Lençóis Maranhenses: parque concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade

Atualizada em:

O Parque dos Lençóis Maranhenses recebeu a visita dos avaliadores técnicos da IUCN em agosto. A atração está concorrendo ao Título de Patrimônio Natural da Humanidade. Decisão será divulgada no segundo semestre de 2024 

O Parque dos Lençóis Maranhenses pode receber o reconhecimento de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Um dos principais atrativos turísticos do Brasil, possui uma paisagem única, formada por dunas e lagoas de água doce. No início do ano, ficou em 11º lugar na lista de melhores destinos para se visitar em 2023 do jornal norte-americano The New York Times

Em março, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) havia anunciado que o parque cumpriu todos os requisitos técnicos e teve a candidatura aceita. Entre os dias 20 e 25 de agosto, o local recebeu a visita dos avaliadores técnicos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) – empresa contratada pela Unesco para analisar e validar as informações contidas no dossiê de candidatura. 

Lençóis maranhenses patrimonio natural
Foto: Marcus Dall Col / Unsplash

Eles percorreram algumas localidades estratégicas do parque juntamente com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Governo do Maranhão, Além disso, também passaram pelos povoados de Betânia, Rancharia e Ponta Verde, localizados no município de Santo Amaro, além de visitar o Oásis Baixa Grande e o vilarejo de Atins, em Barreirinhas.

Foram analisadas: integridade do sítio, onde foram avaliados os limites e a proteção da área; situação do plano de manejo do parque, para saber da atuação dos moradores nativos da região, bem como as ações de cooperações realizadas pelos poderes municipal, estadual e federal na conservação da área; e atuação dos prestadores de serviços turísticos dentro dos Lençóis Maranhenses.

Os dados coletados pelos avaliadores são sistematizados em um relatório e repassados a um painel de análise técnica da IUCN, composto por profissionais especializados em assuntos relacionados ao patrimônio mundial. Este grupo de trabalho vai decidir sobre as recomendações técnicas contidas no documento, divulgando sua análise e aprovação do relatório de visitação em dezembro deste ano. 

Após essa avaliação, o painel enviará um novo relatório ao comitê do patrimônio mundial da Unesco, composto por membros de várias organizações governamentais, que vão analisar os aspectos da recomendação da IUCN. O prazo é que isso aconteça até o começo de 2024. Já a divulgação da decisão final sobre a concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está prevista para o início do segundo semestre de 2024. 

O Parque Nacional dos Lençóis está localizado a uns 250 km de São Luís, capital do Maranhão. Ele existe há mais de 40 anos e é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares, área maior que a cidade de São Paulo. É famoso pelas lagoas de água cristalina que se formam entre as dunas brancas, na época das chuvas. Atualmente, a gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Parque atende a pelo menos a três critérios exigidos pela Unesco: beleza natural, aspectos geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi enviado em 2018 e o possível título vai aumentar a visibilidade mundial para a proteção da área.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima