Temporada de baleias jubarte estimula turismo em Prado (BA)
Temporada de baleias jubarte em Prado fomenta turismo de experiência no litoral sul da Bahia entre os meses de julho a novembro
Todos os anos, entre julho e novembro, as baleias jubarte deixam as águas geladas da Antártida e navegam mais de 4.000 quilômetros para acasalar e dar à luz na região de Abrolhos, no sul da Bahia.
Prado está localizado na Costa de Baleias, área que também inclui Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itánjan, Nueva Vicosa, Mucuri, Teixeira de Freitas.
A área é um santuário marinho, santuário e berçário para baleias jubarte. A observação dos animais só é possível de barco, por meio de passeios oferecidos pelas agências de turismo locais. Os barcos partem de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Alguns roteiros oferecem viagens até as Ilhas de Abrolhos, a 75 quilômetros da costa baiana.
O Instituto Baleia Jubarte estima que existam cerca de 20 mil baleias jubarte no Brasil. Esses gigantes têm cerca de 16 metros de comprimento e pesam 40 toneladas, e retornam às águas antárticas para se alimentar durante o verão.
Turismo em Prado (BA)
Um dos melhores lugares do mundo para ver as baleias jubarte é Prado, no litoral sul da Bahia, na região conhecida como Costa das Baleias.
De junho até outubro, principalmente entre o sul da Bahia e norte do Espírito Santo, é possível avistar em alto-mar os gigantes dos oceanos. O turismo de observação de baleias (whale watching) cresce em todo o planeta como consequência direta do fim das atividades de caça e do aumento gradual da população de jubartes.
Para apreciar o desempenho desses gigantes, você deve pegar um barco. Os barcos partem de Prado, Cumuruxatiba ou Corumbau.
Além da contemplação das baleias, outro atrativo é o passeio até o arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana.
Na viagem, é possível conhecer um pouco mais sobre a preservação ambiental, a vida marítima e as ilhas que recebem as baleias jubarte todos os anos, de julho a novembro.
Além de Abrolhos, os visitantes ainda podem conhecer outros pontos de importância histórica como o Monte Paschoal, primeiro ponto brasileiro a ser avistado pelos portugueses em 1500 na época do descobrimento.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com