Com diversas opções de trilhas, o parque fica a uma hora da capital paulista e abriga o último grande remanescente de cerrado preservado na região metropolitana

Situado entre os municípios de Caieira and Franco da Rocha, at Grande São Paulo, The Parque Estadual do Juquery é uma reserva de 3 hectares que resguarda o último fragmento de cerrado da região Metropolitana de São Paulo.

São seis trilhas sinalizadas com diversos níveis de dificuldades que levam a mirantes e belos cenários intercalando os biomas de cerrado e Mata Atlântica pelo caminho. A mais famosa delas – e a mais longa – é a trilha do Ovo da Pata. Com mais de 13 quilômetros, o trajeto alcança um morro de 900 metros de altitude e permite ao apreciar a vista panorâmica das cidades vizinhas, do Vale do Rio Juquery, gives Serra da Cantareira It's from Jaragua State Park.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Parque Estadual do Juquery sao paulo

Foto: Fundação Florestal/ Divulgação

THE Trilha dos Lagos, de três quilômetros, conta com cinco lagos para contemplação uma área que contrasta com o marrom típico do cerrado e forma um cenário encantador. A trilha yu-kery, com seus 750 metros, é o local onde é possível observar a plantinha que dá origem ao nome do parque. A yu-kery era encontrada pelos índios na região e servia como condimento para temperar os alimentos. Também conhecida como Dorme Maria, a planta fecha suas folhas ao ser tocada e logo depois as abre novamente.

Há, também, uma trilha com 14 quilômetros de extensão para quem gosta de pedalar. A trilha de mountain bike tem nível médio de dificuldade, mas exige algum esforço físico em certos trechos.

Parque Estadual do Juquery sao paulo

Foto: Fundação Florestal/ Divulgação

Durante o trajeto nas trilhas não é difícil avistar seriemas, aves que se tornaram símbolos do parque, além de corujas, cachorro do mato, sagui, teiú, entre outros animais. Também é possível encontrar espécies da flora como ipê amarelo, cedro, pequi e barbatimão.

Há, espalhadas em pontos estratégicos do parque, duas torres de observação. De cima dessas estruturas, que medem aproximadamente 30 metros de altura, é possível ter uma visão privilegiada da região.  Elas são também são usadas como mirantes para a prevenção de incêndios.

THE Parque Estadual do Juquery foi criado em junho de 1993 em razão de sua importante função de preservar as áreas de Mananciais do Sistema Cantareira. Há muito tempo, o espaço abrigava o Hospital Psiquiátrico do Juquery, projetado por Ramos Azevedo e fundado por Franco da Rocha em 1895. O local ainda mantém a estrutura de seu antigo prédio, sendo possível avistá-la em muitos pontos das trilhas.  

Parque Estadual do Juquery sao paulo

Foto: RonanW / Wikimedia Commons

Para quem pretende se aventurar pelo Parque Estadual do Juquery, uma dica é levar chapéu e água para beber, pois o parque é uma área aberta e com poucas árvores para sombra.  

+ Info
Parque Estadual do Juquery
Rua Miguel Segundo Lerussi, s/n°
Parque Industrial – Franco da Rocha
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h

Read too:

» 4 boats for rent on the coast of São Paulo and call your own
» 20 places in the state of São Paulo that will impress you
» Olímpia has a beach with waves in the heart of São Paulo
» How to go to Serra da Canastra from São Paulo






Subscribe to our channel:



Plan your Trip




Do you want to speak to the newsroom or report any errors found on this page? Send a message to [email protected]

11 safe countries to travel alone for the first time

Previous article

Emotions on the high seas: Roberto Carlos performs aboard MSC Fantasia in 2020

Next article

You may also like