Histórias, mistérios e muita beleza: descubra dicas de turismo em Sintra, em Portugal

É difícil explicar a magia de Sintra. Com atmosfera de contos de fada, a peculiar vila portuguesa mistura imponentes e misteriosos palácios, praias com enormes falésias e um centro histórico charmoso e repleto de casinhas coloridas. Assim, a história de Sintra caminha junto com praticamente todos os períodos da história de Portugal – do Neolítico aos tempos áureos da coroa portuguesa. Por sua localização privilegiada no alto de uma serra, era um local perfeito para proteger a área de invasores.

Hoje, com seus tesouros históricos e paisagens deslumbrantes, a vila se tornou um passeio recorrente de um dia para turistas que chegam de Lisboa – apenas 40 minutos separam as cidades. Além disso, o local também é perfeito para combinar com um roteiro por Cascais, sua vizinha. No entanto, a Sintra merece muito mais do que uma simples visita bate-volta. Assim, vale a pena trafegar com calma e se deixar encantar com cada lugar que entrega história, natureza e boas doses de misticismo.

Lugares para conhecer em Sintra

portugal

Foto: Pixabay

Palácio Nacional da Pena

A primeira vista, o Palácio Nacional da Pena parece cenário de contos de fada infantil. Isso porque possui cores lúdicas e ocupa o topo de uma montanha. A construção mais exótica de Sintra, no entanto, foi projetada pelo Rei Fernando II e reflete uma arquitetura romântica, com influências árabes, góticas e manuelinas do século XIX. Classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, vale a pena visitar cada cômodo do castelo, que revelam novas cores, formatos e vistas panorâmicas diferentes. Além disso, seu exterior também conta com grutas, lagos e jardins.

Quinta da Regaleira

No sopé da Serra de Sintra e construído no século XX, o enorme e misterioso espaço é uma verdadeira obra-prima arquitetônica gótica. O espaço serviu de residência particular a muitos nobres, mas originalmente era residência da família Monteiro. A Quinta da Regaleira é repleta de simbolismos misteriosos que podem ser encontrados a cada passo – em túneis, capelas, jardins, parques, passagens secretas, torres e no famoso Poço Iniciático, uma intrigante construção com 27 metros de profundidade. Portanto, reserve no mínimo três horas para sua visita.

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila, foi residência da família real portuguesa desde o século XII até praticamente o final da monarquia, em 1910. Assim como os demais palácios de Sintra, sua arquitetura é bastante peculiar, misturando estilo gótico, manuelino, mouro e renascentista. Além disso, sua parte exterior é contornada por um belos jardins e pátios, ideais para programar um passeio tranquilo ao ar livre. Duas imponentes chaminés chamam a atenção em seu topo.

Castelo dos Mouros

Outra atração imperdível da Serra de Sintra é o Castelo dos Mouros. Visitar o castelo de pedra, totalmente fortificado, é como uma volta no tempo. O local foi construído no século IX e utilizado pelos mouros que antes ocupavam grande parte de Portugal, prevenindo que invasores chegassem a Lisboa. Depois, o castelo foi praticamente destruído por conta de desastres naturais, mas após projetos de restauração conseguiu manter em pé sua imponente estrutura principal. Além disso, de seu topo é possível ter uma visão panorâmica impressionante de diversos pontos da cidade.

Palácio Monserrate

O Palácio de Monserrate é uma mansão do século XIX com influências de arquitetura gótica, indiana e árabe. O local foi construído por Francis Cook, um nobre inglês. Há diversas obras de arte espalhadas por seus corredores, que eram frequentados pela alta sociedade da época. Além disso, a propriedade ainda conta com uma área externa bonita e agradável, ideal para curtir a atmosfera de Sintra e descansar dos demais passeios.

Cabo da Roca

O Cabo da Roca não só é o ponto mais ocidental da Europa continental, como também um terreno encantador com vistas panorâmicas para a costa do Parque Nacional de Sintra. Assim, vale a pena encarar as fortes ventanias quase sempre presentes para se impressionar com um lindo farol do século XVIII que ocupa o topo de uma de gigante falésia cercada pelo mar. Assim, sem dúvidas, é um lugar imperdível para conhecer em Portugal.

Outras lugares para conhecer em Sintra

  • Chalet e Jardim da Condessa d’Edla
  • Convento dos Capuchos
  • Palácio Nacional e Jardins de Queluz
  • Via Sasseti
  • Museu do Ar
  • Fábrica de Pólvora
  • Quinta da Ribrafia

Praias para conhecer em Sintra

portugal

Foto: NeedPix

Praia de Azenhas do Mar

Sabe aquele cenário de cartão postal que você precisa conhecer em Portugal? Assim é Azenhas do Mar, onde casinhas brancas charmosas ficam encravadas em um grande e sinuoso penhasco. A faixa de areia é pequena, mas há uma piscina natural ótima para mergulhos. Certamente é um passeio imperdível na região.

