Pontos turísticos de Morretes

Morretes - Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

16-Ago-2024
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Paraná 16-Ago-2024

Famosa pela viagem de trem que parte de Curitiba, Morretes é um destino com ótimos pontos turísticos, lugares charmosos para conhecer e muitas opções de passeios em contato com a natureza. Confira nossas dicas de viagem para Morretes!

Anúncio

Fundada pelos jesuítas em 1733 às margens da Baía de Paranaguá, Morretes guarda até hoje vestígios do período colonial. A cidade do litoral do Paraná é famosa pelo passeio de trem que leva milhares de turistas pela Serra do Mar até lá, considerado um dos mais bonitos do mundo. Mas seus atrativos não param por aí.

Morretes é um lugar super charmoso, repleto de casarões coloniais preservados onde funcionam pousadas familiares, museus e espaços culturais. A cidade também tem excelentes restaurantes que servem um dos pratos típicos mais populares do Paraná, o barreado.

Para completar, a cidade é cortada por um belo rio e cercada por montanhas imponentes, o que também a torna um ótimo destino de ecoturismo. Trilhas para cachoeiras e esportes de aventura, como boia-cross no Rio Nhundiaquara, são algumas das atividades para praticar por lá.

Anúncio

Portanto, se você está procurando um destino para relaxar e fugir do agito dos grandes centros, Morretes é ideal. E para te ajudar a saber o que fazer na cidade, preparamos este guia com dicas sobre seus principais pontos turísticos, lugares para ir nos arredores e passeios imperdíveis em Morretes.

Pontos turísticos de Morretes

As principais atrações urbanas desta cidade do litoral do Paraná ficam em seu centrinho histórico, principalmente em torno da rua que costeia o Rio Nhundiaquara. Mas os pontos turísticos de Morretes também se estendem pelas belezas naturais que a cercam, como cachoeiras e picos majestosos.

Centro histórico de Morretes

Dicas de pontos turísticos em Morretes – Foto: Priscila Forone/Paraná Turismo

O centro histórico de Morretes é uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade, seja através do passeio de trem ou de outras formas. Nele há construções do período colonial bem preservadas, sobretudo ao redor do rio Nhundiaquara. Os casarões históricos abrigam desde espaços culturais e museus a hospedagens, restaurantes e comércio em geral.

Rio Nhundiaquara

Lugares em Morretes: Rio Nhundiaquara – Foto: Paraná Turismo

Parte importante da história e da paisagem de Morretes, o rio Nhundiaquara nasce no alto da Serra do Marumbi e deságua em Antonina, na Baía de Paranaguá. O rio cruza a cidade e forma cenários encantadores com suas várias pontes, incluindo a metálica Ponte Velha. Além disso, o rio é palco de algumas das principais atividades de ecoturismo nesta região do litoral do Paraná, como boia-cross.

Pico do Marumbi

Um dos principais pontos turísticos da região – Foto: Priscila Forone/Paraná Turismo

O Pico do Marumbi é um dos principais pontos turísticos de Morretes e da Serra do Mar do Paraná. Mais do que isto, é o cenário ideal para quem curte montanhismo, já que possui 8 cumes, sendo o mais alto o Monte Olimpo, com 1.539 metros. As trilhas que levam ao Pico do Marumbi são íngremes e há também trechos de escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldade. Quem faz o passeio de trem de

Anúncio
Curitiba a Morretes também tem o privilégio de admirar a imponente montanha, que se destaca entre as demais por sua altura.

Ponte São João

Pontos turísticos de Morretes: Ponte São João – Foto: João Carlos Reis/Flickr

A Ponte São João é a maior da ferrovia Paranaguá-Curitiba e um dos principais pontos turísticos do passeio de trem que leva a Morretes. Uma obra de arte da engenharia brasileira do século XIX, a ponte foi projetada no Brasil e construída na Bélgica. O transporte até o Paraná foi feito em pedaços, já que ela tem 112 metros de extensão, divididos em quatro vãos. A Ponte São João é também a mais alta da ferrovia, já que está a 55 metros de altura em relação ao fundo da grota do Rio São João.

Véu de Noiva

Dicas de lugares em Morretes: Cachoeira Véu da Noiva – Foto: Priscila Forone/Paraná Turismo

Localizada a cerca de 18 km de Morretes, a Cachoeira Véu de Noiva é uma das mais famosas desta região da Serra do Mar paranaense. A queda d’água tem 150 metros de altura, uma gruta e um lago interno, com uma beleza especial. Suas águas se dispersam sobre as rochas, o que dá o visual de um véu de noiva entre a vegetação. É possível acessá-la através de trilhas, sendo que os mais aventureiros podem escalar os rochedos em seu entorno. Além disso, a Cachoeira Véu de Noiva pode ser vista do passeio de trem.

Anúncio

Cachoeira do Jajá

Outra queda d’água que está entre os pontos turísticos de Morretes, a Cachoeira do Jajá tem cerca de 15 metros de altura e um poço fundo com águas cristalinas. É uma ótima opção de passeio para quem quer se refrescar nos dias quentes ao viajar para a cidade paranaense. Ela fica às margens da BR-277, a rodovia que liga Curitiba ao litoral do Paraná, a cerca de uma hora da capital do estado. Há um estacionamento a poucos metros da cachoeira, sendo que não é preciso percorrer trilha para chegar até ela.

Lugares para ir em Morretes

O roteiro de viagem a Morretes pode incluir, ainda, outros lugares super interessantes, entre ruas charmosas, parques temáticos e cenários naturais incríveis. Confira!

Rua das Flores

Dicas de lugares em Morretes: Rua das Flores – Foto: Michelle Amaral

A Rua das Flores abriga alguns dos principais patrimônios culturais de Morretes e é um de seus pontos turísticos mais famosos. Ela fica às margens do rio Nhundiaquara e é, atualmente, um calçadão, onde você encontra a casa onde D. Pedro II pernoitou em Morretes, o Marco Zero da cidade, além de um chafariz, coretos, restaurantes e o primeiro telégrafo da cidade. A Rua das Flores também tem restaurantes, cafés e lojinhas de artesanato charmosas.

Anúncio

Paraná Encantado Hisgeopar

Visite o parque temático Higeospar, em Morretes – Foto: Michelle Amaral

Outro lugar incrível para visitar em Morretes, o Paraná Encantado Hisgeopar é um parque temático que conta a história do estado de uma forma muito interessante. Trata-se de um pavilhão repleto de miniaturas que se movimentam em conjunto e reproduzem cenas históricas, como a construção da ferrovia, as disputas que ocorreram no estado e uma reprodução da hidrelétrica de Itaipu e das antigas Sete Quedas. A visita é acompanhada de um guia que explica cada momento histórico.

Ekôa Park

Dicas de ecoturismo em Morretes – Foto: Ekôa Park/Divulgação

O Ekôa Park é uma ótima opção de lugar para passar o dia em Morretes. O paraíso ecológico fica dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica e oferece uma série de experiências em contato com a natureza. O parque tem uma área de lazer e entretenimento, onde ocorrem atividades como arvorismo, tirolesa, voo e rapel de balão, caiaque, entre outras. Além disso, possui várias trilhas e projetos de educação ambiental.

Estrada Graciosa

Estrada da Graciosa, uma das mais belas do Brasil – Foto: Otávio Nogueira/Flickr

Considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, a Estrada da Graciosa é mais um lugar imperdível para conhecer ao viajar para Morretes. Ela é um trecho sinuoso que liga Curitiba a Antonina, atravessando uma área da Serra do Mar com Mata Atlântica preservada. A estrada conserva boa parte do pavimento de pedras do período colonial e tem canteiros de hortênsias que a deixam belíssima, especialmente em novembro. Nela há vários mirantes e áreas com quiosques para lanche e descanso.

Anúncio

Passeios em Morretes

Aproveite sua viagem a Morretes para fazer caminhadas pela Serra do Mar e aventure-se em trekkings no Parque Estadual do Marumbi. Faça os passeios de trem em Morretes e divirta-se no rio Nhundiaquara.

Trem turístico para Morretes saindo de Curitiba

Passeio de trem entre Curitiba e Morretes – Foto: Serra Verde Express

Principal atração da cidade, o passeio de trem de Curitiba a Morretes é considerado um dos melhores do Brasil e do mundo. Também conhecido como Serra Verde Express, o roteiro percorre a ferrovia Paranaguá-Curitiba, atravessando a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do mundo. O passeio dura cerca de quatro horas, partindo de Curitiba no início da manhã, e chegando a Morretes próximo do horário do almoço. O trem tem vagões confortáveis, serviço de bordo e acompanhamento de guias.

Anúncio

Passeio de trem de Morretes no pôr do sol

Trem turístico para ver o pôr do sol – Foto: Serra Verde Express

O trem da Serra Verde Express retorna todas as tardes de Morretes a Curitiba oferecendo aos turistas a oportunidade de apreciar o trajeto durante o pôr do sol. Os turistas podem contratar o pacote que inclui transfer da capital paranaense para Morretes, passeio pela cidade e arredores, almoço com o prato típico Barreado e a volta de trem ao entardecer. Quem preferir ou já estiver em Morretes, pode comprar apenas o bilhete de trem para seguir para

Anúncio
Curitiba.

Passeio de Bicicleta Particular em Morretes

Faça o passeio de bicicleta em Morretes – Foto: Priscila Forone/Paraná Turismo

Outra opção de passeio em Morretes, sobretudo se você gosta de atividades ao ar livre, o tour particular de bicicleta leva a cenários históricos e belíssimos desta região do litoral do Paraná. O percurso inclui, por exemplo, o Portal e a Estrada da Graciosa, áreas de Mata Atlântica e casarões coloniais. Além disso, passa por cachaçarias e fábricas de balas de bananas artesanais.

Anúncio

Passeios em veículos 4×4 em Morretes

Passeios de aventura em Morretes – Foto: Serra Verde Express

Outra forma de conhecer as belezas naturais de Morretes é a bordo dos veículos 4×4 do passeio Serra Adventure, da Serra Verde Express. O roteiro leva os turistas a cenários do maior trecho contínuo de Mata Atlântica preservada do Brasil, através de trilhas e estradas rurais. No total, o passeio percorre 30 km e, dentre suas atrações, cruza a famosa Ponte Pênsil sobre o Rio Marumbi, onde é feita uma parada para banhos.

Anúncio

Dicas de viagem em Morretes

Confira nossas dicas de viagem em Morretes – Foto: Priscila Forone/Paraná Turismo

Morretes fica a apenas 70 km da capital do Paraná, onde está o aeroporto mais próximo, o Aeroporto Internacional de Curitiba. Ele recebe voos das principais companhias aéreas, vindos de diversas cidades do Brasil e do mundo. Do aeroporto, é possível seguir até a cidade do litoral paranaense de carro,, de trem ou de ônibus.

De carro, o percurso de Curitiba a Morretes mais rápido é pela BR-277, já que trata-se de uma rodovia duplicada e, consequentemente, com fluxo mais fluido. Nela é preciso acessar a PR-408 que leva até Morretes.

Anúncio

Outra opção para chegar à cidade colonial de carro é a Estrada da Graciosa, porém mais lenta, já que é uma via sinuosa e com pavimento de pedras. Ela, no entanto, é a melhor opção para quem vai a Morretes vindo de carro de São Paulo, já que seu acesso é pela BR-116 antes de Curitiba.

De ônibus, o percurso Curitiba-Morretes é feito pela Viação Graciosa a partir do Terminal Rodoviário da capital paranaense. O trajeto dura cerca de 1h30.

Como mencionamos anteriormente, uma das principais formas de conhecer Morretes é através do passeio de trem a partir de Curitiba. Você pode contratar os pacotes turísticos que incluem atrações da cidade, além do trajeto de trem, ou apenas obter o bilhete para seguir até a cidade.

Melhor época para viajar a Morretes

Morretes é um destino para conhecer em qualquer época do ano, tendo um clima mais quente que Curitiba, que é considerada a capital mais fria do Brasil. As temperaturas máximas na cidade ficam na casa dos 30ºC no verão, e próximas dos 15º no inverno.

Anúncio

Ao planejar sua viagem a Morretes, no entanto, é preciso considerar a incidência de chuvas nesta região do litoral do Paraná. Apesar de o verão, que vai de dezembro a março, ter chuvas mais fortes, elas são rápidas e esporádicas. Ou seja, há mais dias com sol do que com chuvas.

No inverno, entretanto, chove menos em geral, mas é comum ficar uma garoa constante, o que pode comprometer os passeios ao ar livre, sobretudo entre maio e agosto. Além disso, saiba que Morretes tem duas festas que atraem muitos turistas à cidade: a Festa da Cachaça, em janeiro, e a Festa do Barreado, em setembro. Estes são dois períodos interessantes para visitá-la.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo