Sala Secreta com obras de Michelangelo é aberta em Florença
Descubra a sala secreta com obras de Michelangelo em Florença. Visite o antigo refúgio do artista, onde é possível admirar esboços feitos nas paredes em carvão e sanguínea
Já imaginou entrar em um antigo depósito e se deparar com esboços a carvão de um dos maiores artistas renascentistas da história? Essa é a experiência que o Museu das Capelas dos Médici, em Florença, na Itália, está oferecendo aos visitantes que quiserem conhecer a sala secreta onde Michelangelo teria se escondido de um papa em 1530.
O espaço mede 10 metros de comprimento, três metros de largura e 2,5 metros de altura. Ele foi redescoberto em 1975, durante uma reforma no museu. Nas paredes, há desenhos de figuras humanas, feitos em carvão e sanguínea (giz de cera cor de ferrugem). Os esboços foram atribuídos a Michelangelo, o autor de obras-primas como Pietà, Davi e Capela Sistina.
A pequena sala secreta fica abaixo das Capelas dos Médici, onde o artista esculpiu tumbas para os membros da família. Segundo o especialista Paolo Dal Poggetto, que foi diretor do museu na época da descoberta, Michelangelo se refugiou na sala após se envolver em um conflito com o papa Clemente VII, que era da família Médici. O artista teria apoiado a República Florentina, que se opunha ao domínio papal sobre a cidade e foi ameaçado de morte pelo pontífice.
Dois meses depois, teve sua sentença de morte revogada. Assim, pode retomar seu trabalho em Florença, onde permaneceu por mais quatro anos antes de partir para Roma. Acredita-se que a sala secreta de Michelangelo abriga esboços para suas obras futuras, como as pernas de uma das estátuas da Sacristia Nova.
“Este local proporciona ao visitante de hoje a experiência única de poder entrar em contato direto não só com o processo criativo do maestro, mas também com a percepção da formação de seu mito como artista divino”, disse Francesca de Luca, curadora do Museu das Capelas dos Médici, em comunicado. Paola D’Agostino, diretora dos Museus Bargello, que incluem as capelas, destacou que a restauração foi “um trabalho demorado, constante e meticuloso”.
Visita à Sala Secreta de Michelangelo
A sala secreta com obras de Michelangelo foi aberta ao público em 15 de novembro de 2023. Apenas pequenos grupos de quatro pessoas podem entrar na sala por no máximo 15 minutos. Além disso, o número de visitantes semanais é limitado a 100 pessoas.
Além disso, o ingresso custa 20 euros (R$ 105) por pessoa, além dos 10 euros (R$ 52) cobrados pela entrada no museu principal. Isso se deve à necessidade de preservar os desenhos, que são sensíveis à luz e à umidade. “O número limitado de visitantes por intervalo de tempo deve-se à necessidade de alternar períodos de exposição à luz LED com longos períodos de escuridão”, afirmou o museu.
Para acessar a sala secreta de Michelangelo, é preciso passar por uma escada estreita, o que deixa o espaço inacessível para pessoas com deficiência. Crianças menores de 10 anos não podem entrar no local. A abertura é apenas experimental e as reservas podem ser feitas até o dia 30 de março.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com