Sossego e tranquilidade, praias no nordeste paradisíacas com poucos turistas

Atualizada em:

O verão já está batendo na porta e vêm pedindo praia. Mas só de pensar em aquelas praias lotadas de gente onde nem se consegue ver a areia de tanto guarda-sol, não dá uma preguiça? Então está na hora de mudar de destino. As praias do nordeste já carregam a fama de serem as mais lindas do Brasil, algumas até do mundo, mas outra característica de certas praias desta região é que elas são perfeitas para quem busca férias para relaxar. São lugares tranquilos, ainda pouco explorados que ilustram o significado de “sossego”.

Pra você que busca um lugar tranquilo, sem muitos turistas para sossegar nas férias, confira estas praias paradisíacas e quase esquecidas no nordeste brasileiro:

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte


Foto: Gaby Oliveira

Pouco mais de 100 km de Natal encontramos a São Miguel do Gostoso, uma vila de pescadores, com pouco mais de 10 mil habitantes, de estradas de terra e apenas uma igreja. Suas praias são praticamente desertas, sem muita estrutura turística como quiosques ou barracas na orla. Mas são limpas e possuem paisagens paradisíacas. A Ponta do Santo Cristo é considerada a melhor praia do brasil para esportes com vela como kite e windsurfing.

Praia do Patacho – Alagoas


Foto: Rodrigo Soldon

Areias claras, águas translúcidas e esverdeadas, paisagem composta por coqueiros majestosos essa é a Praia do Patacho em Porto de Pedras no Alagoas. A praia é praticamente deserta, clima bom o ano todo, transpira sossego. A dica aqui é visitar durante a maré baixa. O mar seca formando piscinas naturais há centenas de metros da orla. A lua nasce no horizonte da praia, em tempos de lua cheia é uma visão espetacular.

Galinhos – Rio Grande do Norte


Foto: Luiz Alexandre

A praia dos Galinhos é outra beleza natural pouco explorada. Não há boa estrutura para turismo mas compensa com seus manguezais, dunas, salinas e garças azuis. O mar, de águas mornas, possui alta concentração de sal o que faz com quem entre na água boie com facilidade. E para quem gosta de animais os manguezais da área são abrigo para várias espécies como cavalos-marinhos.

Atins – Maranhão


Foto: Vaja Minas

Se você busca um lugar para se desconectar da rotina a praia de Atins é tiro certo. Não há sinal de internet e energia elétrico só dentro das casas e pousadas, mas o destino atrai todos aqueles que buscam conviver com a natureza e perder a pressa do dia a dia. O mar é calmo e pouco profundo, isso, junto com os ventos fortes faz do lugar ideal para a prática de kitesurfing, windsurfing, caiaque e stand-up paddle. A praia praticamente deserta, também propicia um dos mais lindos pôr-do-sol no horizonte.

Icaraizinho – Ceará


Foto: Bruno Mendonça

Icaraizinho está há 190 km de Fortaleza, possui paisagens paradisíacas e nativos hospitaleiros, mas não muitos turistas. Quem chega ali nem se lembra que cidades grandes existam. A praia é tipo enseada, rasa, com ondas baixas, mas muito vento, o que atrai praticantes de kite e windsurfe.

Ponta de Lucena, Lucena – Paraíba


Foto: Ricardo Mariya

O mar de Ponta de Lucena é muito calmo, durante a maré baixa é perfeito para mergulho. Para banho é praticamente ideal, as águas são sempre mornas ou quentes, variando entre os 23º e 28º graus. Não há grande estrutura turística, mas nas barracas presentes o tradicional peixe na talha com arroz e pirão nunca falta. O acesso à praia pode ser feito por balsa desde a foz do Rio Paraíba, em um passeio de 30 minutos em que é possível ver onde o rio se encontra com o mar.

Coroa do Avião, Igarassu – Pernambuco


Foto: Gustavo Penteado

Praticamente um banco de areia coberto com vegetação rasteira e coqueiros. A Coroa do Avião é uma ilhota há apenas 30 km da capital pernambucana de paisagens bucólicas e pouco explorada pelos turistas. Tem areia branquíssima e fofa, o mar é límpido e quiosques e bares estão presentes ao sul e norte da ilhota. Para chegar lá é preciso ir de transporte aquático porém, durante a maré baixa é possível ir caminhando desde a praia da Gavôa pois o mar recua 1 km, ligando a ilhota ao continente.

» Fuja do stress, vilas de pescadores para conhecer no Brasil
» Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Costa do Descobrimento na Bahia
» Vilas e vilarejos super charmosos que você precisa conhecer no Brasil
» Parrachos de Maracajaú, descubra as piscinas naturais do litoral potiguar
» Camocim, as praias desertas do Caribe cearense

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima