Unesco inclui destinos da Espanha e Austrália em lista de Patrimônios Mundiais
As paisagens de Risco Caído, na Espanha, e Budj Bim, na Austrália, foram inscritas na lista de Patrimônio Mundial da Unesco
Na última semana, a Unesco concedeu o título de Patrimônio Mundial a dois paraísos brasileiros, Paraty e Ilha Grande, ambos no Rio de Janeiro. Agora, mais dois destinos mundiais foram adicionados à lista: as paisagens de Risco Caído, na Espanha, e Budj Bim, na Austrália.
Com a inclusão, a Espanha soma agora 48 bens no Patrimônio Mundial da Unesco, sendo o terceiro país com maior presença nesta lista, ficando atrás apenas da China. Localizada no interior da ilha de Gran Canaria, Risco Caído é uma região íngreme, repleta de barrancos e com mais de 1500 cavernas distribuídas em aproximadamente 18 mil hectares.
A declaração da Unesco não foi motivada apenas pela importância histórica e arqueológica das cavidades naturais, mas também pelo seu entorno, que reúne vestígios de povos aborígenes que habitaram a região, que é repleta de aldeias verticais, lagoas, templos, inscrições, entre outros tesouros.
Já Budj Bim, situada no sudeste do estado de Victoria, foi criada há cerca de 6,6 mil anos pelas populações aborígenes da Austrália, os Gunditjmara, que desenvolveram, por exemplo, uma rede sofisticada de aquicultura.
A Unesco destacou que os antigos canais, construídos para represar a água das cheias e capturar enguias, proporcionaram à esta população uma base econômica e social por seis milênios.
Além disso, mais de 300 construções de pedra indicam casas permanentes desta civilização, o que vai contra a percepção de que todos os povos aborígenes eram nômades.
Leia também:
» Roteiro na Espanha revive as andanças e aventuras de Dom Quixote
» Veja as 7 cidades mais bonitas para visitar na Austrália
» Cidades charmosas para visitar no litoral da Espanha
» O que fazer em um dia pela Ilha Grande?
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com