Panamá – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Conheça os principais pontos turísticos, lugares e passeios que não podem faltar no seu roteiro de viagem pelo Panamá, e anote nossas dicas para ter uma experiência completa no país

O Panamá vai muito além de seu famoso canal. Um lugar repleto de belezas naturais e urbanas que cada vez mais desperta o interesse dos turistas brasileiros, o país tem entre seus atrativos também os preços acessíveis que permitem conhecer cenários impressionantes sem gastar muito.

Localizado no istmo que une a América do Sul e a América Central, o Panamá tem 1.500 milhas de praias e ilhas paradisíacas, banhadas pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe. Além disso, possui cordilheiras que dividem suas porções norte e sul criando ecossistemas distintos, com ambientes e experiências para todos os gostos.

As cidades panamenhas também são lugares incríveis, cheias de vida e cultura, além de paisagens belíssimas, tanto urbanas quanto naturais. A Cidade do Panamá, capital do país, é moderna e cosmopolita. Boquete, por sua vez, é perfeita para quem procura contato com a natureza.

Ou seja, o país tem tudo para uma viagem inesquecível para diferentes perfis de viajantes. E, neste post, preparamos um guia completo sobre o Panamá, com dicas sobre seus principais pontos turísticos, lugares para ir e passeios imperdíveis. Confira!

Principais pontos turísticos do Panamá

A maior parte dos pontos turísticos do Panamá encontra-se em sua capital, que também é a principal porta de entrada do país. Por isso, uma boa dica para iniciar o seu roteiro de viagem em terras panamenhas é começar fazendo um tour pelos pontos turísticos da Cidade do Panamá.

Canal do Panamá

Pontos turísticos no Panamá: canal
Pontos turísticos no Panamá: canal – Foto: Jasperdo/Flickr

Um dos principais pontos turísticos do país, o Canal do Panamá é também uma das grandes obras da humanidade. Por isso, este é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem na capital panamenha. 

O Canal do Panamá liga os oceanos Atlântico e Pacífico, permitindo que navios atravessem  km de extensão e três diferentes conjuntos de eclusas: Miraflores, Gatún Lake e Pedro Miguel. Nelas, o nível de água sobe e desce para permitir as subidas e descidas das embarcações e acompanhar esse processo é uma das atrações do local. 

Casco Antiguo

Pontos turísticos no Panamá
Lugares para ir na Cidade do Panamá – Foto: Yulia Z/Unsplash

Outro ponto turístico imperdível da Cidade do Panamá é Casco Antiguo – ou Casco Viejo. Trata-se de um bairro da capital panamenha que é conhecido como a “segunda Cidade do Panamá”. Lá você encontrará uma vida noturna vibrante e ótimos hotéis em estilo antigo.

Casco Antiguo também abriga muitos pontos turísticos históricos em suas ruas de pedras, como o Antigo Convento de Santo Domingo e a Igreja de San José, além de praças e museus. Um dos lugares para visitar no bairro é o Museu do Canal Interoceânico, que mostra a história do Canal do Panamá e detalharemos melhor a seguir.

Museu do Canal Interoceânico do Panamá

Museu do Canal Interoceânico do Panamá
Dicas de pontos turísticos no Panamá – Foto: Jjimenez0921/Wikimedia Commons

O Museu do Canal Interoceânico do Panamá, como mencionamos, explica a história do canal desde seu planejamento até os dias atuais. O acervo conta com painéis, fotos, recortes de jornais, objetos e vídeos que mostram o processo de construção de uma das obras mais importantes do mundo.

Nele, você entenderá, por exemplo, que o Canal do Panamá foi idealizado por franceses, mas seu projeto foi finalizado por estadunidenses. Além disso, verá que o canal foi importante para que o Panamá conquistasse sua independência da Colômbia.

Calçada de Amador

Pontos turísticos no Panamá
Dicas de viagem no Panamá: Calçada de Amador – Foto: via puntapacificarealty.com

Na lista de pontos turísticos do Panamá, a Calçada de Amador aparece como um dos melhores lugares para quem quer fazer caminhadas ao ar livre. Trata-se de uma grande avenida que liga o continente às pequenas ilhas Naos, Perico e Flamenco, na capital panamenha. 

Você verá muitas pessoas fazendo seus exercícios diários na Calçada de Amador, além de turistas que aproveitam para curtir a paisagem ao redor. Além disso, a avenida concentra restaurantes e bares com vista para a Cinta Costeira e abriga, até mesmo, um free shop, na ilha Flamenco, que é ótimo para compras. 

Cinta Costera

Pontos turísticos no Panamá
Pontos turísticos no Panamá: Cinta Costera – Foto: Jim Nix/Flickr

Por falar na Cinta Costera, este é mais um dos pontos turísticos para visitar no Panamá. Ele é projeto recente da capital panamenha que renovou os arredores da Avenida Balboa, dando novas funções a essa área da orla marítima da cidade. Lá você encontrará um extenso calçadão, espaço para caminhadas, lugares para passeios de bicicletas e patins, além de parques com estátuas e espelhos d’água.

Ou seja, a Cinta Costera é um dos melhores lugares do Panamá para a realização de atividades ao ar livre. Por isso, ao planejar seu roteiro de viagem no país, reserve um dia para aproveitar esse cantinho especial da Cidade do Panamá.

Biomuseo

Biomuseo, na Cidade do Panamá
Biomuseo, na Cidade do Panamá – Foto: Arnold Reinhold/Wikimedia Commons

Por último, inclua em sua lista de pontos turísticos para visitar no Panamá o Biomuseo. Inaugurado em 2014, o museu conta a história do país e o processo evolutivo de suas espécies nativas. Há oito galerias permanentes no Biomuseo, por exemplo, que explicam o surgimento do Panamá. Além disso, o museu recebe exposições itinerantes.

Mais do que um lugar para observar o acervo, o Biomuseo também é um local para quem gosta de arquitetura, já que fica em um belíssimo prédio da Calçada de Amador. A partir dele, inclusive, é possível avistar a cidade moderna, o Casco Antiguo, o Cerro Ancóns e a Ponte das Américas.

Lugares para ir no Panamá

Dentre as muitas ilhas, praias paradisíacas e cenários espetaculares para visitar no Panamá, separamos lugares estratégicos que não podem faltar no seu roteiro.

Ilhas San Blas

San Blas
Lugares no Panamá: San Blas – Foto: Angel Silva/Unsplash

Um dos principais arquipélagos panamenhos, San Blas tem mais de 360 ilhas paradisíacas, banhadas pelo maravilhoso Mar do Caribe. Lá a principal atração são as praias, que convidam ao relaxamento à beira-mar. O principal destino de San Blas é a Comarca Kuna Yala, que oferece ótima infraestrutura turística, além de alguns dos lugares de praia mais lindos do Panamá.

Parque Natural Metropolitano

Parque Natural Metropolitano
Dicas no Panamá: Parque Natural Metropolitano – Foto: LWY/Wikimedia Commons

Para quem gosta de passeios em meio a natureza, o Parque Natural Metropolitano é um dos melhores lugares para visitar no Panamá. Ele fica bem no coração da Cidade do Panamá  e ocupa uma área de 2,3 km², sendo a única reserva de vida selvagem da capital do país.

Cerca de 227 espécies de aves, 45 mamíferos, 36 tipos de cobras e 14 tipos de anfíbios habitam o local. Além disso, o parque é a única floresta tropical que serve como parque recreativo público para uma área metropolitana, abrigando 284 espécies de plantas, incluindo árvores de até 35 metros de altura.

Cidade do Panamá

Cidade do Panamá
Cidade do Panamá – Foto: Keiron Crasktellanos/Unsplash

A Cidade do Panamá é uma das paradas obrigatórias de qualquer viagem ao país. Além de ser a porta de entrada pela via aérea, a capital é um dos lugares mais legais do Panamá. Estamos falando de uma cidade cosmopolita que, ao mesmo tempo que é moderna e contemporânea, preserva a história do país em suas construções e monumentos.

Além disso, a Cidade do Panamá é arborizada e repleta de lugares para atividades ao ar livre, entre praças, parques e calçadões. Para completar, possui uma ótima infraestrutura turística, com excelentes hospedagens, muitos restaurantes e bares estrategicamente posicionados em pontos de interesse para os turistas.

Passeios imperdíveis no Panamá

Alguns dos principais pontos turísticos e lugares para ir no Panamá podem ser conhecidos através de passeios realizados de forma autônoma ou com receptivos e agências de turismo. Veja alguns deles:

Centro de Visitantes de Miraflores

Centro de Visitantes de Miraflores
Passeios no Panamá – Foto: Youngiovani/Wikimedia Commons

Uma das melhores formas de conhecer o Canal do Panamá é através do passeio ao Centro de Visitantes de Miraflores. Este é um espaço onde você pode ver como os navios passam pelas eclusas do canal, além de tirar fotos de um terraço panorâmico. O passeio dura, geralmente, uma hora e meia e inclui um tour pelas instalações, com um guia que conta curiosidades sobre o Canal do Panamá.

Gatun Lake

Menos movimentado que o Centro de Visitantes de Miraflores, o Gatun Lake é outro conjunto de eclusas do Canal do Panamá que tem um espaço para turistas. Localizado na parte do Oceano Atlântico, o lugar também permite acompanhar o funcionamento do canal. Além disso, existem empresas turísticas que oferecem uma experiência ecológica pela região, incluindo passeios de barco pelo lago e observação da mata ao seu redor.

Ilha das Flores

Ilhas das Flores
Lugares para ir no Panamá: Ilha das Flores – Foto: Randreu/Wikimedia Commons

Localizada a 12 km da costa do Panamá, a Ilha das Flores é o destino de muitos passeios de barco que partem da capital do país. O nome oficial do local é Taboga, mas ele ficou conhecido como Ilha das Flores pela variedade de sua flora. Os passeios para lá, geralmente, são de um dia inteiro, mas também é possível se hospedar na ilha. Os barcos que seguem para a Ilha das Flores partem da Playita de Amador todos os dias.

Eco Tours

Passeios no Panamá
Passeios no Panamá – Foto: Daniel Volgger/Unsplash

Os Eco Tours são excelentes opções de passeios para quem quer emergir na rica natureza do Panamá, afastando-se do agito das cidades grandes, sobretudo de sua capital. Há várias empresas que realizam excursões junto às matas nativas do país, visitas a tribos indígenas, observação de pássaros e passeios de caiaque, por exemplo. Por isso, ao viajar para o Panamá não deixe de consultar opções de tours pela natureza para incluir em seu roteiro.

Dicas de viagem no Panamá

Dicas de viagem no Panamá
Dicas de viagem no Panamá – Foto: Rikin Katyal/Unsplash

Ao planejar sua viagem ao Panamá, além de montar o roteiro com as melhores opções de lugares para conhecer, é importante se atentar à documentação para ingresso no país, bem como dicas sobre a melhor época para viajar. Primeiramente, saiba que turistas brasileiros não precisam de visto para entrar no Panamá, mas é preciso apresentar um passaporte com até 3 meses de validade no momento da viagem.

Além disso, é importante tomar a vacina contra febre amarela ao menos dez dias antes de embarcar para o território panamenho. Apesar de não ser obrigatória, a apresentação do Comprovante Internacional de Vacinação pode ser exigida pelo oficial de imigração na entrada do país. Providencie também documentos que comprovem meios financeiros para se manter no Panamá durante a estadia, além das passagens aéreas de ida e volta.

Outra dica importante ao viajar para o Panamá é que, apesar de a moeda oficial do país ser a balboa, o dólar tem livre circulação em seu território. Além disso, fala-se espanhol por lá, mas você conseguirá se virar bem também com o portunhol. Porém, é indispensável aprender, ao menos, os termos mais comuns do espanhol, sobretudo para usar em restaurantes e nas hospedagens.

Por fim, inclua em sua bagagem pelo menos uma blusa pois, apesar de fazer muito calor no Panamá, costuma ser muito frio em locais fechados e nos carros, devido ao ar condicionado forte. Desse modo, você pode precisar da blusa em algumas ocasiões.

Qual é a melhor época para ir ao Panamá

Quando ir para o Panamá
Quando ir para o Panamá – Foto: Niels van Altena/Unsplash

O Panamá tem um clima quente durante todo o ano, por isso você não precisará se preocupar em escolher a estação quente para viajar e aproveitar suas praias. As temperaturas médias ficam em torno dos 30ºC-32ºC, o que favorece os dias à beira-mar. 

Por outro lado, o que define o clima no país são as chuvas, dividindo as estações entre chuvosa e seca. De abril a novembro, há grande incidência de chuvas no país, enquanto de meados de dezembro a março o tempo fica mais seco. Por isso, se você quer viajar para lá sem se preocupar com dias chuvosos, escolha ir, preferencialmente, de janeiro a março.

Nesta época, os dias ensolarados permitem aproveitar as praias e ilhas paradisíacas do país, assim como favorecem as atividades ao ar livre em seus parques, por exemplo. Porém, considere que esta também é a alta temporada no país, quando os preços costumam subir um pouco, mas sem chegar ao patamar de outros destinos caribenhos. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima