As vilas mais lindas para você visitar na Europa
Procurando um lugar diferente para visitar na Europa? Conheça as vilas mais lindas do Velho Continente, que combinam paisagens incríveis e cenários históricos charmosos
Os encantos da Europa vão muito além dos destinos mais conhecidos do continente. É verdade que Paris, Lisboa, Madri, Atenas e Praga são lugares impressionantes para se visitar, mas há outros tantos cantinhos super charmosos para se descobrir por lá. Cidades medievais, vilas encantadoras e belas ilhas são alguns dos locais que podem tornar sua viagem para o Velho Continente ainda mais interessante. E, para te ajudar a escolher onde ir, preparamos este post com as vilas mais lindas para visitar na Europa.
Algumas delas podem ser conhecidas, inclusive, em passeios de bate e volta a partir das grandes cidades. Outras rendem roteiros exclusivos, com a possibilidade de curtir alguns dias em lugares mágicos, que parecem ter saído de contos de fadas. E, em todas elas, você encontrará cenários únicos, diferentes de tudo que temos por aqui. Por isso, vale muito a pena programar uma viagem por essas
Vilas mais lindas da Europa
Guimarães – Portugal
Para começar nossa seleção das vilas mais lindas da Europa, nada melhor do que falar de Guimarães, em Portugal. Município do distrito de Braga, a 57 km de Porto, o lugar tem ares medievais e construções centenárias incríveis. Entre elas, o Castelo de Guimarães, que é considerado uma das sete maravilhas do país.
Český Krumlov – República Tcheca
Já na República Tcheca, Český Krumlov é uma das vilas encantadoras para visitar na Europa. Ela fica no sul do país e conquista os visitantes com suas ruelas de pedras e construções com arquitetura barroca e renascentista. Um de seus destaques é o
Lauterbrunnen – Suíça
A pequena vila suíça de Lauterbrunnen serviu de inspiração para a terra dos Elfos no filme O Senhor dos Anéis e encanta não só os fãs da saga. O vilarejo da região de Jungfrau parece mesmo ter saído de um conto de fadas, com casinhas charmosas, ruas rústicas e uma natureza exuberante ao redor. Além disso, Lauterbrunnen também é conhecida como Vale das 72 cachoeiras, por ter 72 quedas d’água em seu território e grandes montanhas.
Eguisheim – França
Eguisheim não só é uma das vilas mais lindas da Europa, como também é uma das cidades mais charmosas e coloridas da França. Ela fica no nordeste do país e faz com que os visitantes se sintam dentro de histórias encantadas. E não é difícil entender o porquê. A vila tem ruas sinuosas de paralelepípedos, com edifícios medievais em estilo enxaimel e cores vivas que formam um cenário belíssimo.
Bled – Eslovênia
Bled é o cartão-postal e a cidade mais visitada da Eslovênia. E não é por menos, o vilarejo é belíssimo. Sua paisagem é dominada pelo lago glacial que existe em seu centro. Nele, há uma ilhota que abriga uma linda igrejinha que, não por acaso, é o símbolo mais fotografado do país. Ao redor, uma cadeia de montanhas com pinheiros torna a vista ainda mais linda.
Mdina – Malta
Uma das cidades muradas mais charmosas do mundo, Mdina também é uma das vilas mais lindas da Europa. Pequena e com pouco mais de 300 habitantes, é um verdadeiro refúgio para quem procura por tranquilidade. Além disso, é um reduto cultural, com museus e construções históricas belíssimas, como o Museu da Catedral de São Paulo, a Catedral de St. Paul, o Palácio Vilhena, o Palazzo Falson, as capelas de Santa Ágata e São Nicolas ou o Museu de História Natural.
Ronda – Espanha
Localizada no topo de uma montanha, Ronda é dividida entre a cidade velha e a cidade nova por um grande desfiladeiro, El Tajo. A ligação entre as duas partes é feita por uma linda ponte de pedra, Puente Nuevo. Quem a visita pode desfrutar de vistas panorâmicas dessa região da Andaluzia. Outro destaque desta vila na Europa é a Plaza de Toros da cidade nova, que é uma lendária praça de touros do século XVIII. Parte da rota dos Pueblos Blancos, Ronda tem a maioria de suas casas na cor branca, para diminuir a absorção de calor.
Ribe – Dinamarca
Ribe foi uma importante cidade da era viking na Dinamarca, pois funcionava como principal posto comercial do Mar do Norte. Quem visita essa vila na Europa encontra um centro medieval preservado, com casas da época e a catedral, que é a igreja mais antiga do país. Tanto que Ribe é um dos patrimônios mundiais da Unesco e conta, hoje, com pouco mais de cem casas protegidas, com resquícios da arquitetura do século VIII.
Portree – Escócia
Capital e principal cidade da Ilha de Skye, Portree é também a principal base para quem visita essa região da Escócia. As casinhas coloridas do porto da cidade e a ilha de Raasay ao fundo formam um cenário encantador. Além disso, Portree é cercada por uma montanha formada por um conjunto de pináculos, sendo o Old Man of Storr o mais alto deles, com 50 metros de altura.
Praiano – Itália
Um charmoso balneário ao pé da Montanha Tre Pizzi, Praiano tem casas com cores claras, sacadas cheias de flores e um labirinto de ruas estreitas cheias de curvas. O visual encantador torna esse vilarejo um lugar imperdível para conhecer na Costa Amalfitana. E, como fica pertinho de outras grandes cidades, como Positano, também pode ser conhecida em passeios de bate e volta.
Dinant – Bélgica
Localizada à beira do rio Meuse, na província de Namur, Dinant é uma das vilas mais lindas da Bélgica e também da Europa. Ela fica a cerca de 90 km a sudeste de Bruxelas e, geralmente, é visitada em passeios de bate e volta a partir da capital belga. Ela tem um centro histórico conservado que forma um cenário belíssimo, aos pés de uma grande rocha.
Giethoorn – Holanda
Conhecida como “Veneza holandesa”, Giethoorn é uma cidade do interior da Holanda que tem essa fama por ser um vilarejo sem ruas, somente canais para barcos. Na verdade, a cidade é formada por um grande canal, chamado de Drop Scratch, e outros três estreitos. E mais, suas casas ou fazendas são separadas por um pequeno “córrego”, por onde os barcos se locomovem. Para completar o cenário encantador, há várias pontes, flores, árvores e casas com estilo arquitetônico holandês.
Hallstatt – Áustria
Quando falamos em vilas mais lindas para visitar na Europa, inevitavelmente em cidades que parecem ter saído de contos de fadas. E Hallstatt, na Áustria, é um exemplo perfeito deste tipo de lugar. Ela fica entre belas montanhas e um lago, que formam o principal cartão-postal do país. Além disso, tem construções belíssimas e ruas perfeitas para passeios ao ar livre.
Castle Combe – Inglaterra
Outro ótimo exemplo de vila na Europa que parece sair de histórias encantadas, Castle Combe fica na Inglaterra. Trata-se de um vilarejo pitoresco, de arquitetura medieval e clima bucólico que transporta os visitantes a um mundo de fantasia. O lugar, que parece ter parado no tempo no século XIV, é cercado por colinas, tem casinhas feitas de pedras e florais. Não por menos, já foi eleito por muitos guias de viagem como a vila mais linda da Inglaterra.
Assos – Grécia
Com casinhas coloridas à beira-mar, Assos fascina a todos que a visitam. Essa vila da Grécia é uma das jóias da região de Kefalonia. Cercada por muito verde e praias de águas cristalinas em tons de azul turquesa, Assos é um lugar para quem procura por tranquilidade para curtir as férias na Europa. Além disso, possibilita conhecer outras praias da região, como Dafnoudi Beach, Kimilia Beach, Emplisi Beach, Foki Beach e o vilarejo de Fiskardo.
Kotor – Montenegro
Localizada na costa adriática de Montenegro, Kotor é uma cidade fortificada que fica em uma baía próxima dos penhascos de calcário da montanha Lovćen. Com ruas sinuosas e praças charmosas, a cidade guarda a herança medieval com várias igrejas românicas, incluindo a Catedral de Kotor. Por isso, seu centro histórico e a região da baía de Kotor são listados como Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Ísafjörður – Islândia
Ísafjörður fica em um lugar belíssimo da Islândia, às margens do fiorde Skutulsfjörður. E, por causa de sua estrutura turística, tornou-se o lugar mais famoso dos Fiordes do Oeste, servindo de base para quem quer explorar essa região. Ísafjörður tem um pequeno, mas belo, centro histórico. Além disso, tem uma vista linda do gélido fiorde e das montanhas, com seus cumes nevados na maior parte do ano.
Tórshavn – Ilhas Faroe
Capital das Ilhas Faroe, Tórshavn fica na Ilha de Streymoy e é também uma das vilas mais lindas para visitar na Europa. Em sua cidade velha, as casas com telhados de relva e madeira formam um cenário encantador, juntamente com construções históricas, como a Catedral de Tórshavn. E mais, é um lugar para quem gosta de cultura. No centro cultural Nordic House os visitantes encontram apresentações de teatro, dança e música.
Korcula – Croácia
Já na Croácia, a ilha de Korcula tem um litoral deslumbrante, várias vinícolas e uma cidade muito charmosa. Por isso, é uma das vilas para visitar na Europa. Aliás, esse é um destino perfeito tanto para quem viaja sozinho quanto para aqueles que planejam uma viagem em família. Além da cena cultural e das construções históricas para ver, ainda é possível aproveitar os dias nas praias da região.
Cobh – Irlanda
Casinhas coloridas e o clima de cidade de interior tornam Cobh, na Irlanda, um lugar super especial para visitar na Europa. Lá a principal atração é justamente a arquitetura e as cores de suas construções. A cidade portuária também guarda muita história, tendo sido a última escala do Titanic e a porta de saída de mais de 3 milhões de irlandeses em um dos períodos mais difíceis do país.
Reine – Lofoten Island
Um dos destinos mais fotogênicos da Europa, Reine é uma pérola de Lofoten Island, na Noruega. Tanto que a vila é uma das mais fotografadas do Velho Continente. E não é por menos. As casinhas de madeira às margens de uma grande baía cercada por montanhas com picos nevados formam um cenário belíssimo.
Kastraki – Grécia
Uma pequena cidade da parte central de Meteora, Kastraki fica em meio aos maciços rochosos onde estão os emblemáticos mosteiros dessa região da Grécia. Dela, se tem uma vista incrível do lugar. Muito acolhedora, Kastraki é o destino perfeito para quem procura por tranquilidade para curtir as férias na Europa. Por outro lado, devido sua localização, também é procurada por praticantes de escalada, devido suas paredes verticais de arenito.
Sighișoara – Romênia
Sighisoara é uma das mais lindas e preservadas vilas medievais da Europa. Popular destino de quem quer explorar a Transilvânia, é também uma cidade com muitos atrativos. Suas ruas estreitas de paralelepípedos, casinhas coloridas e lugares cheios de história conquistam a todos que a visitam. Para se ter uma ideia, Sighisoara é a terra natal de Vlad III, o Empalador, e abriga o Castelo de Bran, motivos que inspiraram Bran Stoker a escrever a história do Conde Drácula, a lenda mais popular da Romênia.
Castelluccio – Itália
Uma cidade medieval com casinhas brancas, cercada por um planalto repleto de flores silvestres, assim é Castelluccio di Norcia, uma das vilas mais lindas da Europa. Localizada na região da Úmbria, Castelluccio fica a 1.452 metros de altitude, no Parque Nacional dos Montes Sibillini, parte da cordilheira dos Apeninos. E, especialmente na primavera, quando as flores tomam conta da paisagem, o lugar fica encantador.
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha
Rothenburg ob der Tauber é a cidade mais famosa da Rota Romântica na Alemanha. E não é difícil entender o porquê. É uma das poucas cidades totalmente muradas nos dias de hoje. Em seu interior, mantém centenas de anos de história preservados na arquitetura da Idade Média de suas construções, todas com flores nas janelas.
Flåm – Noruega
Localizada no coração do fiorde de Aurlandsfjord, na Noruega, Flåm é um lugar surpreendente. Ela é cercada por montanhas imponentes, enormes cachoeiras e vales estreitos. Mas não é só isso que torna essa uma das vilas mais lindas para visitar na Europa. Flåm tem uma das viagens de trem mais incríveis do mundo, segundo a publicação Lonely Planet in 2014. Além disso, tem várias atrações culturais, restaurantes e cervejarias artesanais.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com