Como ser voluntário na ONU e viajar apoiando causas pelo mundo

Atualizada em:

O prazer de uma viagem não está, necessariamente, em algum destino paradisíaco ou apenas dentro de algum resort cinco estrelas, muitas vezes sonhamos em tirar aqueles 30 dias de férias ou um período sabático em nossas vidas para simplesmente tornar esse mundão um pouquinho mais humano.

Uma coisa que pode parecer de outro mundo, do tipo “largar tudo e ir ser voluntário em alguma causa”, nada mais é do que uma conquista individual como qualquer outra. Precisa de planejamento, assim como comprar um carro, fazer uma viagem para a Europa ou um intercâmbio, terminar aquele curso de idiomas ou qualquer outra coisa que você queira. A receita pode ser simples se você tiver foco: basta ter um objetivo e planejar para acontecer, mas lembre-se, nada vai vingar sem dedicação e esforço e isso está inteiramente ligado ao seu nível de ‘querer’.

Foto: Reprodução – UNHCR / Flickr

Depois do post “Viajando o mundo como voluntário: viagem para o bem” percebemos que o desejo de viajar como voluntário é quase como uma corrente de bondade que move as pessoas. Não são poucos os que trabalham o ano inteiro e durante as férias ao invés de descansar escolhem fugir das muvucas e embarcar em projetos sociais.

Pensando neles, separamos um outro jeito de apoiar causas humanitárias pelo mundo. A ONU – Organização das Nações Unidas, por exemplo, é uma das frentes internacionais mais importantes do mundo e foi criada através do interesse mútuo de países, pensando justamente em trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento mundial.

Todo esse trabalho começou muito antes do que você imagina. Logo após a II Guerra Mundial que devastou dezenas de países, existiu em diversos líderes políticos, o desejo da paz atravessando as fronteiras com a finalidade de reduzir os danos causados pela guerra. Anos depois, com alguns reajustes e expansão, a organização foi crescendo cada vez mais e ampliou os campos de atuação. Hoje tornou-se um dos órgãos internacionais de maior importância para um planeta menos desigual.

viajar como voluntário
Foto: Reprodução UNHCR/Rucco Nuri – Flickr

COMO SER VOLUNTÁRIO NA ONU

Desde 1970 foi criado o Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV) e parte do trabalho feito em mais de 140 países é desenvolvido por voluntários que fazem diferentes missões ao redor do mundo. São diversas as possibilidades de trabalho voluntário, não precisando ser exatamente em catástrofes naturais e zonas de guerra. Conforme publicado pela ONU, “Esse programa também designa profissionais para projetos de desenvolvimento setorial e de base comunitária, atividades de ajuda humanitária e de promoção dos direitos humanos e da democracia em diferentes países do mundo. (…) O voluntariado beneficia tanto a sociedade em geral como cada indivíduo através do reforço da solidariedade, da confiança e da reciprocidade entre os cidadãos, criando oportunidades de participação.”

Tem interesse e disponibilidade de participar? Entenda mais sobre o Programa dos Voluntários das Nações Unidas – UNV, confira alguns links úteis abaixo e faça sua inscrição:

Informações sobre o programa – www.nacoesunidas.org/acao/voluntariado/
Informações sobre o programa no Brasil – www.nacoesunidas.org/onu-no-brasil/unvpnud/
Informações sobre o programa mundial – www.univ.org/volunteerism (Em inglês)

» Viajando o mundo como voluntário: viagem para o bem
» Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
» Trabalho no exterior: melhore seu currículo conhecendo novos países
» TripAdvisor lista as cidades mais em alta para visitar

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima