Trem turístico vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro
O roteiro turístico interestadual irá percorrer oito cidades mineiras e fluminenses e começa a operar a partir do segundo semestre de 2018
Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro acabam de ganhar mais uma atração turística que promete arrancar suspiros dos amantes de natureza e atrativos históricos. A rota com mais de 160 km de trilhas de trem, ligará Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, passando outras seis cidades: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro.
O trem possui espaço para até 850 passageiros por dia, que serão conduzidos aconchegantemente nos nove vagões restaurados, que completarão o percurso em aproximadamente duas horas e cinquenta minutos. Os passeios serão serão realizados aos sábados, domingos e feriados com previsão de funcionamento para o segundo semestre de 2018.
O projeto intitulado “Trem turístico Rio-Minas” é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, e conta com o apoio das prefeituras, da iniciativa privada, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e de órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.
O coordenador da iniciativa, Paulo Henrique Nascimento, considera o trem Rio-Minas inovador para a atividade turística. “A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”.
De acordo com o Ministério do Turismo (MTUR), o Brasil possui, atualmente, mais de 30 trens turísticos em operação. Confira alguma delas aqui.
» 5 roteiros rápidos para fazer saindo de Belo Horizonte
» Guia de Museus no Rio de Janeiro
» Trilha Transcarioca: circuito de 180 km que cruza a cidade do Rio
» Viaje de carro pela Estrada Rela em Minas Gerais
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com