Plataforma de petróleo vai virar um resort com parque de diversões no meio do mar

Atualizada em:

Arábia Saudita anunciou planos para converter uma plataforma de petróleo num “parque radical” e resort de 150 mil metros quadrados localizado no Golfo Pérsico

O Fundo de Investimento Público (PIF da sigla em inglês) da Arábia Saudita revelou seus planos para o The Rig, um projeto turístico de um hotel resort em uma plataforma de petróleo, localizado em pleno Golfo Pérsico.

A atração abrangerá uma área de mais de 150 mil metros quadrados e promete fornecer uma experiência diferente em termos de hospitalidade, com aventuras radicais e participação de esportes aquáticos. Tudo faz parte da estratégia da entidade para fortalecer ainda mais a oferta internacional de entretenimento e turismo do país.

The Rig

the rig arabia saudita hotel
Foto: Divulgação

O Resort será uma atração turística única, destinada a atrair turistas de todo o mundo e, ao mesmo tempo, ser especialmente popular entre os cidadãos e residentes dos países da região, de acordo com o press release oficial da PIF. O estabelecimento contará com uma série de atrações turísticas, incluindo três hotéis, restaurantes de classe mundial, helipontos e uma variedade de atividades de aventura, incluindo esportes radicais.

De acordo com o site do projeto, este não será apenas um resort temático, mas “um parque radical, um playground de aventura inteiramente novo”. O projeto é parte de um esforço para diversificar a economia longe do petróleo.

the rig arabia saudita hotel
Foto: Divulgação

De acordo com um comunicado à imprensa, o The Rig será um “parque extremo” com tema petrolífero, abrangendo uma área total de mais de 150.000 metros quadrados que sediará esportes radicais, com helipontos e uma “variedade de atividades de aventura”. Outros sites turísticos inyernacionais divulgaram ainda que estão programafas atrações como passeios de montanha-russa, bungee jumping e paraquedismo. O complexo contará ainda com três hotéis, com mais de 800 quartos, e 11 restaurantes, incluindo um que oferece “refeições submarinas”.

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o empreendimento, segundo o release oficial, já está sendo divulgado como sendo a “maior estrutura offshore multifuncional do mundo”, visando agregar valor à economia local e apoiar “os esforços da Arábia Saudita para se tornar um destino turístico global líder”.

the rig arabia saudita hotel
Foto: Divulgação

O país tem uma estrutura estratégica, conhecida como Saudi Vision 2030, que faz parte dos esforços para reduzir a dependência da Arábia Saudita do petróleo e diversificar a economia. Produz cerca de 12.402.761 barris de petróleo por dia, representando mais de 16 por cento do total das reservas mundiais de petróleo. O petróleo atualmente compromete 30 a 40% do PIB real, mas há planos para gerar receita desenvolvendo os setores de serviços públicos, incluindo o turismo.

Tanta atenção para uma atração que está ainda nas plantas parece já ter resultados para outros empreendimentos com o mesmo objetivo. Esquemas governamentais para desenvolver parques temáticos, como o complexo Six Flags em Al-Qidiya, sudoeste de Riade, e para construir dezenas de hotéis e 1.300 unidades residenciais ao longo da costa do Mar Vermelho fazem parte de uma tentativa de atrair 100 milhões de turistas por ano, algo que se espera obter até o final desta década.

O projeto busca a proteção ambiental na área, mantendo-se alinhado com as melhores práticas globais e em apoio aos esforços da Arábia Saudita para preservar o meio ambiente. Para garantir a preservação sustentável do meio ambiente nas proximidades do projeto, seguirá os principais padrões e melhores práticas globais.

The Rig está em linha com a estratégia da PIF para o período de 2021 a 2025  a fim de impulsionar a inovação nos setores de turismo e entretenimento da Arábia Saudita, proporcionando oportunidades de desenvolvimento promissoras para alcançar a diversificação econômica em linha com os objetivos Saudi Vision 2030.

Para apoiar os esforços do país para se tornar um destino turístico global líder, a PIF estabeleceu vários projetos e empresas importantes em várias regiões do país, incluindo a Red Sea Development Company, a Alsoudah Development Company e a Cruise Saudi Company.

Atrações na Arábia Saudita

arabia saudita
Foto: Divulgação

Não há uma data certa para a inauguração do resort, mas o turismo impulsionado do país já faz com que o visitante acabe redescobrindo opções já existentes. Selecionamos aqui três delas que são consideradas como um complemento a uma possível viagem quando da inauguração do The Rig.

A primeira dica não poderia ser outra. Al Ula é o destino mais conhecido na Arábia Saudita. A área no noroeste do reino está repleta de formações rochosas douradas, exuberantes fazendas de frutas cítricas e os restos de vários reinos antigos. As ruínas mais famosas, Mada’in Saleh, contêm aglomerados de túmulos nabateus de 2.000 anos. É comparada à Petra, na Jordânia, sem o embaraço de se enfrentar multidões.

Em seguida temos Riade, uma expansão urbana tingida de bege, mas com muitos locais culturais para explorar, desde os movimentados mercados tradicionais de Taíba e Souq Al Zal até a área histórica recentemente renovada de Diriyah, casa ancestral da família governante Al Saud. Aproveite e pare em Riyadh apenas para ver “A Beira do Mundo” (Edge of the World), nome do planalto elevado a duas horas da cidade que é um local favorito para caminhadas nos finais de semana para os residentes. As vistas se estendem infinitamente em todas as direções e o silêncio é considerado inspirador.

Por fim temos o oásis Al Ahsa, excelente para explorar a cultura do reino, tão variada de uma região a outra. Fica no leste e pode ser alcançada com um rápido passeio de trem ou voo a partir de Riade até o centro urbano da área, chamado de Hofuf. É usado como base para explorar locais como as cavernas de Al Qarrah, que ficam frescas no verão.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima