A pequena cidade de Diu, na Índia, deu um grande passo sustentável ao operar totalmente com energia solar

As cidades limpas e verdes estão se tornando uma realidade cada vez mais próxima. Após o anúncio da construção da primeira cidade florestal do mundo, na China, que deverá ficar pronta em 2020, outras boas novidades vêm por aí.

Foto: Hindustan Times

A cidade de Diu, no território de Damão, na Índia, se tornou o primeiro município a operar 100% com energia renovável solar, estabelecendo um novo padrão ecológico. Antes da captação de energia solar ser implantada, a pequena cidade de pouco mais de 50 mil habitantes dependia do governo de Gujarat.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foi então desenvolvido um parque solar distribuído ao longo de 50 acres de terra, além da instalação de painéis solares no telhado de 79 edifícios governamentais. Para aumentar ainda mais sua capacidade solar, a cidade ofereceu subsídios a seus moradores para incentivar que instalassem painéis em seus próprios telhados. A partir dessas ações, a cidade está gerando um total de 13 megawatts de eletricidade, superando suas necessidades. Hoje, cerca de 3 MW são gerados por usinas solares nos telhados e 10 MW pelas outras usinas.

Foto: Hindustan Times

Com isso, o município está economizando cerca de 13 mil toneladas de carbono todos os anos. Além de ser uma fonte limpa de energia e colaborar com o meio ambiente, os moradores da cidade também sentiram a mudança no bolso: desde que o projeto começou, há três anos, houve uma redução média de 12% na conta de luz. Isso só prova que, quando o meio ambiente ganha, todo mundo ganha junto.

Foto: Hindustan Times

» The world's first "forest city" is being built in China
» 23 Awesome Cities to Visit in India
» Steve MecCurry portrays the routine of Jodhpur, the blue city of India
» Sustainable destination: Norway and ecology around the world






Subscribe to our channel:



Plan your Trip




Do you want to speak to the newsroom or report any errors found on this page? Send a message to [email protected]

Vitória and Vila Velha: 2-day itinerary in Espírito Santo

Previous article

This tiny cabin is one of the most booked homes on Airbnb

Next article

You may also like