Reino Unido passará a cobrar taxa de entrada para turistas a partir de novembro

Atualizada em:

Reino Unido passará a cobrar taxa de entrada para turistas a partir de novembro. Brasileiros serão cobrados a partir de 2024

Assim como acontecerá com a Europa a partir de 2024, os turistas que visitarem o Reino Unido também começarão a ter que pagar uma taxa logo na entrada. Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte irão lançar um requisito de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), nome bem parecido inclusive com o programa europeu European Travel Information and Authorization System (Etias), em 2024, que custará £ 10, o que equivale a cerca de R$ 60 atualmente.

O ETA se tornará, assim, uma nova exigência para quem não precisa de visto para chegar ao Reino Unido, incluindo turistas brasileiros, segundo o site do governo do Reino Unido. O ETA será vinculado eletronicamente ao passaporte para quem permanecer no país por até 6 meses para turismo, visitar familiares e amigos, negócios ou estudos, e mesmo para quem estiver em trânsito (inclusive se não passar pelo controle de fronteira do Reino Unido).

Quando a medida começa a valer?

reino unido taxa de turismo
Foto: Ming Jun Tan / Unsplash

A medida entra em vigor a partir de 15 de novembro, mas apenas para cidadãos do Catar. E a partir de 22 de fevereiro de 2024, começa para valer, primeiramente para turistas do Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. O governo informa que mais nacionalidades serão adicionadas à lista em uma data posterior. Portanto, ainda não há previsão para o início da cobrança para os brasileiros.

Quem não precisa?

Quem tem passaporte britânico ou irlandês; permissão para morar, trabalhar ou estudar no Reino Unido; ou um visto para entrar no Reino Unido. Além disso, se você residir legalmente na Irlanda e não precisar de visto para visitar o Reino Unido, não precisará de um ETA se estiver entrando na região pela Irlanda, Guernsey, Jersey e Ilha de Man.

Como entrar com o pedido do ETA?

Você precisará se inscrever no aplicativo ETA do Reino Unido ou on-line em GOV.UK. É possível cadastrar e também registrar o nome de outras pessoas. Cada viajante deve obter seu próprio ETA, incluindo crianças e bebês. O documento pode levar até 3 dias úteis para ficar pronto ou mais em casos de verificação mais detalhada. E como já mencionado acima, o ETA custará £ 10 por passageiro.

O passageiro receberá um e-mail de confirmação se o pedido for aprovado. O ETA será vinculado eletronicamente ao passaporte registrado, que deve ser o mesmo para a viagem. O ETA terá duração de 2 anos. Se o seu passaporte expirar em menos de 2 anos, você precisará obter um novo ETA. Em caso de recusa, o passageiro precisará de um visto de visitante padrão para visitar o Reino Unido ou de um visto de trânsito para transitar pelo país.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima