Atualizada em:
Museu localizado no centro histórico de Recife, tem acervo que conta a história do movimento cultural pernambucano
Instalado no antigo prédio da Western Telegraph, empresa inglesa de telégrafo que ficou desativado até a década de 70, o Paço do Frevo é um espaço totalmente dedicado na preservação, pesquisa, na cultura e principalmente na disseminação e história e do ritmo mais famoso do carnaval pernambucano, o frevo.
Bem em frente a Praça do Arsenal no Recife Antigo, o museu foi inaugurado no dia 9 de fevereiro de 2014, dia do aniversário do ritmo mais importante do estado, tamanha relevância deu título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O Museu Paço do Frevo também é um centro cultural dispõe de diversas atrações que incentivam a movimentação sempre garantida na instalação. O prédio de três andares oferecem espaços para exposições, escola de dança, escola de música e um centro de documentação do ritmo desde os primórdios da cultura. São diferentes arações que possibilitam o viajante mergulhar de cabeça em um vasto universo de histórias e memórias do Frevo.
Na entrada do complexo já começa a magia, a sala inteiramente vermelha com milhares de escrituras em branco com nomes de personalidades e celebridades que fizeram parte da história do ritmo cultural e diversas telas com depoimentos de alguns dos nomes citados na parede formam um ambiente charmoso e convidativo para aproveitar o local para se refrescar pedindo uma bebida na simpática bike truck instalada no ambiente.
No primeiro andar uma exposição fixa tem início no corredor do prédio, ali diversas fotos antigas de cidadãos da classe operária festejam na ruas da cidade demonstrando toda a autenticidade e beleza da dança, do outro lado uma extensa linha do tempo que tem início no ano de 1900 nos contam como a cultuar se proliferou no Brasil e no mundo no decorrer do tempo.
A escola de dança é focada em atividades de formação e difusão da dança do frevo, o mesmo acontece com a escola de música, ambas oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional físico e cultural.
O último andar tem um espaço amplo com uma exposição de 365 fotos que mostram a rotina e preparações dos foliões que participam do carnaval, junto as fotos um cordel intitulado “Recife Carnaval Frevo Passo a Passo” acompanha à incrível amostra que tem uma parte do salão onde o piso é inteiramente de vidro e guarda um acervo considerável de standards coloridos.
Leia também:
Lugares para conhecer em Recife
Roteiro: 3, 5 ou 7 dias em Recife e Olinda
Lugares para conhecer em Olinda
5 passeios para fazer em Porto de Galinhas
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]