Quais são os melhores bairros para ficar hospedado no Rio de Janeiro?

Atualizada em:

Todas as dicas sobre onde ficar no Rio de Janeiro: melhores bairros para se hospedar durante as férias

Passear pela cidade do Rio de Janeiro pode se revelar uma aventura de diversas formas. No caso do viajante, o principal ponto de pesquisa é encontrar os lugares mais indicados para ficar hospedado. Afinal, a quantidade de bairros indicados por quem já esteve por lá é enorme, indo desde os mais clássicos como Copacabana e Ipanema até algumas surpresas como Laranjeiras e Vidigal.

Claro que nenhum ranking oficial de bairros foi publicado para ajudar a se hospedar no Rio de Janeiro. Todas as listas (este incluída) são baseadas nas impressões e opiniões que circulam em diversos blogs, fóruns, sites e mesmo páginas de redes sociais. Afinal, a voz do povo é a voz de Deus. Mas esperamos, com isto, dar apenas uma direção e uma orientação para quem precisa procurar um lugar e não quer mais do mesmo ou esbarrar em preços absurdamente altos, item comum numa cidade turística bastante procurada como o Rio.

Assim, vamos checar os bairros que oferecem as melhores opções para o viajante médio que procura um lugar para passar momentos de calma e paz sem ter que pensar em fugir das multidões de turistas e curiosos que fatalmente estarão presente nos lugares mais badalados.

Vamos lá?

Melhores bairros para ficar hospedado no Rio de Janeiro

Barra da Tijuca

melhores bairros do rio de janeiro
Foto: Divulgação

Bairro classe alta na Zona Oeste do Rio de Janeiro, localizado na porção oeste da cidade no Oceano Atlântico. É conhecida por suas praias, a presença de muitos lagos e rios e seu estilo de vida. Representa 4,7% da população da cidade e 13% da área total do Rio de Janeiro.

Como região mais recente, construída há apenas cerca de trinta anos, a Barra introduziu um modo de vida caracterizado por grandes condomínios de luxo com infraestrutura de lazer (quadras de esportes, piscinas, bosques e lagos privativos, spas, academias) dentro de condomínios para uso de seus moradores e convidados. Os “bairros-condomínios”, como foram chamados, têm a ideia de criar um bairro exclusivo para seus moradores, possibilitando que eles vivam uma vida plena sem a necessidade de sair do condomínio. Os condomínios também contam com um sistema de alta segurança para garantir a privacidade e segurança de seus moradores. As áreas residenciais da Barra também são conhecidas por serem ecologicamente corretas.

A região é caracterizada pela cultura do automóvel, e é atravessada por três vias principais: a Avenida das Américas – “Avenida das Américas” (principal via da região, com aproximadamente 21 km de extensão), “Avenida Ayrton Senna” (que liga o bairro da Barra e a Linha Amarela, ou rodovia ‘Linha Amarela’) e “Avenida Lúcio Costa”, antiga Avenida Sernambetiba, que acompanha o litoral.

O Jardim Oceânico é um subdistrito da Barra da Tijuca formado predominantemente por prédios de três andares, sendo uma área semelhante à zona sul. Como parte dos preparativos para as Olimpíadas Rio 2016, foi inaugurada uma estação de metrô no bairro. A área predominantemente residencial também abriga vários bares e restaurantes nas ruas Olegário Maciel e Erico Verissimo.

Lapa

melhores bairros do Rio de Janeiro
Foto: Halleypo / Wikimedia Commons

Bairro localizado no centro do Rio, famoso por seus monumentos históricos e vida noturna. Abriga os Arcos da Lapa, um impressionante aqueduto construído em meados do século XVIII pelas autoridades coloniais. Outra importante atração histórica é o Passeio Público, o primeiro parque público da cidade, construído na década de 1780.

Desde o início da década de 1950, é conhecido por sua animada vida cultural, onde se concentram muitos restaurantes e bares onde artistas e intelectuais brasileiros se encontravam. Foi, e ainda é, famosa por seus muitos restaurantes, bares e boates onde as diversas formas da música brasileira podem ser apreciadas, como o bar Asa Branca e a Fundição Progresso. A Sala Cecília Meireles, importante espaço de música de câmara, também está localizada por lá.

Ponto de referência para os amantes da vida noturna, uma das características marcantes do bairro é a harmonia que convive com as mais diversas tribos urbanas. Desde a década de 1950, quando começou a ser chamada de “Montmartre Carioca”, a Lapa atraiu intelectuais, artistas, políticos e principalmente o povo carioca, que se reúne para celebrar o samba, o forró, a MPB, o choro e muito mais recentemente, música eletrônica e rock.

O Passeio Público, a Escola Nacional de Música, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Desterro e a Escadaria Selarón são referências para o turista que deseja conhecer uma amostra da arquitetura do Rio antigo.

Copacabana

melhores bairros do rio de janeiro
Foto: Divulgação

Bairro da zona sul mais conhecido por sua praia balneário de 4 km, uma das mais famosas do mundo. Está localizada na costa atlântica e estende-se desde o Posto Dois (vigília salva-vidas Dois) até o Posto Seis (vigia salva-vidas Seis). O Leme está no Posto Um. Há fortes históricos nas duas extremidades. O Forte de Copacabana, construído em 1914, fica no extremo sul junto ao Posto Seis e o Forte Duque de Caxias, construído em 1779, no extremo norte.

Hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas e prédios residenciais pontilham o calçadão em frente à Avenida Atlântica. Aos domingos e feriados, um lado da Avenida Atlântica fica fechado para carros, dando mais espaço para moradores e turistas para atividades ao longo da praia.

O local recebe milhões de foliões durante as comemorações anuais do Réveillon e, na maioria dos anos, tem sido a sede oficial da Copa do Mundo de Futebol de Praia da FIFA.

Laranjeiras

melhores bairros do rio de janeiro
Foto: Halley Pacheco de Oliveira / Wikimedia Commons

Bairro de classe média alta, localizado na zona sul do Rio, principalmente residencial e um dos mais antigos da cidade, tendo sido fundado no século XVII com a construção de casas de campo no vale localizado às margens do Rio Carioca, que margeava o Morro do Corcovado. Por isso era anteriormente chamado de Vale do Carioca.

Embora principalmente residencial, há várias instituições e escolas governamentais, culturais e esportivas importantes fazem deste bairro movimentado. Pontos turísticos bem conhecidos em Laranjeiras incluem o Palácio Guanabara (sede do governo do estado do Rio de Janeiro), o Palácio Laranjeiras (residência oficial do governador do estado) e o Parque Guinle (Parque Eduardo Guinle), além da sede e das Laranjeiras Estádio do Fluminense Futebol Clube, filial carioca, do Hebraica Clube Social e Esportivo, dentre vários outros.

Santa Teresa

melhores bairros do rio de janeiro
Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Bairro localizada no alto do morro de Santa Teresa, no centro do Rio. Famoso por suas ruas sinuosas e estreitas, que são o local preferido de artistas e turistas.

Originou-se em torno do Convento de Santa Teresa, construído na década de 1750 no morro do Desterro. No final do século XIX e início do século XX era um bairro de classe alta, como testemunham suas muitas vilas opulentas. Deixou de ser um bairro de classe alta há muito tempo, mas foi revivido como um hotspot da moda. É o lar de vários artistas e estúdios de arte e galerias. A oferta de restaurantes e bares também é variada.

Um dos moradores mais ilustres de Santa Teresa foi Raymundo Ottoni de Castro Maia, colecionador de arte que morava em sua Chácara do Céu, no bairro. A propriedade foi transformada em museu (Museu da Chácara do Céu) e suas exposições incluem obras de Matisse, Jean Metzinger, Eliseu Visconti, Di Cavalcanti e Candido Portinari. Está localizado próximo ao centro cultural Parque das Ruínas. Em 2006, algumas pinturas foram roubadas e ainda não foram recuperadas.

Outro museu é o Museu do Bonde, que conta a história do famoso Bonde de Santa Teresa desde suas origens históricas. Um passeio no bonde é uma atração popular entre os turistas. Pratica a travessia do antigo Aqueduto da Carioca, passando por ruas pitorescas do bairro de Santa Teresa e vistas maravilhosas da cidade em declive.

Vidigal

melhores bairros do rio de janeiro
Foto: Catalytic Communities / Flickr

O Morro do Vidigal tornou-se uma espécie de “bebê” entre artista e personalidade. Aos poucos, cantores, atores, diretores de cinema, compositores e artistas plásticos foram se instalando na região. São muitos os bares e restaurantes que recebem samba, noites de gafieira e festas de todos os tipos, tornando o Vidigal um dos bairros mais culturais da cidade.

Vale a pena ver a cidade do Rio de Janeiro do Morro do Vidigal: a praia ao pé, a geografia das montanhas ao fundo, tudo parece contribuir para a imagem de um cartão postal. Além disso, como a comunidade está localizada nas montanhas do Dois Irmãos, existem várias trilhas para os aventureiros de plantão.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima