O que fazer em El Salvador? 12 atrações imperdíveis para conhecer no país
El Salvador é um país rico em história e cultura. Se você está pretendendo visitar o destino, confira essa lista com atrações que não podem faltar no seu roteiro
Planejando uma viagem para El Salvador? Este pequeno país da América Central é repleto de belas cidades e paisagens naturais encantadoras. Apesar do seu passado violento, o país vem teve mudanças drásticas em quesito segurança e hoje vem se destacando como destino turístico, principalmente entre americanos e europeus.
Com vulcões imponentes, lagos paradisíacos, praias perfeitas para o surf e cidades coloniais cheias de atrações interessantes, El Salvador vai te surpreender historicamente, culturalmente e gastronomicamente.
Aqui estão as nossas 12 melhores escolhas de atrações turísticas legais para fazer na sua visita pelo país!
Atrações imperdíveis em El Salvador
Santa Ana
Com arquitetura colonial e construções simbólicas espalhadas pelo centro da cidade, Santa Ana é uma das paradas prediletas dos viajantes que percorrem o país e o motivo não poderia ser mais simples: a cidade é o ponto mais próximo para quem deseja conhecer outros pontos emblemáticos do país, como o Vulcão Santa Ana, a Ruta de Las Flores e o Lago Coatepeque.
Com clima seguro, essa é uma ótima cidade para sentir a rotina dos salvadorenhos enquanto percorre com calma as ruas históricas da cidade e conhece as atrações naturais que cercam o município. O passeio deve começar no Parque Libertad onde estão localizadas algumas das principais construções de Santa Ana, como a Catedral de Nuestra Señora Santa Ana e o Teatro Nacional de Santa Ana.
San Salvador
Durante anos, San Salvador permaneceu no topo da lista de todas as “cidades mais perigosas” do mundo. No entanto, essa fama ficou para trás e hoje a cidade se destaca tanto por sua segurança, quanto pela quantidade de atrações interessantes para visitar.
Seu centro histórico recém-restaurado está trazendo vida a uma área da cidade que muitos não visitavam há apenas alguns anos atrás. Megacentros de compras, cafés descolados, construções simbólicas e cervejarias artesanais atraem os turistas que passam pela capital salvadorenha.
Uma coisa é certa, San Salvador mudou drasticamente nos últimos anos e continua emergindo, tornando-se uma das capitais mais interessantes da América Central.
El Tunco
El Tunco está sempre listado entre as melhores coisas para fazer em El Salvador. A meca do surf na América Central possui ondas perfeitas para a prática do esporte e possui ondas grandes e violentas. Mas, mesmo que você não saiba surfar, não pode perder este lugar ao visitar o país. El Tunco está localizado a apenas 45 minutos ao sul da capital San Salvador, na costa perto de La Libertad e possuí uma incrível vida noturna.
A vila em si é bem pequena, mas há ótimas opções de restaurantes, bares, hotéis para mochileiros e lojas de souvenirs em todos os lugares. Tente alugar uma scooter para percorrer a costa e descobrir outras praias escondidas.
Vulcão Santa Ana
O Maior vulcão do país possui um dos cenários mais buscados e encantadores da América Central. Também chamado de Ilamatepec, o vulcão ativo possui uma cratera fumegante com um lago com tom de verde jade, devido à alta concentração de enxofre.
Para alcançar os 2.381 metros, os visitantes fazem uma trilha de nível fácil cheia de visões panorâmicas para o Parque Nacional Cerro Verde e até mesmo para o litoral do país!
Cerro Verde e Vulcão Izalco
Localizado a 77 km de San Salvador, o Parque Natural Cerro Verde é perfeito para quem busca um dia de contato com a natureza. A área é cheia de mirantes, espaços recreativos e trilhas que nos guiam a um maravilhoso orquidário e ao imponente Vulcão Cerro Verde, com uma vista impressionante para o Vulcão Izalco.
Coatepeque
Um dos maiores balneários do país, o Lago Coatepeque está a poucos quilômetros da cidade de Santa Ana e reserva ótimos cenários em meio a montanhas e praias de água doce. Muito popular entre os salvadoreños, o Lago possui uma infinidade de restaurantes e ótimos hotéis para desfrutar a região com mais calma.
O Lago de Coatepeque foi originado por uma ação vulcânica há milhares de anos e seu nome significa “Monte das Cobras” na língua indígena. A atração possui águas incrivelmente verdes e está cercada de ótimos hotéis à beira do lago.
Golfo de Fonseca
Entre as repúblicas de El Salvador, Honduras e Nicarágua, o Oceano Pacífico forma o Golfo de Fonseca. Sua principal atração é a vista paradisíaca que permite apreciar ilhas que residem no Oceano Pacífico. Seu coração abriga um imponente arquipélago vulcânico com diversas ilhas paradisíacas.
Suchitoto
Caso você chegue ao país pela capital San Salvador, considere começar sua viagem explorando esta charmosa cidade e, se possível, passar um ou dois dias lá e combiná-lo com outros
A vila colonial de Suchitoto está a apenas 58 km de San Salvador e reúne um conjunto de casarios charmosos e suas ruas de paralelepípedos possuem vistas pitorescas das montanhas ao redor do Lago Suchitlán.
Se você deseja aprender um pouco de história, visite a Igreja de Santa Lúcia, do século XVIII. Outra atração interessante é o Centro Arte para la Paz, que é um museu e convento.
Ruínas maia de Tazumal
Como todos os países da América Central, El Savador também possui impressionantes ruínas maias. Se você também pretende conhecer um pouco da cultura desse povo milenar em terras salvadorenhas, não deixe de conferir o
O sítio arqueológico maia pré-colombiano foi escavado e restaurado pelo arqueólogo Stanley Boggs nas décadas de 1940 e 1950. Os visitantes agora podem explorar as ruínas, que possuem várias estruturas, como a pirâmide principal, B1-1, e a Grande Plataforma de Boggs, que tem quase 70 metros por 80 metros de tamanho. Vários artefatos foram descobertos em Tazumal, como vasos de cerâmica, uma tigela policromada e vários pedaços de jade, ossos de animais e conchas; os visitantes podem ver isso e muito mais no museu do site Tazumal.
Joya de Cerén
O Sítio Arqueológico Joya de Cerén, Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma vila agrícola maia pré-colombiana que data de 600 d.C. Asfixiada pelas cinzas durante uma erupção vulcânica da Laguna Caldera, a antiga vila maia enterrada foi preservada em condições quase perfeitas, ganhando o título de “Pompeia das Américas”.
Parque Nacional El Boqueron
Os visitantes aventureiros que chegam em El Salvador vão adorar os passeios de um dia ao Parque Nacional El Boqueron, que fica a apenas meia hora da capital salvadorenha.
O parque fica no topo do vulcão San Salvador, que permite que os visitantes se aproximem de uma cratera. Além disso, há uma cratera menor dentro da maior chamada Boqueroncito, que os visitantes também podem explorar. É uma caminhada e tanto para chegar até lá, mas vale a pena a vista, bem como a flora e fauna que os visitantes vão encontrar.
Rota das Flores
A Rota de las Flores faz parte do patrimônio cultural de El Salvador e percorre seis cidades coloniais super encantadoras: Tacuba, Concepción de Ataco, Apaneca, Juayúa, Salcoatitán e Nahuizalco.
Cidades carregadas de histórias e tradições, refletidas em suas ruas de paralelepípedos, prédios, mercados e plantações.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com