cerca de 28 km de Maceió. Antiga capital da capitania alagoana, a cidade histórica preserva em sua arquitetura os traços desse tempo, incluindo a casa onde viveu Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

Anúncio

O que fazer em Maceió: passeios

Maceió é um ótimo destino para fazer passeios, principalmente por conta de sua localização. A partir da capital, é possível explorar outros paraísos do litoral de Alagoas.

Passeio a Maragogi saindo de Maceió

Passeio a Maragogi saindo de Maceió – Foto: Marco Ankosqui/MTur

As famosas piscinas naturais de Maragogi são o principal destino dos passeios que partem de Maceió. Os tours levam os turistas para as belas praias dessa cidade do litoral norte alagoano e incluem passeios de catamarã até as piscinas naturais, localizadas 6 km mar adentro.

Anúncio

Passeio de jangada às piscinas naturais de Pajuçara

Tour às piscinas de Pajuçara – Foto: Daise/Flickr

Você também pode fazer o passeio de jangada que leva às piscinas naturais de Pajuçara, em Maceió. As jangadas fazem um trajeto mar adentro, de cerca de 20 minutos, e param em um banco de areia, permitindo aos turistas curtir as piscinas naturais.

Anúncio

Passeio das 7 Ilhas

Dicas de passeios em Maceió – Foto: Gustavo C. Rocha/Wikimedia Commons

O passeio das 7 Ilhas percorre a Lagoa Mundaú, levando os turistas por suas ilhas fluviais, com paradas para mergulho e para apreciar o visual do local. O tour dura, em média, 5 horas e geralmente começa no Pontal da Barra.

Anúncio

Passeio de barco até a Foz do Rio São Francisco

Foz do Rio São Francisco – Foto: Walter S. Melo/Wikimedia Commons

Outro passeio imperdível em Maceió é o que leva à Foz do Rio São Francisco. O tour começa de van ou carro até a cidade de Piaçabuçu, de onde partem os passeios de barco até o encontro das águas do rio com o mar. Durante o trajeto, é possível admirar a paisagem e, até mesmo, fazer paradas para banhos.

Anúncio

Dicas de viagem em Maceió

Viagem a Maceió: dicas importantes – Foto: Leon Azevedo/Pexels

Uma das dicas mais importantes para quem planeja viajar para Maceió é observar a tábua das marés. Isto porque o movimento da maré interfere diretamente na experiência neste destino alagoano, sobretudo se sua ideia é visitar as piscinas naturais.

Anúncio

O ideal é que a tábua esteja mais próxima do zero, pois indicará que a maré estará baixa e, portanto, favorável para os passeios. Quanto mais alto for o número, menor possibilidade haverá de se fazer os passeios às piscinas naturais em Maceió, já que a maré estará alta.

De modo geral, a maré sobe e desce duas vezes ao dia, mas somente nas luas cheia e nova há uma mudança considerável no nível do mar. Nas outras fases da lua ocorre o que se chama de maré morta, quando não sobe nem desce muito.

Outra dica de viagem é fazer as malas com roupas leves ao ir para Maceió. E não esqueça o protetor solar, já que lá os dias são sempre ensolarados.

Por último, há duas opções aéreas para viajar para Maceió: o aeroporto da cidade e o aeroporto de Recife (PE), que fica a apenas 250 km de distância.

O Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, é de pequeno porte, mas recebe voos diários das principais capitais. Já o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre tem uma oferta de voos maior, inclusive vindos de outros países. De ambos aeroportos, é possível seguir para a capital alagoana de táxi, Uber, ônibus, transfer e carro alugado.

Anúncio

Devido à proximidade com outras cidades do Nordeste, é comum turistas seguirem para Maceió de carro ou ônibus. As principais vias de acesso são as rodovias BR-101 e AL-101. A BR-101 passa pelo interior do estado de Alagoas, enquanto a AL-101 segue pelo litoral.

Melhor época para viajar para Maceió

Quando ir a Maceió – Foto: Leon Azevedo/Pexels

Maceió é um destino para curtir a praia e, como tal, não espere encontrar temperaturas baixas por lá. Os termômetros costumam marcar, em média, 25ºC o ano todo, sendo que no verão as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC e no inverno ficam em torno dos 23ºC. Mas é importante atentar-se à estação de chuvas na capital de Alagoas, já que o tempo úmido pode comprometer os passeios.

Anúncio

Sendo assim, a melhor época para viajar para Maceió é na primavera e no verão, sobretudo entre outubro e janeiro. Nestes meses, os índices de chuvas são menores na cidade, o que permite fazer os passeios para as piscinas naturais ou curtir as praias com tranquilidade.

Por outro lado, esta é a alta temporada em Maceió, ou seja, o período com maior procura por turistas. Além disso, é quando os preços dos serviços turísticos, como hospedagens e passagens aéreas, costumam subir consideravelmente.

A baixa temporada, por sua vez, é ideal para quem quer economizar ao viajar para a capital alagoana. Porém, este é o período em que chove mais por lá. Então, dependendo do mês que você escolher, as chuvas podem impossibilitar aproveitar o destino. Nossa dica é que evite os meses de maio e junho, que são os mais chuvosos em Maceió.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo