Atualizada em:
Porta de entrada para o deserto mais árido do mundo, San Pedro também tem muito charme para ficar na memória dos viajantes
O vilarejo de San Pedro de Atacama, no Chile, tem cerca de 2 mil moradores e tem no turismo sua principal fonte de renda, já que é a última parada para quem tem como destino o Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo.
As ruas de terra e pedra do centro da cidade são rodeadas por casinhas antigas que hoje em dia se transformaram em agências de turismo e lojinhas de souvenir e artesanato. No entanto, a história de San Pedro de Atacama vem de longe e o Museu de Arqueologia R. P. Gustav Le Paige tem no acervo objetos que contam a trajetória do local, que data mais de 10.000 anos e mostra também os efeitos da dominação dos Incas e espanhóis.
Os passeios para o Deserto do Atacama saem de pontos do vilarejo ou dos hotéis nas redondezas, depende com quem você decidir fechar o pacote. São vulcões, salares, lagos e vilas vizinhas, por isso recomenda-se ao menos 5 dias para conhecer os principais pontos da região mais seca do mundo.
Um ponto de atenção para quem planeja ir para San Pedro de Atacama é a variação climática, já que a temperatura pode ir de 9°C a 26°C no mesmo dia.
O que fazer em San Pedro de Atacama
Calle Caracoles
Com suas casinhas de palha e barro, é a principal rua da cidade concentra restaurantes, bares, lojas de suvenir e agências de turismo.
Museu de Arqueologia R. P. Gustav Le Paige
Voltado para a história local, o museu reúne utensílios domésticos e outros objetos que fizeram parte do dia a dia dos povos que habitaram aquela terra ao longo dos anos. Os objetos mais antigos voltam cerca de 10.000 anos no tempo!
Igreja de San Pedro
Com estrutura simples, a charmosa igreja é datada de 1774, a capela foi construída pelos jesuítas espanhóis e fica na praça principal.
Laguna Cejar
A lagoa é conhecida por sua enorme concentração de sal, que chega a ser maior que o Mar Morto. Essa concentração permite que os visitantes flutuem em suas águas extremamente claras de forma involuntária. Além de suas características que fazem da Laguna Cejar um local único, a atração é cercada por montanhas e vulcões deixando a paisagem ainda mais impressionante.
Salar de Tara
O passeio para o fascinante Salar de Tara tem duração de um dia inteiro, pois a área inóspita fica a aproximadamente 140 km de San Pedro de Atacama. O Salar de Tara também é o ponto mais alto do Deserto do Atacama. chegando a 4.300 metros de altitude. O passeio é feito com carros 4×4 que vão parando em diversos pontos interessante do deserto, entre eles formações rochosas, montanhas e lagoas.
Mercado de Artesanato
Também localizado na praça, o espaço oferece arte manual que é tradição em San Pedro de Atacama, como peças feitas a partir de lã de lhama e alpaca ou pedras vulcânicas, além do tradicional chá de coca.
Vulcões
Os viajantes encontram oito vulcões na região, são eles Sairecabur, Socompa, Putana, Lascar, Aguas Calientes, Macóm, Mornar e Licancabur, que é o mais procurado por ter quase 6.000 metros de altura.
Cordilheira de Sal
Situada a cerca de 20km de San Pedro de Atacama, nela ficam os famosos Valle de la Luna e Valle de la Muerte. Os nomes fazem referência ao relevo rochoso e seco, que se assemelha ao da Lua e são paradas obrigatórias para quem visita o local pela primeira vez.
Outros lugares para conhecer em San Pedro de Atacama:
- Canion de Guatin
- Gêiseres do Tátio
- Laguna Tuyaito
- Laguna Chaxa
- Laguna Miscanti
- Laguna Miñique
- Monjes de Pacana
- Pedra do Coiote
- Salar Aguas Calientes
- Salar de Tebinquiche
- Salar de Atacama
Como chegar em San Pedro de Atacama
De avião
A cidade não tem aeroporto próprio, então a maneira mais prática é voar até Calama, que fica a 100km de San Pedro de Atacama pela Ruta 23. Os voos de Santiago até Calama duram cerca de 2 horas. As empresas Lan Chile e Sky Airlines fazem o trajeto até Calama partindo de Santiago e outras cidades do país. Ao chegar em Calama você pode contratar serviços de trasfers, táxi ou ir de ônibus até San Pedro de Atacama.
De carro
Partindo de Santiago a viagem duram em média 20 horas. As estradas do Chile são ótimas e cercada de paisagens do país são impressionantes. Essa pode ser uma opção muito prazerosa se sua intenção for conhecer o Chile por terra.
De ônibus
A empresa Tur Bus é a única opção com ônibus direto até San Pedro. Já a Pulmann Bus chega até Calama. As viagens tem duração de 23hr.
Melhor época para visitar em San Pedro de Atacama
Como as Cordilheiras dos Andes dificultam a passagem das nuvens, mesmo os dias nublados são raros, mas as temperaturas costumam variar de -10°C a 20°C no inverno e de 15°C a 30°C no verão. Então escolha se prefere frio ou calor e se jogue na estrada!
A alta temporada em San Pedro do Atacama acontece nos meses de férias escolares e festas de fim de ano. Por isso, se você deseja economizar com transporte, hospedagem, alimentação e passeios, evite principalmente os meses de julho e agosto, além de dezembro e janeiro. Encontre hospedagens em San Pedro de Atacama aqui.
» Passeios no Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
» 9 lugares sensacionais que você precisa conhecer no Chile
» O que fazer em Santiago: roteiro de 2 dias
» Lugares para conhecer em Puerto Natales
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]