Portugal passa a aceitar carteira de motorista do Brasil

Atualizada em:

A carteira de motorista brasileira passará a ser aceita como documento válido para quem deseja dirigir em Portugal. Entenda quem será beneficiado com a medida.

Uma ótima notícia! Portugal anunciou que passará a aceitar a Carteira Nacional de Habilitação brasileira (CNH) como documento válido para quem deseja dirigir no país. A decisão foi aprovada pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e começará a valer assim que publicada no Diário da República.

Mas afinal, o que mudará com a medida e quem será beneficiado?

O que mudará para os turistas?  

carteira de motorista brasileira em portugal
Foto: Liam McKay / Unsplash

Para quem visita Portugal a turismo, a medida não trará mudanças. Isso porque, atualmente, os viajantes brasileiros já podem dirigir veículos usando sua carteira de motorista. Portanto, se você é brasileiro e deseja alugar um carro para dirigir pelo país, não é necessário se preocupar com outros documentos. 

Quem se beneficiará com a nova medida da carteira de motorista? 

Mas afinal, quem será afetado pela nova medida? Os maiores beneficiados são os brasileiros que vivem em Portugal. Antes, para poder dirigir em Portugal, brasileiros que viviam no país precisavam trocar a habilitação brasileira pela portuguesa em um prazo de 90 dias após a autorização de residência permanente. 

Além disso, tinham de custear o valor de cerca de 30 euros para tirar a habilitação portuguesa, sendo necessário ainda realizar uma avaliação médica.  Agora, motoristas brasileiros que residem no país podem usar a carteira de motorista emitida no Brasil até sua validade. Após o vencimento, precisarão fazer a mudança para a versão portuguesa. 

Medida também valerá para motoristas de outros países 

carteira de motorista portugal
Foto: Divulgação

Antes da medida, apenas os cidadãos de União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Liechtenstein podiam viver em Portugal e dirigir com o documento emitido no país de origem.

Além do Brasil, a medida também valerá para motoristas dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e também aqueles da Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima