Trem turístico ligará Belo Horizonte ao Instituto Inhotim

06-Mar-2019
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Minas Gerais 06-Mar-2019

Projeto é uma das iniciativas para reerguer o turismo em Brumadinho, cidade atingida pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão

Anúncio

O projeto de um trem turístico que ligará o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte, ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, foi a anunciado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, em uma coletiva de imprensa no último dia 28.

A ideia é uma das estratégias para recuperar economicamente Brumadinho, cidade atingida pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale, que fica a aproximadamente 60km de Belo Horizonte.

Praça da Estação em BH. Foto: Iepha-MG/

Além disso, a iniciativa também visa oferecer ao turista uma verdadeira viagem no tempo, já que a Praça da Estação, de onde partirá o trem, faz parte dos primórdios da capital mineira, enquanto o

Anúncio
Instituto Inhotim representa o lado mais contemporâneo do estado.

O projeto do trem BH-Inhotim não é uma novidade e tramita há anos pelo governo mineiro. Desta vez, segundo o secretário, a ideia será tratada com prioridade em sua pasta e a expectativa é que o trem já comece a funcionar até o fim deste ano.

Não há mais informações e detalhes sobre a iniciativa, que será liderada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da CGE e do Ministério do Turismo.

Sobre o Instituto Inhotim


O Inhotim é, sem dúvida, uma das mais importantes sedes de arte contemporânea no Brasil. O espaço é basicamente uma mescla de museu de arte contemporânea e jardim botânico com uma área que corresponde 110 hectares. Nele estão reunidas cerca de 500 obras de mais 97 artistas de diferentes nacionalidades. São mais de vinte galerias de arte com projetos arquitetônicos únicos e diferentes.

Foto: Divulgação

O Instituto foi criado pelo empresário Bernardo Paz na década de 80. Em 1984, o paisagista Roberto Burle Max visitou a área e além de apresentar algumas sugestões, também colaborou com os jardins da galeria.

Anúncio

Desde então o projeto paisagístico passou por diversas modificações e começou a se tornar um grande espaço cultural. O Inhotim mostra como a arte e o meio ambiente podem estar conectados de forma inspiradora.

» Guia prático para visitar o Instituto Inhotim, em Minas Gerais
» 5 roteiros rápidos para fazer saindo de Belo Horizonte
» 8 lugares imperdíveis para conhecer em Minas Gerais
» Revista norte-americana aponta Tiradentes como a cidade mais bonita do Brasil

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo