Cidade norte-americana aplicará multas a quem vender ou utilizar produtos à base do material, como pratos, copos, bandejas, entre outros

New York declarou guerra ao isopor em 2019. Desde o início do ano, estabelecimentos e moradores da cidade não podem mais vender ou utilizar produtos à base do material, como pratos, copos, bandejas, entre outros. Embalagens com o poliestireno expandido, ou EPS, foram banidas das vidas dos nova-iorquinos.

A proibição foi declarada em uma lei anunciada em janeiro pelo prefeito Bill de Blasio, a comissária do Departamento de Saneamento Kathryn Garcia e o diretor do Gabinete de Sustentabilidade da prefeitura, Mark Chambers. De acordo com uma matéria divulgada no site reasons to believe, a ideia de banir o material das prateleiras não é recente: desde 2015 já se fala nesta medida na cidade, porém só neste ano ela passou a valer e foi aprovada pela assembleia legislativa.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A situação, de fato, é preocupante: estima-se que aproximadamente 25 bilhões de copos de isopor são descartados por ano nos Estados Unidos.

Alerta e multas


Photo: Pixabay

Com a proibição, fabricantes e lojas não podem mais comercializar produtos de isopor descartável ou que sejam utilizadas como protetor de embalagens. A princípio, a cidade passa por um período de adaptação como fator educativo e uma espécie de alerta, mas após esse prazo as multas poderão ser aplicadas a quem desobedecer às regras e utilizar o material. O valor da penalização será de US$ 100 a US$400.

“Agora, devemos aproveitar esse progresso cortando outros produtos inúteis e obsoletos, como sacolas plásticas descartáveis e canudos de plástico”, afirmou Mark Chambers, diretor de sustentabilidade.

Por que o isopor é tão prejudicial?


Photo: Pixabay

Além de ter um tempo de decomposição indeterminado e alguns indícios apontarem que ele não se desintegra no ambiente, a reciclagem do isopor, apesar de possível, é economicamente inviável.

Quando descartado, o material, que é derivado do plástico, pode acabar chegando aos oceanos, onde animais ficam presos a ele ou o ingerem, causando sua morte. Por fim, quando queimado, o isopor libera gás carbônico, poluindo o ar e contribuindo também com o aquecimento global.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Thai market swaps plastic packaging for banana leaves

Previous article

Discover the 13 Best Resorts in Rio de Janeiro

Next article

You may also like