Visto mexicano para brasileiros voltará a ser eletrônico
Novo sistema simplificará processo de obtenção de vistos para turismo e negócios. Visto mexicano para brasileiros voltará a ser eletrônico e vai beneficiar o setor no México, que sentiu prejuízos com a implantação do visto físico
O Ministério das Relações Exteriores, em conjunto com o governo do México, anunciou que o visto mexicano para brasileros voltará a ser eletrônico. A medida, que deve entrar em vigor nos próximos meses, visa facilitar o procedimento, permitindo que os pedidos sejam feitos de forma rápida e segura, diretamente pela internet.
Com o visto eletrônico, os brasileiros não precisarão mais se deslocar até os consulados ou embaixadas para obter a autorização de viagem, seja para turismo ou negócios. A decisão foi tomada após os acordos firmados durante a 5ª Comissão Binacional Brasil-México, que ocorreu no mês de abril deste ano.
Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com a Secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra, para decidir o novo sistema de visto. O processo também é recíproco para os cidadãos mexicanos que pretendem visitar o Brasil.
Lembrando que, até a nova regra entrar em vigor, é necessário apresentar o visto mexicano físico ou dos Estados Unidos ou do Canadá. Desde que começou a ser exigido a autorização física, em agosto de 2022, o setor de turismo do México tem enfrentado um impacto significativo com a falta de viajantes brasileiros, um dos principais
a reintrodução da exigência do visto físico para os brasileiros em agosto de 2022, o turismo mexicano tem sentido o impacto da falta de viajantes. O Brasil é um dos lugares que mais “importa” turistas para o México.
Comunicado do Itamaraty na íntegra
No contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países.
Nesse sentido, em seguimento aos acordos firmados no marco da V Comissão Binacional Brasil-México, ocorrida durante a recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao México, e ao recente contato havido entre ele e a Secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra, os dois países acordaram o estabelecimento, nos próximos meses, de sistema recíproco de vistos eletrônicos.
Sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países.
É obrigatório ter visto para entrar no México?
Desde agosto de 2022, os viajantes que desejam conhecer o México precisam solicitar o visto antes de embarcar para o país, assim como para os mexicanos que querem conhecer o Brasil. O documento voltou a ser obrigatório para os turistas brasileiros como parte da política contra a imigração ilegal para os
Quanto custa o visto Mexicano?
O valor do visto mexicano para brasileiros custa US$ 48 (equivalente a R$ 230, com base na cotação de junho de 2023). Essa taxa se aplica a turistas, estudantes, religiosos, viajantes em trânsito e negócios (sem atividades lucrativas) e dependentes econômico-familiares. Ao planejar sua viagem ao México, é crucial levar em conta essa taxa, pois ela faz parte do seu planejamento financeiro.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com