Praia do Magoito

Esta praia faz divisa com Magoito, cidade vizinha de Sintra. A praia possui uma boa faixa de areia e fica localizada ao fundo de um vale, o que faz com que o cenário fique muto convidativo. Com águas frias, a praia ainda é considerada rica em iodo, uma ótica dica para quem deseja se bronzear.

Praia da Ursa

Considerada uma das mais bonitas de Portugal, a praia da Ursa fica a poucos metros do Cabo da Roca. Apesar de belíssima, seu acesso é complicado – por meio de trilhas e penhascos, portanto, não é indicada para pessoas com mobilidade reduzida. Portanto, para quem estiver disposto, o resultado compensa: falésias, rochas, grutas e túneis formam um cenário espetacular.

Outras praias para visitar em Sintra

  • Vigia
  • Adraga
  • Maçãs
  • São Julião
  • Pequena e Grande

Onde se hospedar em Sintra

portugal

Foto: Divulgação

O Pestana Sintra Golf está localizado na Quinta da Beloura, em Sintra, uma região famosa pela tranquilidade e pelos diversos campos de golfe que a cercam. A cerca de 10 minutos do centro de Sintra, o hotel conta com acomodações confortáveis e espaçosas, algumas com estilo duplex, ótimas para comportar famílias com crianças. As suítes apresentam um design moderno e aconchegante, além de serem totalmente mobiliadas e equipadas com utensílios domésticos, como fogão e microondas.

Com uma atmosfera de tranquilidade e 18 buracos de golfe incluídos no complexo, há ainda duas piscinas externas rodeadas por jardins, uma piscina interna, restaurantes, bar, SPA com diversos tratamentos e jacuzzi, além de academia e sauna. Além disso, o Pestana Sintra Golf ainda oferece um farto e variado café da manhã, com pães, frios, bolos, doces e frutas.

Onde comer em Sintra

sintra

Foto: Wikimedia Commons

Casa Piriquita

Esta autêntica pastelaria portuguesa, localizada no centrinho da cidade, possui mais de 100 anos de história. O estabelecimento oferece um espaço simples e tradicional, mas com uma imensa variedade de doces e sabores. Portanto, não deixe de pedir os famosos “travesseiros” que saem do forno quentinhos e as incríveis queijadas de Sintra.

Tascantiga

O restaurante Tascantiga fica em pleno centro histórico de Sintra e entrega ao turista uma excelente experiência gastronômica. Isso porque com um ambiente charmoso, agradável e bem decorado, o restaurante reinventa clássicas receitas portuguesas e as apresenta de forma moderna e lúdica. Além disso, há diversos lanches e petiscos para compartilhar, uma ótima pedida para recarregar as energias de forma rápida e saborosa entre um palácio e outro.

Melhor época para visitar Sintra

portugal

Foto: VisitCascais

Com praias e serras, o clima de Sintra é temperado e agradável o ano inteiro. No entanto, por conta de sua serra, a cidade costuma ser um pouco mais fria no inverno, chegando a atingir 3ºC neste período. Assim, média anual de temperatura em Sintra é de 14,5ºC. Durante o verão, faz calor e suas praias se tornam convidativas, com temperatura média de 20ºC. Além disso, grande parte das atrações de Sintra é ao ar livre, portanto para quem não quiser se molhar, o mês mais seco é julho, quando quase não há incidência de chuvas.

Como chegar em Sintra

sintra

Foto: Pixabay

De carro

Partindo de Lisboa é muito fácil chegar a Sintra de carro. Basta colocar no GPS e seguir a melhor rota, que geralmente é a estrada IC19. Além disso, você também pode optar pela pela cênica estrada N6, que contorna toda a costa com vistas belíssimas. No entanto, pode ser um pouco complicado estacionar em Sintra ou se locomover dentro da cidade de carro. Muitas vezes compensa estacionar e seguir a pé para aproveitar melhor as atrações.

De trem

Não há segredo para viajar de Sintra a Lisboa de trem, ou “comboio” como costumam chamar os portugueses. Isso porque basta pegar o trem que parte a cada quinze minutos da estação do Rossio, no centro lisboeta, e Sintra será a última estação. Assim, da estação, você poderá optar por caminhar um pouco (cerca de 1 quilômetro e meio) ou pegar um ônibus turístico (número 434) que realiza o trajeto até o centrinho da vila. A viagem completa dura cerca de 40 minutos.

* Essa viagem  foi feita a convite do Projeto Descobrir Portugal em conjunto com a Lexus Portugal que cedeu um carro híbrido para os deslocamentos durante o roteiro

Leia também:

» Portugal é eleito melhor destino turístico do mundo
» 6 hotéis históricos em Portugal para se hospedar
» Dicas de turismo em Cascais
» Academia em Lisboa oferece programa especial para turistas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Casal está viajando toda a América do Sul em um carro 1.0

Artigo anterior

Dicas de turismo em Óbidos

Artigo seguinte

Você pode gostar