Atualizada em:
Confira todas as nossas dicas para quem deseja visitar Istambul, na Turquia, sabendo exatamente o que fazer, como chegar e qual é a melhor época para ir!
Surpreendentemente, Istambul é dividida em duas partes: de um lado o tradicionalismo e a história do oriente, do outro a modernidade ocidental. Isso porque o Estreito de Bósforo que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro divide a cidade, entre Europa e Ásia. Enquanto a parte oriental continua mantendo seu conservadorismo histórico, a área europeia oferece semanas de moda, shows de jazz, peças de teatro e surpreende os turistas com a vasta opção de restaurantes, clubes noturnos e galerias de arte.
A cidade que se reinventa ao longo dos séculos começou como Bizâncio, assentamento grego posicionado na união entre o Mar Negro e Mediterrâneo, possibilitando rotas comerciais entre a Ásia e a Europa. Além disso, anexada ao Império Romano no ano de 73 e transformada em sede oriental a cidade foi rebatizada como Nova Roma pelo imperador Constantino mas o nome não pegou.
Istambul atualmente
Hoje Istambul mantém sua beleza e vive uma eferveção cultural. Isso porque os jovens que estudaram em outras cidades europeias trouxeram para a cidade natal um modo descolado de viver. Apesar de 95% da população da Turquia morar no lado asiático do país, Istambul é considerada europeia.
Certamente, Istambul atrai turistas atrás de passeios e paisagens exuberantes e exóticas. Chamada também de antiga Constantinopla, a cidade reúne seus importantes pontos turísticos relativamente próximos uns dos outros. Provas disso, são a Basílica de Santa Sopia (Hagia Sophia), que passou de templo a museu, e a Mesquita Azul construída exatamente na sua frente. Já o Palácio TopKapi, é sem dúvida, parada obrigatória para conhecer detalhes dos antigos costumes locais, garante surpresas no famoso harém, ambiente com mais de 400 cômodos onde centenas de mulheres tinham a função de satisfazer os prazeres dos homens.
Além de momentos únicos de lazer e de vivência que o destino oferece, Istambul também encanta os visitantes com sua gastronomia. Cores, sabores e aromas são características marcantes da cidade. Portanto, não deixe de degustar o tradicional Kebab e o Lüfer, peixe típico do Bósforo com coloração azul. Em momentos mais casuais não deixe de provar os populares mezes, aperitivos servidos quente ou frios perfeitos para beliscar acompanhado do raki, a bebida mais típica do país.
Leia mais:
Conheça os luxuosos hotéis instalados em cavernas na Turquia
Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa
Capadócia: descubra o que fazer no coração da Turquia
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
O que fazer em Istambul
Mesquita Azul
Famosos por seus azulejos pintados à mão, a Mesquita Azul foi construída entre 1606 e 1616, por ordem do Sultão Ahmet I. Além disso, na época, a construção deu o que falar por seus seis minaretes (configuração só permitida à Mesquita de Maomé, em Meca).
Palácio de Topkapi
Construído pelo sultão do Império Otomano, Mehmet II, entre 1459 e 1465, esse imenso palácio serviu como residência de vários sultões durante muitos anos. Atualmente, virou um museu que guarda peças como o maior diamante do mundo.
Santa Sofia
Uma vez que uma igreja, em Istambul, em seguida, tornou-se uma mesquita e agora um Museu. Com toda a certeza é um dos pontos mais interessantes de Istambul. Santa Sofia é a quarta maior Catedral do mundo, com sua cúpula de 56m de alta, depois de Saint Paul em Londres, São Pedro em Roma e Duomo em Milão. No entanto, o fato principal é, foi construído mais de 1000 anos atrás dos outros. O interior do museu de Santa Sofia é decorada com esplêndidos mosaicos bizantinos.
Grande Bazar
O Grande Bazar (Kapalicarsi em turco) é, sem dúvida, um dos maiores mercados cobertos do mundo, com suas 4400 lojas em 64 ruas e com 22 portas. É lá que você irá encontrar todos os temperos, artesanato e iguarias do país.
Cisternas de Yerebatan
Surpreendentemente, sustentada por 336 colunas, a maior cisterna de Istambul foi construída pelo Imperador Justiniano em 532 para atender à demanda do Palácio Topkapi. Atualmente desativada, fica aberta à visitação para turistas todos os dias da semana. Além disso, em algumas ocasiões a cisterna também é palco de exposições de arte e concertos.
Outras atrações turísticas para conhecer em Istambul:
- Mesquita Süleymaniye
- Mesquita de Eyüp Sultan
- Museu de Arte Moderna de Istambul
- Galata Tower
- Palácio de Dolmabahce
- Mesquita de Rüstem Paşa
- Museu Rahmi M. Koc
- Praça Sultanahmet
- Museu de Arqueologia de Istambul
- Museu Kariye
- Parque Gulhane
Como chegar em Istambul
Todos os dias saem voos diretos ou com conexões que partem das principais capitais brasileiras com destino ao Aeroporto Internacional de Ataturk, certamente, o mais movimentado de Istambul.
Mas, se estiver pela Europa e quiser chegar ao destino de trem, é possível chegar através de Bucareste, na Romênia. O desembarque acontece na estação Sirkeci (gar, em turco), que fica bem no centro da cidade.
Melhor época para visitar Istambul
Por fim, a cidade fica lotada entre os meses de abril a agosto, quando há muitas flores e o clima está quente. Portanto, nos meses mais frios, o número de visitantes diminui e alivia as filas formadas para entrar nos museus e mesquitas. Além disso, diminui o fluxo de gente nos grandes mercados e restaurantes.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]