Privilegiada por lugares belíssimos e cheios de história, a Riviera Maya tem como principais atrações praias, cenotes e sítios arqueológicos incríveis

A Riviera Maya, no México, se estende por uma das regiões mais belas do Caribe, repleta não somente de praias paradisíacas, mas também de cenários que misturam florestas densas, ruínas e cavernas surreais. Não é à toa que está entre os lugares mais visitados. Mas o que fazer lá? Essa é a principal dúvida de quem planeja uma viagem para o destino. E, aqui, vamos detalhar quais são as principais atrações para conhecer na Riviera Maya.

Localizada no estado mexicano de Quintana Roo, a Riviera Maya tem 149 km de extensão, indo de Puerto Morelos, ao norte, até Punta Allen, ao sul. E, apesar de Cancún não fazer parte da Riviera Maya, é a porta de entrada para quem vai conhecer essa região do Caribe Mexicano. Por isso, é comum os viajantes aproveitarem a viagem para visitar ambos destinos.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Principais atrações da Riviera Maya

Banhada pelas águas cristalinas em tons de azul turquesa do Mar do Caribe, a Riviera Maya abriga algumas das mais belas praias do mundo. Mas passar o dia em frente ao mar não é a única coisa a se fazer por lá. As principais atrações da Riviera Maya incluem, ainda, visita a cavernas impressionantes, mergulho em cenotes, tour histórico-culturais em sítios arqueológicos e passeios para ilhas paradisíacas. Confira!

Playa del Carmen

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

Playa del Carmen é uma das praias paradisíacas de Cancún, localizada a cerca de 70 km da área central da cidade. É uma ótima opção de destino para quem procura por tranquilidade para curtir o mar do Caribe. Bastante frequentada por turistas europeus, têm preços de serviços e hospedagens mais em conta que em Cancún. Entre os atrativos de Playa del Carmen, estão parques aquáticos, sítios arqueológicos e áreas para mergulho. O local também é bem servido por restaurantes, hospedagens, beach clubs e lojas.

tulum

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

Outra cidade mexicana para conhecer na Riviera Maya, Tulum tem muitas belezas naturais e um sítio arqueológico maia que atrai muitos turistas. Assim como outros destinos desta região do Caribe, as praias são os principais atrativos de lá. Belíssimas, elas têm areias claras e mar azul turquesa. Além disso, abrigam vários beach clubs – clubes de praia. Mas não é só isso. Os cenotes de Tulum – piscinas naturais formadas a partir dos rios subterrâneos – são lugares incríveis, perfeitos para banhos refrescantes.

akumal

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

A praia de Akumal recebeu este nome porque é o lar das tartarugas marinhas. Isto porque Akumal é uma palavra maia que significa, justamente, lugar de tartarugas. Ela fica em uma propriedade privada e, para acessá-la, é preciso pagar um ingresso. Mas vale muito a pena conhecer este lugar. Banhada por águas cristalinas em tons de turquesa e esmeralda, a belíssima praia de Akumal também é um ótimo local para mergulhar. É possível, inclusive, nadar junto com as tartarugas, mas o tempo é limitado, assim como a área para banho. 

Puertos Morelos

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

Puertos Morelos é uma vila de pescadores localizada próximo à maior barreira de corais do mundo. Vizinha de Cancún, Playa del Carmen e Tulum, Puertos Morelos está entre as principais atrações para conhecer na Riviera Maya. Suas praias são tão bonitas quanto nos demais locais. E, além de ter muitos lugares incríveis, Puertos Morelos também é cheio de histórias. Há navios naufragados, que podem ser vistos através de mergulhos. Neles, os mergulhadores encontram um rico ecossistema, com enormes raias e muitos outros peixes, incluindo garoupas. 

Chichén-Itzá

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

Uma das atrações turísticas imperdíveis de Cancún, Chichén-Itzá é a capital do povo maia e um importante local da história do México. Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, o local pode ser visitado com o acompanhamento de um guia, que explica cada detalhe das construções centenárias. Entre seus pontos principais, está o templo El Castillo, também conhecido como Pirâmide de Kukulcán. Duas vezes por ano, em um horário específico, suas sombras formam a imagem da serpente emplumada, Kukulcán.

Xcaret

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

Xcaret é um parque situado em Playa del Carmen. O local é uma espécie de sítio arqueológico, onde há mais de 50 atrações naturais e culturais. Lá é possível fazer trekking, praticar snorkeling e assistir a shows culturais que contam um pouco da história do México. Entre seus principais atrativos estão o Paradise River, o Vilarejo Maia, o Coral Reef Aquarium, os rios subterrâneos, o Aviário e o Borboletário. Por tudo isso, é um dos lugares imperdíveis para conhecer na Riviera Maya.

