O que fazer em Manaus: 28 atrações turísticas imperdíveis
Buscando o que fazer em Manaus? Separamos 28 atrações turísticas imperdíveis da capital amazonense para você conferir durante a sua viagem
Considerada porta de entrada para a Floresta Amazônica, a capital do estado do Amazonas é repleta de atrações naturais e construções históricas da chamada Manaus “Belle Époque”, um período marcado pelo luxo e beleza, gerados pelo ciclo da borracha.
Essas construções formam alguns dos principais cartões postais do estado e muitas delas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre elas o Teatro Amazonas e o Mercado Adolpho Lisboa.
Se você está pensando em conhecer as belezas e mistérios da floresta, Manaus é a base perfeita para começar a explorar a região. Pertinho da cidade de Presidente Figueiredo e dos Parque Nacionais de Anavilhanas e do Jaú, a cidade oferece possibilidades de bate volta rápidos para alguns dos destinos mais belos e excêntricos da selva amazônica. Se você está pretendendo conhecer o destino, confira essa lista com 29
28 atrações para conhecer em Manaus
Teatro Amazonas
Principal cartão postal de Manaus, o Teatro Amazonas está localizado no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade. Símbolo do auge do Ciclo da Borracha, o teatro foi inaugurado em 1869 para promover espetáculos a elite amazonense da época.
Se tiver oportunidade, faça uma visita guiada grátis e conheça as histórias e curiosidades da construção.
Praia de Ponta Negra
A praia urbana mais movimentada de Manaus está localizada às margens do Rio Negro em um dos bairros mais chiques da cidade. Sua orla possui algumas opções de lanchonetes com bares e é um ótimo local para se refrescar do calor intenso dessa região do Brasil.
Mercado Adolpho Lisboa
O melhor ponto da cidade para conhecer os ingredientes e a culinária regional. Conhecido também como “Mercadão”, o espaço possui diversos box com comida típica, artesanato, produtos regionais e alguns restaurantes simples.
MUSA – Museu da Amazônia
O Museu da Amazônia Jardim Botânico possui mais de 5 km de extensão às margens da Reserva Florestal Adolpho Ducke. O Jardim Botânico possui uma diversidade enorme da fauna amazônica que podem ser conferidos em uma trilha agradável de 3 km.
Outro passeio imperdível no local é a subida na torre de observação, que conta com 42 metros de altura e uma vista privilegiada da reserva.
Encontro das Águas
Ir para Manaus e não visitar o encontro dos rios das águas é como ir a Roma e não visitar o Coliseu. O fenômeno natural divide as águas marrons do rio Solimões com as águas escuras do rio Negro por cerca de 6 km.
Durante o passeio de barco, turistas podem sentir a diferença entre as temperaturas do rios e os mais corajosos podem se refrescar em um mergulho rápido.
Largo de São Sebastião
Ponto de encontro no centro histórico de Manaus, o Largo de São Sebastião é rodeado por atrações imperdíveis da Manaus Belle Époque, como o Teatro Amazonas e a Igreja de São Sebastião.
Esse é o ponto ideal para começar um tour caminhando pelas atrações próximas do centro e encontrar restaurantes para provar a gastronomia local.
Palácio Rio Negro
O imponente casarão do Palácio Rio Negro já serviu como sede do governo e residência oficial do governador do estado.
Certamente um dos prédios mais emblemáticos construídos durante o Ciclo da Borracha, hoje se transformou em um centro cultural e promove recitais, exposições e outras atividades culturais.
Praia Dourada
Outro ponto para banho muito conhecido é a Praia Dourada. A Atração está a 1 hora e meio do centro de Manaus em um igarapé repleto de flutuantes que contém restaurantes e bares.
Praia da Lua
A maravilhosa praia fluvial possuí uma península de areias brancas em meio ao Rio Negro.
Acessada por barcos e lanchas, a praia tem esse nome por possuir formato de uma lua crescente e recebe muitos banhistas principalmente nos finais de semana.
Museu do Seringal
O espaço temático tem como proposta levar seus visitantes a uma viagem à época da borracha no estado. Mantido pelo Governo do amazonas, o local está localizado a 25 minutos de manaus, às margens do igarapé São João, na zona rural da capital.
Ponte Jornalista Phelippe Daou
A ponte que liga Manaus ao município de Iranduba possui quase 4 mil metros de comprimentos e foi construída sobre as águas escuras do Rio Negro.
Manauaras afirmam que este é um dos melhores locais para observar o pôr do sol na capital amazonense.
Igreja de São Sebastião
A Igreja de São Sebastião foi o terceiro templo católico construído em Manaus, logo atrás da Igreja da Matriz e dos Remédios.
Com estilo neoclássico, a igreja possui decoração com elementos medievais e diversas pinturas em suas paredes e teto.
Museu do Índio
Considerado o maior museu da história indígena no Brasil, o museu possui um incrível acervo com mais de 3 mil peças, entre elas, instrumentos, utensílios domésticos e armas.
Galeria Amazônica
A loja oferece peças indígenas como colares, pulseiras, brincos, peças de cerâmica e cestaria, expõe pinturas, esculturas e artesanato de madeira criados por diversas etnias e comunidades.
O espaço tem decoração moderna e a forma de exposição das peças lembram uma galeria de arte.
Praça Heliodoro Balbi
Bem arborizada e com um belo projeito paisagístico, a Praça Heliodoro Balbi conta com mais de 100 anos de história e já foi palco de diversos eventos culturais de Manaus.
Um ótimo local de parada após uma caminhada pelo centro da cidade, a praça possui lagoas, estátuas, coretos e quiosques com cafés e lanchonetes.
Bosque da Ciência – INPA
Em plena área urbana de Manaus encontra-se um pedaço intacto da Floresta Amazônica.
O Instituto d Pesquisa da Amazônia (INPA) possui 13 hectares de área verde onde vivem animais como ariranhas, peixe-boi e macacos que podem ser observados em trilhas educativas.
Tambaqui de Banda
Explore a exótica e deliciosa gastronomia amazonense em um dos restaurantes mais famosos de Manaus. O Tambaqui de Banda apresenta pratos com ingredientes tradicionais da região, como o peixe de água doce tambaqui assado na brasa e moqueca de pirarucu.
Arena Amazônia
O estádio Padrão FIFA está a 30 minutos do Centro Histórico de Manaus e foi inaugurado em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil. Hoje o local recebe partidas de futebol, eventos culturais e grandes concertos de música.
Visita às aldeias indígenas
Quem visita Manaus tem a possibilidade de conhecer uma das tribos indígenas que vivem próximas da capital. Algumas agências oferecem tours para conhecer a cultura indígena, uma ótima opção é a aldeia dos Dessana, localizada na Reserva do Tupé.
Novo Airão
A pequena cidade de Novo Airão é um ótimo destino para quem busca ter contato com a floresta amazônica.
O município está a 180 km de Manaus e é muito visitado por turistas que desejam encontrar os exóticos
Parque Nacional de Anavilhanas
A reserva abriga o segundo mais arquipélago do mundo, com mais de 400 ilhas e dezenas de lagos que formam praias de areias brancas durante o período de seca.
Já durante a época das cheias, de abril a setembro, os visitantes podem explorar a floresta em divertidas excursões de barcos.
Parque Nacional do Jaú
Reconhecido como Sítio do Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Parque Nacional do Jaú é simplesmente a quarta maior reserva florestal do país e abriga paisagens exóticas da Floresta Amazônica.
A reserva está a apenas 100 km da cidade de Novo Airão, onde é necessário pegar uma voadeira para acessá-lo.
O Parque Nacional do Jaú dispõe de atrativos durante todo o ano. Os períodos de seca (normalmente entre setembro e fevereiro) e cheia (entre março e agosto) na Amazônia proporcionam paisagens e experiências diferentes.
Focagem de Jacaré
As focagens de jacaré são feitas no período noturno, quando os animais são vistos com mais facilidade com a ajuda de lanternas, que ao serem lançadas na escuridão conseguem refletir os olhos dos animais.
Quando encontrados, os guias fazem a captura do animal e explicam algumas curiosidades sobre o habitat natural das espécies.
A atividade é oferecida em agências de turismo ou expedições em cruzeiros amazônicos.
Ficar em um hotel de selva
Manaus é considerada a entrada oficial da Floresta Amazônica e você pode sentir como é pernoitar no meio da floresta bem pertinho da capital amazonense. Existem muitas opções de hotéis, desde os mais luxuosos, a opções simples como hostel.
Confira esse artigo com opções de hospedagem na floresta.
Cruzeiro Fluvial
Certamente uma das experiências mais autênticas e interessantes de conhecer as belezas da Floresta Amazônica. Diversas empresas oferecem cruzeiros de barcos com diversos roteiros diferentes. Você pode optar pelo cruzeiro requintado da
Bate volta Presidente Figueiredo
Bem pertinho de Manaus, a cidade de Presidente Figueiredo é conhecida como “terra das cachoeiras amazônicas” e com razão. O município é um conhecido balneário dos manauaras e possuí dezenas de cachoeiras de todos os tamanhos e aspectos, perfeitas para amenizar o calor da Floresta Amazônica.
Grutas, lagos, igarapés, riachos e piscinas naturais, são outras atrações populares de Presidente Figueiredo.
Festival Folclórico de Parintins
O Festival Folclórico de Parintins é a maior festa popular da amazônia e é internacionalmente conhecida. Suas edições ocorrem anualmente no último fim de semana de junho.
A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ocorre desde 1965.
O festival acontece na cidade de Parintins, no Bumbódromo, um centro cultural e esportivo com formato de cabeça de boi e capacidade para 35 mil pessoas.
Ruínas do Hotel Ariaú Towers
O Ariaú Towers foi considerado o mais famoso hotel de selva do país. Localizado a 60 km de Manaus, o hotel chegou a receber hóspedes de grande notoriedade, como o oceanógrafo Jacques Cousteau, o bilionário Bill Gates, o ex-presidente americano Jimmy Carter e o ator Leonardo Di Caprio, entre outros.
Instalada nas margens do rio Ariaú, um afluente do Rio Negro, o hotel tinha uma estrutura impressionante com decks que acessam partes do rio e da mata nativa, além de cinco torres, de quatro a sete andares. Após uma dura crise financeira, a estrutura caiu em esquecimento e hoje atraí curiosos para ver o que sobrou da imponente estrutura.
Leia também:
» Rota dos Rios: viagem de barco Belém x Santarém x Manaus
» Melhor época para visitar a Amazônia, Manaus e entornos
» Diário de bordo: Manaus, roteiro de 3, 5 ou 7 dias
» Viagem de Manaus à Porto Velho de Barco
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com