Segundo o The Economist, a vacina da AstraZeneca é a mais aceita mundialmente, com cerca de 119 países reconhecendo-a para viagens

Desde que a pandemia de Covid-19 estourou de vez em 2020 muitos setores da economia despencaram de uma maneira alarmante. Nenhum foi mais afetado do que o de viagens, chegando a perder mais de 74% em relação a 2019. A viagem internacional, antes algo com que muitos sonhavam, evoluiu para algo inatingível em todos os sentidos.

No final de 2021, entretanto, o panorama parece que finalmente está prestes a mudar. Ou ao menos reagir. As pessoas voltam a sonhar com uma viagem para a Europa agora que as restrições começam a afrouxar. Isso porque, segundo a revista The Economist, a vacina da AstraZeneca passou a ser considerada a mais aceita para os deslocamentos entre países e continentes. Diz a publicação:

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

“Dados do VisaGuide.World, um site de viagens, demonstram o quão variável é a colcha de retalhos do reconhecimento de vacinas. A vacina AstraZeneca é a mais amplamente aceita, com 119 governos reconhecendo-a – é a vacina mais usada e também é aprovada pela Organização Mundial de Saúde (junto com a Pfizer-BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson e duas vacinas chinesas)”.

Viajar com a vacina Astrazeneca se tornou um item forte nas demandas atuais para conseguir uma ida ao exterior. Mas seria esta realmente a melhor opção?  Vamos explorar a seguir um pouco sobre este imunizante e ver como conseguiu esse lugar de destaque.

astrazeneca

Photo: Disclosure

THE AstraZeneca é uma empresa multinacional sueco-britânica farmacêutica e de biotecnologia com sede no Cambridge Biomedical Campus em Cambridge, Inglaterra. Possui um portfólio de produtos para as principais doenças em áreas como oncologia, cardiovascular, gastrointestinal, infecção, neurociência, respiratória e inflamação. Mas nem tudo foi a favor: em abril de 2021, a Comissão Europeia anunciou que processaria a AstraZeneca por atrasar a entrega oportuna de Vaxzevria (nome da vacina originário da nomenclatura vacina Oxford AstraZeneca) em um momento em que “todas as vacinas contam, porque todas podem salvar vidas”. Em setembro, o processo foi finalmente acertado com a empresa que concordou em entregar 60 milhões de doses de vacinas aos estados membros da União Européia até outubro, 75 milhões até o final do ano e mais 65 milhões até abril de 2022.

O jornal britânico The Times noticiou que os Estados Unidos estão prontos para reconhecer a AstraZeneca para visitantes quando ela mudar suas regras de viagem, disse o conselheiro-chefe do coronavírus do país. O Dr. Anthony Fauci, que lidera a resposta do país, disse que antecipou que seria aceito entre os viajantes, apesar de não ser usado com os próprios cidadãos de lá.

Já na Itália, um dos países mais afetados pela pandemia, as autoridades anunciaram que desde 23 de setembro todas as versões da AstraZeneca são consideradas equivalentes às demais vacinas já aprovadas para uso pelas autoridades do país. Isso significa que todos os viajantes que foram imunizados com uma versão da vacina diferente da que foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) serão autorizados a entrar no país sob as mesmas regras que os demais.

Isso não significa que a AstraZeneca possui qualquer tipo de exclusividade. Quem quer ir à Europa deve ficar de olho em quais outras vacinas fram aprovadas pelos governos dos respectivos destinos. Alguns países, como a Hungria, aprovaram outras vacinas para seus cidadãos, incluindo CanSino, Covishield, Sinopharm e Sputnik V, enquanto no Reino Unido cinco milhões de pessoas foram vacinadas com Covishield (a versão indiana da AstraZeneca).

Por fim vale lembrar que 2022 trará mais confusão ao assunto, pois os especialistas em viagens acreditam que ainda haverão muitas vacinas que não serão aceitas tão prontamente pela comunidade internacional. Reguladores ou vacinas de produção caseira ainda são prioridade no assunto em países que insistem neles por razões puramente políticas. Há ainda nações que não tem autoridades regulatórias suficientemente rigorosas para serem confiadas. As burocracias de cada viagem ainda estarão por um período dependentes deste festival de burocracia.






Subscribe to our channel:



Plan your Trip




Do you want to speak to the newsroom or report any errors found on this page? Send a message to [email protected]

Frutta & Crema: Italian restaurant immersed in nature overlooks Serra da Cantareira

Previous article

Nickelodeon Resort Opens in Riviera Maya

Next article

You may also like