França proíbe voos de curta duração para reduzir emissão de carbono

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Proibição afeta trajetos que podem ser percorridos de trem em menos de duas horas e meia. Medida vai interferir diretamente em trechos entre Paris e cidades como Nantes, Lyon e Bordeaux

Com o objetivo de tentar reduzir as emissões de carbono (CO2) na atmosfera, a França proibiu voos domésticos de curta duração, que podem ser realizados de trem em menos de duas horas e meia. A proibição vai interferir diretamente em trechos entre Paris e cidades como Nantes, Lyon e Bordeaux, importante região vinícola.

A proposta, que já havia sido incluída em uma lei climática de 2021, não foi vista com bons olhos pelo setor aeroviário. A proibição foi bastante questionada por algumas companhias, que já sofreram grandes prejuízos durante a pandemia. Além da diminuição do número de voos, a lei também especifica que os serviços ferroviários devem ser frequentes e capazes de absorver o aumento de passageiros.

Debates entre governo, empresas e sociedade

Voos curta duração França
Foto: Divulgação

Em entrevista à agência de notícias AFP, Laurent Donceel, chefe interino da associação de companhias aéreas Airlines for Europe (A4E), disse que a proibição desses voos são “simbólicas” e “terá apenas efeitos mínimos” na emissão de carbono. Ele acrescentou também que os governos devem apoiar “soluções reais e significativas”.

Donceel destacou que a A4E possui uma estratégia de atingir emissões líquidas zero até o ano de 2050. Para alcançar esse objetivo, a organização planeja adotar medidas como a introdução de aeronaves movidas a bateria ou hidrogênio, além da transição para o uso de combustíveis provenientes de fontes não fósseis.

Enquanto isso, o governo Francês já havia enfrentado pressões por parte da Convenção Climática dos Cidadãos, que inclui 150 membros da sociedade. O grupo sugeriu restrições de voos em trechos que poderiam ser percorridos em menos de quatro horas. Depois de debates e objeções de algumas companhias, como a Air France – KLM, o tempo foi reduzido para duas horas e meia.

O grupo de defesa do consumidor UFC-Que Choisir também pediu que mantivesse o limite de quatro horas. “Em média, o avião emite 77 vezes mais CO2 por passageiro do que o trem nessas rotas, embora o trem seja mais barato e o tempo perdido seja limitado a 40 minutos”, afirma. Além disso, eles solicitaram fiscalização para que a ferrovia nacional francesa não inflacione os preços e mantenha a qualidade dos serviços.

A questão das emissões provenientes de jatos particulares também está sendo amplamente debatida entre os parlamentares franceses. Os parlamentares verdes defendem a proibição total desse tipo de aviação.

Males da emissão de gás carbônico

Voos curta duração França
Foto: Divulgação

A emissão excessiva de dióxido de carbono na atmosfera acarreta uma série de malefícios ao meio ambiente. A poluição contribui para a formação de chuva ácida e aumento do efeito estufa. Esse desequilíbrio, por sua vez, tem como consequência direta o aumento da temperatura global, desencadeando uma série de impactos significativos relacionados às mudanças climáticas.

Esse desequilíbrio, causado pelo efeito estufa, impede que parte do calor proveniente do sol seja liberada de volta para o espaço, fazendo com que a temperatura média do planeta aumente. Como resultado direto, ocorre o derretimento acelerado das calotas polares, a elevação do nível do mar e a intensificação de eventos climáticos extremos, como tempestades mais intensas e prolongadas, ondas de calor severas e padrões de precipitação alterados.

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