Rota dos Contos de Fadas: viaje pelo mundo dos Irmãos Grimm
Quem viaja pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha, conhece vilarejos com casinhas encantadoras, bosques, florestas e até mesmo castelos que parecem ter saídos de uma história infantil
A Rota dos Contos de Fadas é um trajeto com 600 km, que vai de Hanau a Bremen na Alemanha, e encanta adultos e crianças do mundo inteiro por ser berço dos mais famosos autores de histórias infantis, Jacob e Wilhelm Grimm. Portanto, durante o trajeto os turistas podem conhecer a casa onde os irmãos passaram a infância e a universidade onde realizaram algumas pesquisas.
Além disso, nos pontos de visitação e em todo o trajeto, há cenários e protagonistas ambientados nos locais que inspiraram os contos. Entre as atrações, surpreendentemente, os turistas podem ver as ruínas do castelo em que, segundo a lenda, viveu Cinderela, na cidade de Polle; o castelo da Bela Adormecida, em Sababurg; ou também, assistir a um espetáculo ao ar livre inspirado na obra Os Músicos de Bremen.
Portanto, conheça algumas cidades da Rota dos Contos de Fadas e apaixone-se:
Hanau
Em primeiro lugar, a famosa pelas lojas de Jóias: Hanau. A cidade fica a meia hora de Frankfurt e és, portanto, o ponto de partida para a Rota dos Contos de Fadas. Além disso, é o local onde nasceram os escritores Jacob e Wilhelm Grimm.
A Praça Neusdadt Marketplatz abriga ainda um monumento nacional em homenagem aos irmãos. Porém, Hanau é também uma das cidades medievais em melhor estado de conservação da Alemanha.
Steinau
Em segundo lugar, a cenográfica Vila de Steinau – que ficou conhecida por abrigar a Amtshaus. Trata-se do sobrado do início do século 16, onde moravam os irmãos Grimm. A casa funciona como sede do
Marburg
Em terceiro lugar, Marburg. A cidade está localiza entre o rio Lahn e o castelo da família Landgrave. O centro da cidade possui uma trilha com 2 km de extensão onde os turistas encontram esculturas inspiradas em personagens como Cinderela, João e Maria, entre outros.
Trendelburg
Já a pequena cidade de Trendelburg, abriga um hotel que funciona ao lado da torre de um antigo hotel, onde é possível ver de longe a imensa trança longa e loira que cai sobre a torre do século 14. Isso porque o local inspirou outro clássico dos Grimms: Rapunzel.
Sababurg
Sababurg é o local onde a história da Bela Adormecida ganhou vida. Originalmente conhecida como Dornröschen (Rosinha dos Espinhos), a história ganhou origem em um castelo de 1334, localizado em Sababurg, que desde o final do século 19 é conhecido como a residência oficial da princesa.
Por isso, atualmente no local funciona o hotel temático Dornröschenschloss Sababurg, onde a própria Bela Adormecida, surpreendentemente, aparece para prestigiar os hóspedes nos jantares do hotel.
Bremen
Por último, Bremen é o destino final da rota e é, certamente, um dos principais pontos turísticos do norte da Alemanha. A cidade conta com uma arquitetura gótica e o famoso prédio da prefeitura, Rathaus, construído em 1410 é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.
Como chegar
Por fim, a cidade alemã mais próxima da Rota Alemã dos Contos de Fadas é Frankfurt. Portanto, dali, trens locais fazem a conexão entre a cidade e a primeira parada da rota (Hanau) – uma viagem de, aproximadamente, 30 minutos.
Informações
Site Oficial da Rota dos Contos de Fadas.
Leia mais:
» Guia Alemanha: 24 cidades para visitar quando estiver no país
» Descubra a Rota Romântica na Alemanha
» 24 lugares que parecem cenário de conto de fadas
» As 100 cidades mais charmosas para visitar na Europa
» Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com