Atualizada em:
Prazo para a dispensa de entrevistas para vistos aumentou até o fim do ano, porém caberá aos consulados dos Estados Unidos decidir quando exigi-las ou não
Os Estados Unidos decidiram estender até o fim do ano a dispensa de entrevistas para a concessão de alguns tipos de vistos. Com isso, brasileiros que desejam viajar para lá a turismo ou negócios podem enfrentar menos burocracia ao solicitar a autorização de ingresso no país até dezembro de 2023.
A dispensa havia sido permitida pelo governo dos Estados Unidos em 2022 como forma de diminuir o tempo de espera de brasileiros não imigrantes para obter o visto. E, como esse tempo ainda está em cerca de 16 meses, a medida foi mantida até o fim deste ano. Desse modo, consulados e embaixadas dos EUA podem dispensar, quando necessário, a realização da entrevista presencial durante o processo de obtenção de alguns vistos.
Visto dos Estados Unidos para brasileiros
De maneira geral, a dispensa de entrevistas pode beneficiar brasileiros que desejam obter vistos de turismo e negócios para viajar para os EUA. O país é um dos mais visitados por turistas vindos do Brasil, e o governo norte-americano reconheceu a importância dos viajantes brasileiros, inclusive, para a economia dos Estados Unidos.
Segundo o Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA, mais de 6,2 milhões de brasileiros têm visto americano de turismo atualmente. Sendo que 682 mil desses foram concedidos entre janeiro e novembro de 2022. Nesse mesmo período, mais de 1 milhão de brasileiros foram para algum destino dos Estados Unidos para turismo. Na comparação com outros países, o Brasil é o sétimo que mais enviou viajantes para lá.
Vistos dos EUA que podem ter dispensa de entrevistas
Vale destacar, no entanto, que a decisão cabe aos funcionários consulares, que vão analisar cada caso. Por isso, apesar da permissão para a dispensa de entrevistas, elas poderão ainda ocorrer sempre que for necessário.
Nesse sentido, se você quer viajar para os Estados Unidos, programe-se com antecedência, sobretudo porque a fila de espera para a concessão dos vistos ainda está grande. Além disso, vale a pena verificar os sites das embaixadas e consulados para obter informações detalhadas sobre como está o processo na unidade próxima a você.
Veja em quais casos é possível haver a dispensa de entrevistas:
- Renovação de visto, incluindo de negócio e turismo (B1/B2): se o visto anterior não tiver vencido há mais de 48 meses;
- Primeiro pedido ou renovação do visto H-2, que é voltado para estrangeiros que vão aos EUA realizar trabalhos temporários e sazonais;
- Três tipos de visto de estudo e intercâmbio: F, M e J;
- Vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, que são para viajantes a trabalho ou estágio, incluindo atletas. Neste caso, a dispensa pode ocorrer caso o viajante já tenha tido um visto americano antes, sem ter tido um pedido de entrada nos EUA negado.
Ao anunciar a dispensa de entrevistas para os vistos, o Departamento de Estado reconheceu “o impacto positivo das viagens aos Estados Unidos por estudantes estrangeiros e portadores de visto de trabalho temporário na economia dos EUA. Além disso, afirmou estar “comprometido em facilitar as viagens de não imigrantes e reduzir ainda mais o tempo de espera de vistos”.
Confira, a seguir, um passo a passo para solicitar o visto americano. Nele, vamos descrever também a necessidade de entrevistas, já que a dispensa pode não ocorrer em alguns casos. Porém, cabe ressaltar que o visto deve ser uma de suas primeiras preocupações ao planejar a viagem. Por isso, realize esse processo antes de comprar as passagens aéreas ou reservar o hotel, por exemplo.
Passo a passo para solicitar o visto americano
- Solicitação de visto DS-160: acesse a página do formulário dos Consulados americanos e preencha tudo em inglês. Nele, você terá que informar dados pessoais, motivos da viagem, contatos e alguns aspectos sobre trabalho e educação. Atente-se para preencher o formulário sem erros. Caso tenha dificuldade com o idioma, peça ajuda ou traduza o conteúdo. Guarde a ID (código de identificação) e a sua resposta à pergunta de segurança, pois poderá usar essas informações para acessar essa página novamente.
- Taxa do visto: para o início do processo de solicitação do visto é necessário pagar uma taxa de US$ 160, cerca de R$848 reais, referente a viagens a turismo e negócios. Você deve acessar o site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e seguir os passos para fazer o cadastro e concluir o pagamento, que pode ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito.
- Agendamento da entrevista: quando não houver a dispensa de entrevistas, os viajantes deverão agendá-las para obter os vistos americanos. Isto pode ser feito na página do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Ou, ainda, por telefone, nos números do call center que estão na página de informações do Consulado.
- Realização da entrevista: se você tiver que passar pela entrevista presencial, lembre-se de levar o passaporte atual válido (com pelo menos 6 meses de validade) e as impressões das páginas de confirmação do formulário DS-160 com o código de barras de cada um dos solicitantes e do comprovante do agendamento.
- Entrega do visto: o viajante aprovado no processo de obtenção do visto americano receberá o documento da forma que escolheu quando preencheu o formulário DS-160. Antes, porém, o Consulado envia um e-mail avisando sobre a aprovação.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]