O Senado aprovou nesta terça-feira (17) o restabelecimento da franquia gratuita de bagagens nos voos comerciais que operam no Brasil

Boas notícias para os viajantes: o Senado Federal acaba de aprovar a Medida Provisória que volta com o despacho gratuito de bagagem em voos nacionais e internacionais.

Texto prevê isenção para malas de até 23 kg em voos nacionais e de até 30 kg nos internacionais; aprovação é derrota do governo Bolsonaro e das aéreas.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A Medida Provisória 1.089/2021, apelidada de “MP do Voo Simples” foi criada para desburocratizar e simplificar o setor aéreo. Durante a votação na Câmara dos Deputados um destaque inseriu no texto o retorno da bagagem despachada nos voos, o que acabou sendo aprovado. Com isso a matéria seguiu para o Senado, onde foi aprovada hoje por 53 votos a 16.

senado aprova despacho bagagem

Photo: reproduction

Por causa das mudanças na MP, o projeto volta à Câmara para ser analisado novamente antes de ir para sanção presidencial. Entre as emendas apresentadas por Viana, foi incluído no projeto a dispensa da autorização prévia de funcionamento de companhias aéreas estrangeiras que queiram operar no Brasil.

Em 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma resolução que autorizava as companhias aéreas a cobrarem por bagagens de até 23 kg despachadas sob o pretexto de reduzir o custo das passagens. Desde então, o passageiro tem direito apenas a uma mala de mão de até 10 kg e um item pessoal.






Subscribe to our channel:



Plan your Trip




Do you want to speak to the newsroom or report any errors found on this page? Send a message to [email protected]

Guanabara completa 30 anos de operações com benefícios para os passageiros

Previous article

Cruzeiro fará viagem entre Miami e Santos com paradas no Caribe

Next article

You may also like