Canadá espera atrair 1 milhão de imigrantes até 2023

Atualizada em:

Imigração do Canadá incentiva o ingresso de estrangeiros no país, seja para trabalhar ou estudar. Confira alguns dos programas canadenses para imigrantes

O Canadá tem, atualmente, mais de 11 mil brasileiros com residência permanente no país. Os dados são do governo canadense, referentes a 2021, e apontam o Brasil como a sétima nação que mais exporta residentes permanentes para lá. E os programas de imigração do país norte-americano pretendem atrair ainda mais imigrantes, chegando a 1,2 milhão de pessoas até 2023.

O principal objetivo é conseguir trabalhadores qualificados. Para isto, o governo canadense atualiza constantemente a meta de quantos imigrantes serão aceitos nos programas do Ministério da Imigração. Além disso, destina mais recursos para melhorar os programas de integração de recém-chegados, que ajudam os estrangeiros a conseguir trabalho, aprender o idioma e encontrar um lugar para morar. Mas, então, como participar desses programas e conseguir autorização para morar no Canadá? Vamos explicar, a seguir.

Como ser um imigrante no Canadá

Imigrantes no Canadá
Foto: Felix Dilly/Pixabay

Primeiramente, precisamos alertar que os programas do Canadá, apesar de incentivarem o ingresso de imigrantes, são bastante rigorosos. Ou seja, é preciso cumprir uma série de requisitos para conseguir autorização para entrada e moradia no país. Porém, a quem é aprovado, o Canadá concede residência permanente (ou PR), uma espécie de green card canadense. Desse modo, a pessoa pode viver e trabalhar no país sem precisar retornar ao local de origem após um determinado tempo.

Além disso, tem acesso aos serviços públicos, como saúde e educação, e depois de três anos pode solicitar a cidadania canadense. Ao recebê-la, passa a ter os mesmos direitos de quem é natural do Canadá. Atualmente, 22% dos canadenses não nasceram no país. E, segundo estimativas do governo, 85% das pessoas que têm residência permanente acabam se tornando cidadãos canadenses.

A maior parte dos imigrantes do Canadá, no entanto, vêm da Índia (80 mil) e da China (21 mil), segundo o último levantamento. Sem a imigração, o país não tem trabalhadores suficientes para preencher as vagas disponíveis no mercado. Por isso, os programas são voltados, principalmente, para quem quer trabalhar no Canadá.

“A imigração ajuda o Canadá a se manter competitivo e atrair talentos de todo o mundo. Também reconhecemos que os imigrantes trazem conjuntos de habilidades únicas, ideias inovadoras e experiência global, que ajudam a desenvolver o país”, disse Sabrina Williams, porta-voz do Ministério da Imigração, segundo a revista Você S/A.

Programas de imigração canadense

Programa de imigração no Canadá
Foto: DEZALB/Pixabay

O principal foco dos programas de imigração do Canadá são pessoas de até 35 anos, que tenham curso superior e dominem o inglês ou o francês, principais idiomas do país. Além disso, os imigrantes devem comprovar recursos financeiros para se manter durante a primeira etapa de permanência em alguns casos​​. Por exemplo, para conseguir o visto para o Canadá, atualmente, é exigida a comprovação financeira de CAD$ 10 mil – R$ 44.200 – para um período de 12 meses.

No entanto, há espaço para os mais diversos perfis de imigrantes e diferentes programas de imigração. Existem, hoje, 70 deles, cada um com sua especificidade e exigências. O mais importante, contudo, é o Express Entry (EE), um processo de imigração federal que utiliza um sistema de pontuação e pelo qual 40% dos imigrantes conseguem residência permanente no país. Confira, a seguir, um resumo de alguns programas de imigração e o que cada um exige:

Express Entry (EE): como mencionamos, esse é o principal programa de imigração do Canadá e funciona a partir de um sistema de pontos. Para a pontuação, contam a idade, a formação acadêmica, a experiência profissional, se já tem uma oferta de emprego e a proficiência nos idiomas oficiais. No caso de imigrantes casados, os pontos de cônjuge ssão somados. Mas não é só isso. Os candidatos devem ser elegíveis para um dos seguintes programas secundários: Federal Skilled Worker Program (FSWP), Federal Skilled Trades Class (FSTC) e Canadian Experience Class (CEC).

Pontuações maiores têm mais chances de garantir ao imigrante a Invitation to Apply (ITA), uma espécie de convite de residência permanente. As notas de corte são revistas pelo governo canadense a cada 15 dias. Geralmente, as notas mais baixas consideradas ficam em torno de 400 pontos.

Federal Skilled Worker Program (FSWP): um dos programas secundários do Express Entry, destinado a trabalhadores qualificados e com experiência de trabalho.

Federal Skilled Trades Class (FSTC): este é um programa especial para trabalhadores de ocupações técnicas, como profissionais da construção civil e operadores de máquinas industriais. Também participa do EE.

Canadian Experience Class (CEC): quem já trabalhou por, pelo menos, um ano no Canadá pode se candidatar a esse programa de imigração.

British Columbia Provincial Nominee Program: este é um dos programas regionais para imigrantes no Canadá. Oferecido pela província de Colúmbia Britânica, a terceira maior do país, é voltado para profissionais e empresários e também funciona com sistema de pontos. Assim como o EE, considera a profissão, nível acadêmico e proficiência em inglês para a pontuação. Neste caso, a administração local dá preferência para profissionais de TI, logística, engenharia e saúde, que estão em falta na região.

Post-graduation Work Permit (PGWP): este programa permite estudar no Canadá e, ainda, ter um visto temporário de trabalho. Funciona da seguinte forma: o imigrante que realiza um curso de, no mínimo, oito meses em uma instituição canadense do Designated Learning Institutions e ganha o mesmo período para trabalhar no país. Tanto o tempo acadêmico como o de experiência profissional somam pontos no EE. No entanto, o PGWP só vale para cursos de ensino superior e profissionalizantes. Ou seja, imigrantes que vão ao Canadá estudar o idioma não se beneficiam deste programa.

Certificado de Seleção de Quebec (QSC): exceção nos programas de imigração regionais do Canadá, a província de Quebec tem seu próprio sistema de seleção, que não integra o EE. O QSC é obtido quando o imigrante é aprovado em algum programa de trabalho, estudo, empreendedorismo ou investimento. Entre eles, os principais são o Quebec Skilled Worker Program (QSWP), para quem nunca trabalhou ou estudou no Canadá, e o Programme de l’expérience québécoise (PEQ), dedicado a quem fez curso de formação superior na região ou já tem um visto temporário de trabalho.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima