Atualizada em:
Um vilarejo quase secreto nos Lençóis Maranhenses pode ser o seu próximo destino, conheça Atins e apaixone-se pelas praias, dunas e clima rústico da vila
O bucólico município de Atins segue mantendo toda a raiz e tradição dos povos que vivem ao redor do deserto tropical dos Lençóis Maranhenses. A vila une a aparência rústica ao clima zen do local, com ruas de areias fofas e casinhas simples construídas no estilo “pau a pique” em meio a uma vegetação rasteira complementada com coqueiros e buritis. Não existe iluminação pública em Atins, a região está se desenvolvendo com o turismo aos poucos e possui apenas alguns restaurantes e pousadas que dão suporte aos turistas que desejam conhecer esse lado do parque nacional.
O vilarejo está caindo no gosto dos turistas estrangeiros, sobretudo os italianos, que já estão investindo e comprando terrenos em todos os bairros da vila. Praticantes de kitesurf, windsurf e mochileiros também estão se apaixonando pelo clima descolado e sossego de um destino não muito movimentado por turistas, deixando o lugar ainda mais paradisíaco. Alguns arriscam dizer que Atins é a nova Jericoacoara.
Até o acesso para cidade encanta os visitantes. Para chegar ao vilarejo com pouco mais de 2 mil habitantes, é necessário pegar os simpáticos e potentes barcos rápidos conhecidos como voadeiras no porto de Barreirinhas. Leve bem a sério o nome das embarcações, as lanchas cortam as águas do Rio Preguiças como uma bala a aproximadamente 60 km por hora. No caminho mangues, dunas e pequenos povoados vão brotando no horizonte durante todo o percurso, enchendo os olhos dos turistas que se impressionam com a fauna e flora bem diversificada de todo o território.
As 6h00 da manhã já é possível ouvir os primeiros galos cantando, nesse horário o sol já aquece essa parte do litoral maranhense e a luz parece tentar invadirão interior de todas as acomodações. Atins é uma cidade diurna, acordar cedo e aproveitar as atrações naturais durante todo o dia acaba se tornando rotina até mesmo das pessoas que adoram estender ao máximo uma noite de sono. De manhã o ideal é curtir as lagoas mais próximas do centro, destaque para a Lagoa da Capivara, a maior da região e tão bonita que não fica atrás de nenhuma fotografia promocional do destino. Ao pisar dentro do parque o único som que você irá escutar são os sopros dos ventos fortes, subir e descer duna se torna uma brincadeira, mas olhar as enormes lagoas formadas por água de chuva sempre impressionam belo tamanho e beleza.
Poucos lugares turísticos proporcionam vivências e experiências que se tornam inesquecíveis, a partir do momento que você entra em Atins o relógio parece parar no tempo, as areias finas presentes em toda a vila te convidam a andar descalço, apreciando as belezas naturais formadas por dunas, mangues, lagoas e praias. A única preocupação de quem desfruta a região, é aproveitar ao máximo esse pedacinho do paraíso.
A movimentação pelas ruas é quase inexistente, são poucos os moradores que se expõem no sol forte, e a movimentação de veículos é bem baixa. O ponto alto de se hospedar em Atins é a curta distância até os Lençóis Maranhenses, que podem ser feitas em veículos 4×4 e até mesmo a pé até o Canto de Atins, interior da cidade que fica localizado nas margens das primeiras dunas do parque.
As paisagens desse lado do parque são surreais, a falta de movimentação intensa de turistas preservou muitas lagoas com ótimas profundidades e visibilidade perfeita. As dunas de areia brancas ficam ainda mais exuberantes com as sombras formadas pelas nuvens que passam rapidamente por todo conjunto, o único barulho que você irá escutar é o som dos ventos fortes que passam nessa região – para a alegria dos praticantes de windsurf e kitesurf, esse isolamento dos centro urbano junto a imponência de um cenário completamente exótico e intocado, passa a sensação de sermos insignificantes perante a tanta beleza.
A vida noturna é bem tranquila, o máximo que se tem para fazer é jantar em algum restaurante e tomar uma cerveja bem gelada para amenizar o calor constante nos bares com aspectos interioranos espalhados entre as ruas semi-desertas. Esse inclusive é um programa indispensável para entender o movimento noturno e bem tranquilo de Atins.
O que fazer em Atins
Praia de Atins
As águas calmas e mornas da Praia de Atins são cortadas por um enorme banco de areia que segue a costa litorânea formando uma prainha mar a dentro. A travessia pode ser feita nas embarcações típicas das famílias de pescadores que vivem no município e fazem o trajeto.
Praia de Caburé
O gigantesco e paradisíaco banco de areia que divide a água do oceano atlântico e o Rio preguiça não é habitado, mas possui algumas opções de restaurantes onde os turistas podem passar a tarde e ainda se espreguiçar nos redários oferecidos na maioria dos estabelecimentos
Camarão da Lúzia
Quando estiver pela região a dica é saborear o famoso camarão do restaurante da Luzia, prato que tem receita passada de geração por geração da família e faz muito sucesso entre os turistas brasileiros e estrangeiros que se hospedam em Atins.
Canto do Atins
Localizado na fronteira das dunas do parque com o litoral maranhense, esse pequeno povoado está a poucos quilômetros de Atins e tem estrutura ainda mais rústica. Quem chega até o pequeno interior pode acessar a Lagoa da Capivara andando, observar o por do sol e um dos locais mais fascinantes de Atins e se refrescar no litoral desértico nesse pedaço de Atins.
Vila de Mandacaru
A simpática pescadores possuí um farol de 54 metros de altura que permite uma bela visão da dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros espalhados pela região. O Farol foi construído em 1940 e possibilita uma vista panorâmica do Rio Preguiças e uma área dos Lençóis Maranhenses.
Revoada dos Guarás Vermelhos
O passeio acontece nos fins de tarde e segue de barco rumo as ilhas espalhadas no meio do Rio Preguiças para observar o retorno de centenas de guarás vermelhos para seu habitat natural. Um espetáculo a parte que rende ótimas fotos.
Lagoa Tropical
A localização privilegiada de Atins permite chegar em diversas lagoas em pouco tempo. Um dos grandes destaques é a Lagoa Tropical, uma enorme piscina natural com água verdinha e de beleza imensurável.
Como chegar em Atins
Atins é a cidade mais isolada dos Lençóis Maranhenses. O acesso é feito através de Barreirinhas em lanchas rápidas ou 4×4.
De carro
A viagem tem duração de 2 horas e deve ser combinado com antecedência com guias credenciados, que oferecem o serviço próximo a Beira Rio de Barreirinhas.
De lancha
Você pode contratar uma voadeira particular que fará o transfer saindo do porto de Barreirinhas. Um opção mais econômica é se encaixar em algum passeio pelo Rio Preguiças e pedir para ficar no vilarejo no final do tour.
Melhor época para visitar Atins
O litoral oriental do Maranhão possui duas estações características ao longo do ano. A chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. Após a estação chuvosa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta seu mais belo cenário, pois as lagoas interdunares estão cheias.
Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo. Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a administração do Parque Nacional ou com o receptivo local.
O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.
Onde se hospedar em Atins
Atins é relativamente pequeno e localização não será um grande problema no vilarejo. Muitos estrangeiros estão investindo em empreendimentos super charmosos e confortáveis que interagem com a paisagem rústica. A Pousada Jurara fica na rua principal de Atins e oferece uma ótima estrutura, com ar condicionado, chuveiro com água quente e espaços bem decorados.
Outras opções muito recomendada pelos turistas que visitam Atins é a Eco Pousada Filhos do Vento e a Pousada Cajueiro Atins.
Encontre hospedagens em Atins aqui.
» Guia completo dos Lençóis Maranhenses
» Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
» Trekking nos Lençóis Maranhenses
» Lugares para conhecer em Barreirinhas
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]