Cenote Dos Ojos

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

Um dos mais impressionantes da Riviera Maya, o Cenote Dos Ojos é um lugar belíssimo. Trata-se de uma caverna inundada com poços de águas cristalinas em tons de azul turquesa, ligados a rios subterrâneos. Os maias consideravam os cenotes sagrados e com poder curativo. O nome do local se dá porque há duas cavernas abertas, por onde se pode acessar os poços. O Cenote Dos Ojos fica próximo a Tulum e é procurado tanto por turistas quanto por mergulhadores experientes.

Cenote Sac Actun

méxico principais atrações

Photo: Disclosure

Descoberto há cerca de 30 anos, o Cenote Sac Actun é uma das principais atrações para conhecer na Riviera Maya. Assim como os outros cenotes de Tulum, Sac Antun tem poços de águas cristalinas em tons de azul turquesa. Os poços são profundos, por isso os visitantes usam coletes salva-vidas, mas também são ótimos para a prática do mergulho. O local pode ser visitado com o acompanhamento de um guia, que fala sobre a história da caverna, com formações rochosas milenares.

Ik-Kil

atrações riviera maia

Photo: Disclosure

Também conhecido como Cenote Azul, o Cenote Ik-Kil fica a 3 km de Chitzén-Itzá. Ele é um dos maiores cenotes dessa região do México, com 50 metros de profundidade e 60 metros de diâmetro. Belíssimo, Ik-Kil é um dos lugares mais visitados na Riviera Maya, principalmente por quem pratica mergulho. O acesso a ele é limitado, por isso é preciso pagar uma taxa para visitá-lo. Dentro do parque eco-ecológico há, ainda, várias lojas, lanchonetes e uma área arborizada para piqueniques.

Playa Paraiso

atrações riviera maia

Photo: Disclosure

Uma das melhores praias de Tulum, Playa Paraiso é também uma das principais atrações da Riviera Maya. Ela é, também, uma das praias mais instagramáveis da região, com um cenário realmente paradisíaco. As águas cristalinas em tons de azul turquesa contrastam com o branquinho da faixa de areia, cercada por coqueiros. Playa Paraiso fica próxima à zona hoteleira e tem ótima estrutura para receber os turistas, com várias hospedagens, restaurantes, bares e lojas.

Aktun-Chen

atrações riviera maia

Photo: Disclosure

Localizado a 10 km de Tulum, Aktun-Chen é outro atrativo da Riviera Maya. O cenote é perfeito para banhos e mergulhos. Além disso, a caverna tem enormes estalagmites e estalactites. O local era usado pelo povo maia como templo de culto e, hoje, pode ser visitado com acompanhamento de guias especializados. Aktun-Chen fica dentro de um parque eco-arqueológico, onde há também tirolesa, zoológico e várias atrações para todas as idades, ou seja, é uma ótima opção para quem viaja em família.

Rio Secreto

atrações riviera maia

Photo: Disclosure

Apesar de não ser tão conhecido como as outras atrações da Riviera Maya, o Rio Secreto é um lugar sensacional. Trata-se de um rio localizado dentro de um sistema de cavernas, cujas águas cristalinas podem ser exploradas através de flutuações. Formado ao longo de milhares de anos, o local é repleto de estalactites e estalagmites que completam a paisagem incrível. As visitas são feitas em grupos com o acompanhamento de um guia que, além de orientar a flutuação, conta um pouco da história do lugar. 

cozumel

atrações riviera maia

Photo: Disclosure

San Miguel de Cozumel, ou somente Cozumel, é uma ilha paradisíaca localizada a 60 km de Cancún. Ela fica ao lado da maior barreira de corais do mundo e é procurada, principalmente, para a prática de mergulho, devido à rica vida marinha existente ali. Suas águas claras e quentes têm, inclusive, ampla visibilidade, que pode chegar a 30 metros de profundidade. Bem mais tranquila que Cancún, Cozumel tem clima de cidade do interior.

Isla Mujeres

atrações riviera maia

Photo: Disclosure

Outra ilha paradisíaca para conhecer na Riviera Maya, Isla Mujeres é banhada por águas cristalinas e extremamente calmas, com a beleza característica dessa região do Caribe. A principal praia da ilha é a Playa Norte. Com uma longa faixa de areia, ela tem mar raso – na altura da cintura – perfeito para banhos relaxantes. Isla Mujeres abriga, ainda, um curioso museu aquático, com esculturas submersas, que podem ser vistas a partir de mergulho. 

Coba

atrações riviera maia

Photo: Disclosure

Por fim, uma das principais atrações para conhecer na Riviera Maya, Cobá é uma espécie de sítio arqueológico localizado a 130 km de Cancún. As ruínas da cidade antiga guardam a história desse local, que foi um importante centro político e religioso do povo maia, entre os séculos de 400 e 1100. Para se ter uma ideia, Cobá chegou a abrigar 50 mil pessoas e só perdeu importância quando sua rival, Chichén-Itzá, ampliou território. A visita às ruínas pode ser feita com ou sem acompanhamento de guia.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Conheça a rota dos “pueblos mágicos” e apaixone-se de vez pelo México

Previous article

Verão em Nova York: 10 lugares para curtir a época mais quente da cidade

Next article

You may also like