Atualizada em:
Destino perfeito para quem buscam aventura, paisagens extremas e uma imersão única na natureza. Descubra alguns lugares para conhecer nos Lençóis Maranhenses
Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida. Tudo isso com a emoção de um percorrer em veículos 4×4 especialmente adaptados os cenários paradisíacos dos Lençóis Maranhenses.
Aqueles que preferem caminhadas longas e interação com comunidades tradicionais, podem optar em atravessar o campo de dunas a pé, e ter a experiência de pernoitar nos oásis do deserto tropical. A experiência pode ser feita em 4 dias passa em lagoas virgens e simpáticas comunidades em meio aos lençóis.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, é o principal destino indutor do turismo no estado. Está inserido no cerrado mas apresenta forte influência da caatinga e da amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes 3 biomas.
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
O parque pode ser visitado a partir de 3 municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes, Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.
Barreirinhas
Barreirinhas é o município mais famoso próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e possuí estrutura para hospedagem e alimentação e várias agências de turismo proporcionam passeios para o parque nacional. A cidade é cortada pelo rio Preguiças e dispõe de várias outras atrações imperdíveis na região, como a flutuação no rio Formiga, em Cardoso, a Praia do Caburé e o simpático povoado de Mandacaru.
Atins
O povoado de Atins fica próximo a foz do rio Preguiças, fora do parque nacional, mas bem próximo das dunas dos Lençóis Maranhenses, possibilitando facilmente a realização de caminhadas longas pela praia até as lagoas do deserto tropical. O povoado possui estrutura simples, sendo procurado por visitantes que buscam tranquilidade e um contato mais íntimo com a natureza e a comunidade local. Em Atins é possível praticar esportes como kite surf, wind surf, caiaque, stand up padlle e surf.
Santo Amaro
É o município mais próximo dos Lençóis Maranhenses e possibilita acessar as lagoas do parque em caminhadas leves, de apenas 30 min. Os grandes destaques da região são a Lagoa das Emendadas, a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Circuito da Lagoa Azul
Trata-se do atrativo mais visitado do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A atração está a 12 Km de Barreirinhas, e ao longo do trajeto o visitante poderá visitar a lagoa da Preguiça, lagoa da Esmeralda, lagoa Azul e a lagoa do Peixe, a única perene e que se mantém com água ao longo de todo o ano.
Este atrativo é o único onde há permissão para acesso em veículo tracionado até os limites da lagoa da Preguiça, mas apenas para visitantes com dificuldade de locomoção e mediante comunicação e obtenção de autorização junto à administração do Parque Nacional.
Lagoa da Gaivota
Distante 2 km do centro de Santo Amaro, a Lagoa da Gaivota é o principal atrativo no município e é considerada a mais bela paisagem dos Lençóis Maranhenses. A atração está localizada em uma área de nidificação de gaivotas, possibilitando a observação das aves. O acesso pode ser realizado por meio de caminhadas ou em veículo 4×4. No caminho ao atrativo é possível observar o lago de Santo Amaro.
Lagoa da Betânia
A lagoa é formada por um curso de rio interrompido pelas dunas do parque. O atrativo está situado no povoado de Betânia, a poucos quilômetros de Santo Amaro. A variação das cores da água e a paisagem com o campo de dunas ao fundo, torna a visitação neste atrativo uma experiencia única.
Lagoa das Emendadas
Acessível apenas por meio de caminhada, são várias lagoas que se ligam e chegam a somar quilômetros de extensão. Por ser um atrativo no interior do campo de dunas, permite ao visitante ter uma dimensão do tamanho dos Lençóis Maranhenses.
Canto de Atins
Localizado dentro do Parque Nacional, o canto dos lençóis, antigamente chamado de Canto de Atins, é um pequeno povoado formado por pescadores tradicionais. Apresenta uma bela vista do campo de dunas e é próximo a praia. O povoado não tem energia mas há restaurantes comunitários que servem comida típica e oferecem hospedagem simples. É um ótimo ponto de apoio para iniciar o trekking e cruzar o campo de dunas até o município de Santo Amaro.
Trekking (Zona Primitiva)
É sem dúvida o melhor atrativo dos Lençóis Maranhenses. As caminhadas chegam a durar 4 dias passa por paisagens virgens sem movimentação de turistas. As pernoites são realizadas em duas comunidades no meio do parque, sendo uma ótima experiência de interação com a população tradicional.
Os vilarejos de Queimada dos Britos e Baixa grande estão localizadas no interior do campo de dunas e podem ser considerados um são verdadeiros oásis em meio ao deserto tropical. De acordo com o zoneamento do parque nacional, estas regiões são a zona primitiva, onde a visitação só pode ocorrer em níveis de mínimo impacto. Desta forma é proibido a realização de passeios turísticos ou visitar a localidade em veículos motorizados de qualquer natureza.
Os oásis apresentam a maior diversidade em vegetação e aves do parque nacional e apresentam lagoas cheias durante boa parte do ano, tanto no interior dos oásis como no campo de dunas.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas há acesso também por Humberto de Campos e Primeira Cruz.
Barreirinhas
O principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego. O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas começa com a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4×4 equipados com snorkell seguem viagem.
Santo Amaro
Para chegar em Santo Amaro é necessário percorrer a rodovia MA-402 até o povoado Sangue e de lá percorrer 36 km de trilhas de areia, acessíveis apenas a veículos com tração 4×4 equipados com snorkell. A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser acessado a pé ou em veículos tracionados.
Atins
O acesso para o vilarejo de Atins é feito em lanchas rápidas que saem do porto de Barreirinhas e seguem ao destino final.
Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
O litoral oriental do Maranhão possui duas estações características ao longo do ano. A chuvosa, de fevereiro a junho, e a seca, de julho a janeiro. Após a estação chuvosa, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta seu mais belo cenário, pois as lagoas estão em seu nível máximo.
Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo. Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a administração do parque ou com o agência de turismo locais.
O melhor período para visitar os Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.
Onde se hospedar
Barreirinhas | Porto Preguiças Resort, Gran Lençóis, Hotel Rio Preguiças, Encantes do Nordeste, Pousada Paraíso dos Guarás
Atins | Pousada Jurara, Pousada Flamboyant, Pousada Cajueiro Atins
Santo Amaro | Pousada Rancho das Dunas, Ciamat Camp
» Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
» Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
» Lugares para conhecer em Barreirinhas
» Guia completo da Rota das Emoções
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]