Croácia inaugura ponte que facilita acesso entre Dubrovnik e Bósnia

Atualizada em:

Com a nova ponte, turistas e moradores não precisam atravessar território da Bósnia para chegar em Dubrovnik, na costa sul da Croácia

Agora, quem viaja para a Croácia e quer conhecer Dubrovnik não precisa mais atravessar a parte da Bósnia-Herzegovina que separa o norte do sul do país. Desde o final de julho, uma ponte faz a ligação entre a região costeira do sul com o resto do território croata no Mar Adriático, facilitando a vida de turistas e moradores locais.

A inauguração da Ponte Peljesac está sendo considerada um um dos marcos mais importantes da história do país, desde sua independência da antiga Iugoslávia, em 1991. A nova ponte da Croácia tem 2,4 km de extensão e foi construída por uma empresa chinesa, com a maior parte do projeto financiado pela União Europeia. 

Acesso à Dubrovnik sem passar pela Bósnia

Ponte Peljesac, na Croácia
Foto: Ponor/Wikimedia Commons

Com a Ponte Peljesac, põe-se fim a um problema que os croatas e turistas enfrentam desde que o país tornou-se independente. Isto porque, com o fim da Iugoslávia e a formação de vários territórios, a Croácia viu-se dividida de sua costa sul pela Bósnia-Herzegovina, que manteve seu acesso ao mar pela área conhecida como Corredor de Neum.

Por isso, desde então, para chegar à costa sul croata, onde está a famosa Dubrovnik, moradores locais e turistas têm que atravessar o território da Bósnia, enfrentando burocracia e filas de espera em seus dois postos de fronteira.

A ideia de construção da Ponte Peljesac nasceu em 2007, na tentativa de resolver o problema. No entanto, por falta de recursos, o governo da Croácia teve que abandoná-la. Mais tarde, já em 2017, a União Europeia atendeu aos apelos do povo croata por uma solução à questão. E, com um aporte de 357 milhões de euros (cerca de R$ 1,9 bilhão), financiou 85% do projeto. O recurso veio de um fundo destinado a melhorias na vida cotidiana da população.

Nova ponte da Croácia

Nova ponte que liga a Croácia a Dubrovnik sem passar pela Bosnia
Foto: Filip Filipovic/Pixabay

A Ponte Peljesac foi construída por uma empresa chinesa, escolhida após um processo de licitação. A suntuosa construção tem 2,4 km de extensão e 55 metros de altura. Com ela, autoridades da costa sul da Croácia, bem como da Bósnia, acreditam que o fluxo de moradores locais e de turistas será muito mais tranquilo.

Contudo, alguns empresários e comerciantes manifestaram preocupação quanto à economia da região, segundo a BBC. A publicação afirma que, como muitos turistas tchecos, poloneses e alemães visitavam frequentemente Neum, onde os preços são mais baratos do que em Dubrovnik, a construção da ponte poderia afetá-los negativamente.

Além de Dubrovnik, a nova ponte permitirá que se chegue com mais facilidade a outras cidades da costa sul da Croácia. A região banhada pelo Mar Adriático é repleta de praias paradisíacas e cidades medievais encantadoras. Por isso, é um dos principais destinos de quem viaja para o país europeu. Nesse sentido, o governo croata acredita que a nova ponte ajudará a atrair ainda mais visitantes à Croácia, ao permitir o acesso a Dubrovnik e a essas outras cidades sem a necessidade de se passar pela Bósnia.

O que ver na costa sul da Croácia

Ponte na Croácia
Foto: Ivan Ivankovic/Pixabay

A costa sul da Croácia abriga algumas cidades com praias belíssimas. No entanto, não há como negar que seu principal atrativo é Dubrovnik, sobretudo após ter sido palco de parte das filmagens da superprodução da HBO, Games of Thrones. O governo local teve, inclusive, que restringir o acesso de turistas logo após o boom da série.

Localizada na região da Dalmácia, a cidade medieval foi fundada na primeira metade do século VII – apesar de haver teorias que afirmam que ela já existia antes mesmo de Cristo. Nela, você pode ver construções históricas, concentradas na Cidade Velha, visitar suas muralhas e mergulhar nas águas cristalinas e extremamente azuis do Mar Adriático.

Na Cidade Velha, por exemplo, você encontrará vários prédios históricos, igrejas barrocas e renascentistas e praças, além de bares, restaurantes e lojinhas. Na entrada do centro histórico há o Portão de Pile, erguido em 1537 para proteger a cidade dos invasores e monitorar o comércio. Ponto de parada obrigatória ao se visitar a Cidade Velha, a construção é belíssima. 

É quase impossível visitar Dubrovnik sem conhecer suas muralhas. As grandes paredes de pedra que cercam a cidade datam do século X e tem até 6 metros de espessura e 2,5 metros de altura em alguns pontos. Há cerca de 2 quilômetros onde é possível andar sobre as muralhas e apreciar a vista da Cidade Velha.

Por fim, não deixe de conhecer o Forte de Lovrijenac, ao viajar para Dubrovnik. A grande fortaleza de pedra fica sobre uma falésia de 37 metros que se projeta no Mar Adriático. Visível de várias partes da cidade, é um dos pontos mais conhecidos de Dubrovnik, pairando sobre a entrada oeste da Cidade Velha murada.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima