Tocantins

Atualizada em:

Se a aventura no Brasil tem um nome, com certeza é Tocantins, por oferecer experiências de imensidão na natureza, em cenários surreais, rodeados pela floresta Amazônica e cerrado. É uma região relativamente nova para o turismo, pois nos últimos 20 anos algumas estradas começaram a ser construídas para facilitar o transporte, garantindo assim o acesso às maravilhas que esse estado esconde. 

Não precisou de muito tempo para o Jalapão virar a cara do Tocantins e tornar-se um dos destinos mais cobiçados pelos viajantes. Essa fama não vem de graça, afinal, estamos falando de um parque estadual, com uma área de conservação ambiental com mais 30 mil quilômetros quadrados, repleta de cachoeiras, dunas, chapadas, formações rochosas impressionantes e os belíssimos  fervedouros de águas cristalina que são um cartão postal da região.

Encarar uma viagem ao Jalapão exige um certo esforço para se aventurar em caminhos íngremes, no meio da mata e pouco luxo, já que só há ofertas de pousadas bem simples e campings. Tudo para se conectar com o clima de paz e conexão. 

Outra raridade do estado é a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os rios Javaés e Araguaia. Ela é muito especial pois é ali que há o encontro entre o cerrado brasileiro e a floresta Amazônica, com um visual único.

Além disso, visitá-la é uma forma de conhecer mais sobre a cultura local, pois há algumas aldeias indígenas, por isso para ingressar na ilha é preciso de uma autorização do ICMBio ou da Fundação Nacional do Índio (Funai). Normalmente os turistas que vão até ela, aproveitam para conhecer também o município Lagoa da Confusão, principal acesso para ao Parque Nacional do Araguaia, abrigo de inúmeras espécies de vegetação e animais em extinção, onde pode ser encontrada  uma lagoa de água azul cristalina, que leva o mesmo nome do município. 

Atrações no Tocantins

Tocantins
Foto: MTur/Divulgação

O Tocantins tem muitos rios em seu território, como já deu para perceber, e em Palmas, sua capital, não seria diferente. Há várias praias de água doce que são banhadas pelo Rio Tocantins, para se refrescar nos dias mais quentes, que são bem frequentes na região norte do país. Por isso não deixe de incluir esses nomes na lista: Praia da Graciosa, da Prata. das Arnos, do Caju e Ilha de Canela, que é espetacular! 

Palmas é também uma cidade planejada que vem se desenvolvendo cada vez mais é uma grande aposta para o turismo. Nela, aventura também não falta, pois os grandes atrativos são trilhas, voos livres, tirolesa e outros esportes.

No âmbito histórico, o Palácio do Araguaia é a melhor fonte de informação sobre os fatos do território e o Memorial Coluna Prestes, desenhado por Oscar Niemeyer. E por último, mas não menos importante, a Praça dos Girassóis não pode ficar de fora, pois é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo.

E é claro, uma vez na capital, vale dar uma esticadinha para uma cidade chamada Almas, a apenas 70 km do centro. Ela é mais uma oportunidade para colocar a adrenalina em jogo, por oferecer  incríveis quedas d’água, cânions, formações rochosas e visualização de diferentes espécies de animais. Se você quer aventura, já sabe onde encontrar. 

Tocantins

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima