Passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu
O passeio para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, conduz o turista a um mundo colorido que mistura beleza e conservação ambiental
Um sonho. Foi assim que nasceu o Parque das Aves, um dos lugares imperdíveis para se visitar em uma viagem a Foz do Iguaçu. A história do local, considerado o maior espaço de preservação de aves de toda América Latina, chega a ser tão bonita quanto os multicoloridos pássaros que habitam o lugar.
Tudo começou no sudoeste da África, onde Dennis Corukamp e sua esposa, a veterinária alemã Anna, adotaram um filhote de Papagaio-do-Congo chamado Pumuckl. O amor pela ave logo despertou o interesse do casal pelo tema e, após a descoberta de Foz de Iguaçu por meio de um amigo que tinha a intenção de montar um parque de crocodilos na cidade, decidiram se mudar para o Brasil com suas filhas e criar o Parque das Aves.
Depois de ir atrás da documentação, o casal adquiriu um espaço de mais de 16,5 hectares de floresta subtropical e, com a ajuda da população da cidade que se uniu à causa, criou trilhas pelas florestas, iniciou o plantio de árvores nativas da região e começou a estudar os melhores lugares para montar os viveiros. As primeiras aves chegaram a partir de doações ou empréstimos de zoológicos brasileiros ou enviados pelo Ibama, outras foram importadas.
Apenas 11 meses depois que desembarcaram no Brasil, em 7 de outubro de 1994, Dennis e Anna inauguraram o Parque das Aves. Infelizmente, dois anos depois, Dennis ficou doente e faleceu, mas Anna, suas filhas e a equipe de funcionários permaneceram cuidando do local. Ainda hoje é possível encontrar a fundadora fazendo reparos em alguma trilha ou viveiro do parque.
O sonho de Dennis e Anna prosperou e, atualmente, o Parque das Aves é uma das principais atrações de Foz do Iguaçu. Localizado bem próximo às cataratas, abriga mais de 1320 aves, abrangendo cerca de 143 espécies diferentes, sendo que 50% delas vieram de apreensões. São diversas espécies vulneráveis e ameaçadas de extinção que são acolhidas e recuperadas no parque como a jacutinga, o papagaio-de-cara-roxa, o papagaio-de-peito-roxo, o mutum-do-sudeste, o mutum-de-alagoas e o cardeal-amarelo.
Como funciona o passeio no Parque das Aves?
O passeio é realizado por trilhas bem sinalizadas e fáceis de percorrer que conduzem o turista a diversos viveiros e espaços para a observação das aves. São harpias, corujas, papagaios, flamingos e muitos outros animais para conhecer.
O cuidado com os bichos e a infraestrutura são impecáveis. É um espaço limpo e tomado por tons coloridos. Ao mesmo tempo que a visita deslumbra adultos e crianças com a beleza dos animais, o
Além das aves, o turista pode percorrer por viveiros de jacarés, iguanas, jiboias e sucuris. Outra atração é o Reino das Borboletas, um espaço especial com milhares de espécies de borboletas e beija-flores, onde é possível compreender o processo da metamorfose e observar de perto os delicados e belos insetos.
Sem cercas ou redes
No Parque das Aves o visitante se sente parte integrada da natureza, já que pode acessar alguns viveiros e interagir com os animais de pertinho. São cinco viveiros que possibilitam essa imersão e que replicam o habitat natural das aves. Os animais, já acostumados com a presença humana, são dóceis e ficam bem à vontade junto aos curiosos turistas.
No espaço Encontro com as Araras as pessoas ficam cercadas por todos os lados pelos belos animais, podem observar seu voo rasante, seus costumes e um turbilhão incrível de cores. As fotos são liberadas e, com sorte, as araras chegam até a pousar no ombro de alguns felizardos.
No Viveiro Floresta, é possível encontrar aves da Mata Atlântica, como as gralhas e sabiás. Já no Viveiro Aves de Rios e Mangues traz aves adaptadas ao ambiente aquático, como guarás e garças, além de tucanos, seriemas e muitas outras espécies.
Para quem quiser ampliar ainda mais a experiência de contato com os animais, o Parque das Aves oferece o Backstage Experience, uma opção diferenciada de ingresso onde o visitante recebe uma visita guiada, pode acessar os bastidores e áreas restritas, além de participar de momentos como a alimentação das aves.
Ao final do passeio, há um espaço com araras bem mansinhas, com quem os turistas podem posar para fotos e guardar recordações. O local também conta com um restaurante e uma lojinha para adquirir lembranças de um dia muito especial.
Como fazer o passeio?
Para fazer tours pela cidade uma dica é a agência Combo Iguassu, que oferece variadas opções de passeios e pacotes com desconto incluindo as principais atrações de Foz do Iguaçu. Além disso, a agência dispõe de motoristas-guias preparados e atenciosos.
+ info:
Parque das Aves
Av. das Cataratas, KM 17.1 – Foz do Iguaçu
+55 45 3529-8282
Horário de visitação: todos os dias, das 8h30 às 17h
www.parquedasaves.com.br
Leia também:
» Tarobá Hotel: opção de hospedagem em Foz do Iguaçu
» Conheça o surpreendente Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu
» Parque Nacional do Iguaçu, destino perfeito para amantes de ecoturismo
» Como é o passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional?
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com