Atualizada em:
Descubra como o Guia Michelin – famoso guia de restaurantes – vai classificar os melhores hotéis do mundo com um novo sistema de chaves baseado em cinco critérios de qualidade. As primeiras chaves serão anunciadas no primeiro semestre de 2024
O Guia Michelin é uma referência para os viajantes que buscam os melhores restaurantes do mundo há mais de 120 anos. Agora, a marca está expandindo seu alcance para o setor de hotéis, com um novo sistema de classificação que vai designar os “hotéis mais excepcionais do mundo” com um emblema de “chave”.
O anúncio foi feito no início de outubro, pela publicação homônima de propriedade da fabricante de pneus francesa. A Michelin afirmou que vai atribuir a pontuação com base em cinco critérios: caráter local, individualidade, excelência em arquitetura e design de interiores, serviço e conforto de primeira linha e uma relação custo-benefício consistente.
A mudança ocorre cinco anos depois que a marca comprou o Tablet Hotels, um site de reservas de hotéis-boutique e de luxo. Desde então, o site do Guia Michelin conta com um portal que integra a interface e o banco de dados do Tablet Hotels, permitindo aos consumidores escolher entre diversas opções de acomodações – muitas com restaurantes recomendados pelo próprio guia – e reservá-las online.
O lançamento acontece em um momento em que os gastos dos consumidores e a concorrência no setor estão em alta. Nos últimos meses, outros gigantes do ranking de restaurantes, como o World’s 50 Best e o La Liste, também estrearam suas listas de hotéis.
Melhores hotéis Guia Michelin
De acordo com a empresa, as primeiras chaves Michelin serão anunciadas no primeiro semestre de 2024 em um grupo pré-selecionado de 5.300 hotéis em 120 países. Todas as acomodações, independentemente de receberem ou não as chaves, estarão disponíveis para reserva no site da da marca, que ganhará comissões sobre as reservas feitas por lá.
A marca não explicou se um estabelecimento pode ter mais de uma chave. Nas classificações de restaurantes, uma estrela significa que o lugar “vale uma parada”, duas que “vale um desvio” e três que “vale uma viagem especial”. Em comunicado, o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, destacou que a chave Michelin representa uma orientação clara e confiável para os viajantes.
Como vai funcionar a avaliação de hotéis Michelin?
A Michelin vai lançar uma lista global de chaves para classificar os hotéis, em vez de guias por destino. Como a marca tem a possibilidade de obter uma receita significativa com as comissões, os acordos de patrocínio com os conselhos de turismo não serão a única maneira da empresa monetizar o conteúdo dos hotéis.
“Em um setor saturado de recomendações questionavelmente confiáveis, o Guia Michelin oferece sua experiência aos viajantes para guiá-los apenas para as melhores experiências”, afirmou em um comunicado à imprensa.
As chaves serão concedidas com base nas estadias anônimas dos especialistas da equipe, que vão passar vários dias nos hotéis para avaliá-los. Esse trabalho está em andamento e a seleção ficará pronta em 2024. É um projeto de longo prazo, que começou há quatro anos e só foi divulgado agora.
Isso diferencia a Michelin dos outros rankings famosos, que usam critérios diferentes para classificar os hotéis. O World’s 50 Best permite que seu painel anônimo avalie os hotéis que lhe ofereceram estadias de cortesia, e o La Liste se baseia principalmente nas reportagens anteriores da imprensa. Já os inspetores da Michelin pagam suas próprias contas, afirmou Poullennec. “Portanto não há viés comercial”.
Para a empresa, a expansão mais recente é um retorno às suas raízes. A Michelin começou como editora em 1900, visando os viajantes, oferecendo dicas práticas aos que dirigiam os primeiros veículos motorizados na França. Em 1920, passou a cobrar pelos guias que continham listas de hotéis em Paris e restaurantes divididos por categorias.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]