Atualizada em:
Tem uma viagem marcada para a Itália e não sabe o que visitar? Saiba quais são os pontos turísticos imperdíveis para conhecer no país
Ah, a Itália! Um país tão rico artisticamente, e que ainda concentra belíssimas paisagens naturais, possui tantos pontos turísticos que montar um roteiro de viagem pode se tornar uma tarefa complicada. Em todas as suas regiões, do norte ao sul do país, há lugares incríveis para conhecer.
São museus, igrejas, monumentos históricos, lugares ao ar livre, paisagens de tirar o fôlego e cidadezinhas charmosas que oferecem algumas das melhores atrações da Europa. Em parceria com a Elmocar, empresa de receptivo especializada em receber brasileiros na Itália, preparamos uma seleção com os principais pontos turísticos da Itália.
A Elmocar oferece tours com motoristas particulares na Itália e que falam português, otimizando o tempo da sua viagem e tornando os passeios muito mais seguros e confortáveis.
A Itália é um dos países integrantes do Tratado de Schengen, isso traz algumas facilidades e também requisitos para viagens pelo território italiano. Um dos pontos importante é que o Tratado de Schengen influencia diretamente nas viagens pelos países participantes do acordo, tendo como obrigação um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares e assistência com coberturas de traslado médico e regresso. O Vital Card possui os planos Europa, que já atendem todos os requisitos necessários para os países que fazem parte desse acordo.
Diversos dos países signatários do Tratado de Schengen, inclusive a Itália, adotaram o ETIAS (sistema eletrônico para a Autorização de Viagem). Ele entrará em funcionamento a partir do final de 2022, porém, já pode ser obtido e pode facilitar sua viagem pelo países participantes.
O que visitar na Itália? Principais atrações
Coliseu – Roma
Certamente, parece até óbvio demais citar o Coliseu como um dos principais pontos turísticos para visitar na Itália. A verdade é que esse cartão-postal de Roma tem que ser obrigatoriamente inserido em qualquer lista sobre o país. A enorme arena de mais de 2 mil anos era palco de batalha dos famosos gladiadores e ainda mantém parte de sua estrutura bem conservada. Portanto, a imponente construção, que chegou a abrigar até 80 mil espectadores de uma única vez, deve ser visitada em qualquer viagem à cidade eterna.
Torre de Pisa – Pisa
Quem visita a cidade de Pisa, na região da Toscana, logo pensa no atrativo mais famoso da cidade, sobretudo a imponente Torre de Pisa. A atração turística, conhecida por sua famosa inclinação, na verdade é um campanário da catedral do município. Mas ela vai muito além de uma edificação histórica, já que foi ali que Galileu Galilei testou sua teoria da gravidade arremessando duas esferas de massas diferentes de seu topo. Como você já deve ter visto, muitos turistas se acumulam em sua frente para tirar a clássica foto onde simulam estar segurando a torre.
Ponte dos Suspiros – Veneza
A Ponte dos Suspiros é sem dúvidas um dos pontos turísticos mais famosos da bela e romântica Veneza. Construída no início do século XVII, ela atravessa o Rio di Palazzo e liga o Palácio dos Doges, onde ficavam salas de interrogatório e as antigas prisões até Prigioni Nuove, uma nova prisão. Há duas lendas que giram em torno do local: a primeira diz que o nome foi concedido pois os prisioneiros que passam por lá davam seu último suspiro ao ver pela última vez o mundo exterior. A segunda diz que será concedido amor eterno aos casais que se beijarem durante pôr do sol ao passarem pela Ponte dos Suspiros de gôndola.
Galeria Vittorio Emanuele – Milão
Primeiramente, ao entrar na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão, você pode ter a impressão de estar em um palácio. No entanto, o local, conhecido como o “Salão de Milão”, é um sofisticado shopping. Seja para apenas tomar um café ou para fazer compras em lojas badaladas, o luxuoso espaço é um dos lugares mais interessantes para conhecer em Milão: foi desenhado no século XIX e abriga a primeira a loja Prada aberta na Itália.
Ponte Vecchio – Florença
A Ponte Vecchio é, de fato, um grande símbolo do romantismo florentino. Construída em 1345, é surpreendentemente a ponte de pedra mais antiga da Europa e sobreviveu intacta à Segunda Guerra Mundial, quando outras diversas pontes da cidade foram destruídas por tropas alemãs. Atualmente, a ponte conta com diversas lojas de joias sofisticadas por sua extensão, mas sua realidade nem sempre foi assim: durante os séculos XV e XVI suas casas suspensas eram ocupadas por açougues.
Fórum Romano e Paladino – Roma
Roma apresenta sete colinas e o Monte Paladino é a que fica no centro. Afinal, considerada uma das áreas mais antigas da cidade eterna, a mitologia grega ainda diz ser o local onde os gêmeos Rômulo e Remo foram amamentados pela loba e deram origem à cidade. Ao seu lado está o Fórum Romano, que apresenta ruínas bem preservadas das edificações onde funcionavam os órgãos públicos, comércios e lazer da época. Ali era o local onde eram tratadas questões fundamentais e políticas da cidade.
Praça e Basílica de São Marcos – Veneza
A Praça São Marcos sempre foi o epicentro da vida pública e religiosa de Veneza, certamente um dos principais pontos turísticos na Itália. Nela está localizada a Basílica de São Marcos, que ganhou o título de catedral da cidade em 1807. São mais de 4 mil metros quadrados forrados de incríveis mosaicos e imponentes colunas. O interior do templo é dourado e em seu altar é onde está sepultado São Marcos. Além disso, há um museu dentro da igreja, onde é possível observar detalhes das obras expostas ali.
Teatro alla Scala – Milão
Se você aprecia música erudita, deve programar uma visita ao belo Teatro alla Scala, um dos teatros líricos mais famosos do mundo. Apesar de muito antigo (foi inaugurado em 1778), suas instalações são bastante modernas, devido às variadas reformas pelas quais passou ao longo dos anos. Destaque para seu auditório revestido com veludo vermelho e ornamentado com detalhes em dourado, além de um lustre com mais de 380 lâmpadas. Diversas óperas de renome mundial tiveram sua estreia no Teatro ala Scala, como Otello e Nabuco, de Verd, e Madame Butterfly, de Puccini. Por fim, o teatro também possui um museu cujo acervo oferece uma grande coleção de pinturas e obras de arte relacionadas com o mundo da ópera.
Mercado Central – Florença
Se você vai a Florença, guarde algumas horas para caminhar pelo seu Mercado Central, lugar onde é possível, por exemplo, se aproximar dos costumes fiorentinos. Com mais de 3 mil metros quadrados, o espaço apresenta diversos exemplos da gastronomia italiana tradicional, principalmente aqueles pratos mais típicos da região da Toscana. Além disso, há diversas barracas que oferecem frutas, peixes, queijos, presuntos e condimentos. É um passeio recomendado para quem deseja um maior contato com o cotidiano da cidade da melhor forma possível: por meio de pratos deliciosos. No interior, há sobretudo obras de arte de valor inestimável.
Catedral de Pisa – Pisa
Outro ponto turístico que você não pode perder na Itália é a Catedral de Pisa. Construída em 1118, o edifício é um verdadeiro tesouro arquitetônico devido a suas enormes portas de bronze e a influência árabe em sua fachada, coberta por mármore branco. Em seu interior, obras de arte de valor inestimável podem ser contempladas, sendo uma delas a maior escultura islâmica medieval já feita, uma réplica do Pisa Griffin, uma besta mística.
Fontana di Trevi – Roma
A Fontana di Trevi (Fonte dos Trevos) deve seu nome ao fato de no passado ter sido o cruzamento de três estradas e também o ponto final do Aqueduto de Vergine. Seu projeto foi feito por Nicola Salvi, que morreu durante sua execução, e foi terminado por Giuseppe Pannini. A estátua central é a de Neptuno que tem ao seu lado dois Tritões, um dominando cavalo-marinho rebelde e dominando um cavalo-marinho mais manso, ambos representando o contraste das marés. A fonte está cheia de moedas, já que a lenda diz que quem joga moedas na água da fonte tem seus desejos atendidos.
Torre do Relógio – Veneza
A Torre do Relógio, em Veneza, é um dos monumentos mais fotografados e contemplados da cidade, além de um verdadeiro símbolo arquitetônico. Erguida no século XV, fica localizada em plena Praça São Marcos e apresenta cinco andares, sendo possível avistá-la de diversos pontos da cidade. A torre mantém em seu topo um grande relógio astronômico, uma verdadeira obra-prima da engenharia e tecnologia, que acompanha o passar do tempo em Veneza há mais de 500 anos. É possível fazer uma visita ao topo da torre mediante um agendamento prévio.
Duomo de Florença – Florença
Um verdadeiro tesouro que enfeita o skyline de Florença, o Duomo é uma das maiores igrejas cristãs do mundo. Com sua suntuosa cúpula e o altíssimo campanário, teve sua origem em 1296 e sua construção levou mais de 70 anos para ser concluída. O resultado, no entanto, valeu a pena: são 43 metros de largura e uma cúpula que atinge mais de 100 metros. Para quem desejar alcançá-la, são 462 degraus até o topo, mas o resultado compensa com uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade.
Vesúvio – Nápoles
O vulcão Vesúvio, localizado no sítio arqueológico da antiga Pompeia, foi o responsável por destruir duas cidades (Pompei e Herculano) em 79 d.C. e até hoje é considerado o maior vulcão da Itália em atividade – sua última erupção ocorreu há menos de um século. Para quem quiser conhecer suas enormes crateras, há excursões que realizam o passeio até o topo. Apesar da subida não ser das mais fáceis, já que o vulcão possui 1.281 metros de altura, este é um dos principais e mais interessantes pontos turísticos para conhecer na Itália.
Cinque Terre – Riviera Ligure
Um verdadeiro cenário de cinema é o que se encontra ao visitar Cinque Terre, formada pelas charmosas cidadezinhas de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Localizadas no topo de estonteantes colinas, as comunas são repletas de casinhas coloridas na beira de um mar com tons de um azul incrível. Há trilhas que levam a mirantes de tirar o fôlego, com algumas das melhores vistas panorâmicas do país.
Costa Amalfitana – Salerno
A Costa Amalfitana é outro dos pontos turísticos imperdíveis para visitar na Itália e um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo. São treze pequenas comunas ao longo de 60 quilômetros de uma estrada costeira bem sinuosa com vistas de tirar o fôlego. Casinhas equilibradas em morros íngremes junto a um tom espetacular do Mar Mediterrâneo vão impressionar qualquer pessoa. Vale combinar esse passeio com um fabuloso tour pela Ilha de Capri, que fica próxima da região.
+ Info
Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com
» Conheça 10 ilhas paradisíacas para visitar na Itália
» Viagens de trem pela Itália: como ir e outras dicas
» 19 pontos turísticos para visitar na Itália
» 10 cidades românticas para visitar na Itália
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]