4 reservas naturais para conhecer na Ilha da Madeira, em Portugal

Atualizada em:

Um dos principais destinos de férias em Portugal, a Ilha da Madeira tem reservas naturais perfeitas para quem curte ecoturismo e procura por belas paisagens

A Ilha da Madeira é um dos principais destinos de férias em Portugal, sobretudo para quem quer aproveitar os dias de viagem em contato com a natureza. Localizada no Oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa, a ilha de origem vulcânica tem cenários belíssimos, que mesclam praias paradisíacas, montanhas e mirantes sensacionais, além de uma flora exótica. E tudo isso pode ser contemplado de perto em suas reservas naturais.

Por isso, se você é um amante do ecoturismo ou procura um destino que permita ter um contato maior com a natureza, escolha viajar para a Ilha da Madeira. Com clima ameno o ano todo, o destino é o lugar ideal para passeios ao ar livre. Além disso, suas reservas naturais guardam paisagens belíssimas, que vão desde as praias douradas do Porto Santo até a floresta milenar de Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Reservas naturais da Ilha da Madeira

Reservas naturais na Ilha da Madeira
Foto: Divulgação

Que tal montar um roteiro pelas reservas naturais da Ilha da Madeira? Você pode incluir, ao menos, uma delas em seus planos de viagem ou, então, viajar exclusivamente para conhecê-las. Em qualquer uma dessas situações, voltará encantado com as belezas desse destino português. Localizados em diferentes regiões, estes lugares preservam a natureza exuberante do arquipélago e revelam cenários incríveis. Confira mais detalhes, a seguir.

Rocha do Navio

Reservas naturais da Ilha da Madeira, em Portugal
Foto: Divulgação

A reserva natural Rocha do Navio fica no nordeste da Ilha da Madeira, no município de Santana. Ela foi criada em 1997 com o intuito de preservar essa região do arquipélago, que é o habitat da foca monge e a flora endêmica – única – de suas falésias e dos Ilhéus Rocha das Vinhas e da Viúva. Há três maneiras de visitá-la: a partir do mirante da Rocha do Navio, por meio de um teleférico ou por um caminho acidentado na rocha – recomendado para os mais aventureiros. Do alto do mirante, se tem uma bela vista da reserva, com penhascos, cascatas que deságuam no mar e uma praia selvagem de calhau.

Ponta de São Lourenço

Reservas naturais em Portugal
Foto: David Francisco

Mais a leste, a reserva Ponta de São Lourenço fica em uma península da Ilha da Madeira. E, assim como a Rocha do Navio, tem vistas deslumbrantes. A partir dela é possível avistar as costas norte e sul da ilha, assim como as Ilhas Desertas e Porto Santo. Reserva natural desde 1982, esta região, devido às suas condições geológicas, tem uma flora exuberante, com flores selvagens coloridas e diferentes tons de camadas rochosas de origem vulcânica. Por tudo isso, é o lugar perfeito para quem quer ter uma experiência imersiva na natureza. Mas não é só isso. Abriga, ainda, um dos percursos mais fascinantes na Madeira, a Vereda da Ponta de São Lourenço. A trilha percorre 4 km e permite contemplar toda a beleza dessa parte da ilha.

Parcial do Garajau

Garajau, Ilha da Madeira
Foto: Divulgação

Já a reserva natural Parcial do Garajau fica na costa sul da Ilha da Madeira e foi criada em 1986. Nela está um dos locais preferidos do arquipélago para quem pratica mergulho, a praia do Garajau. Próxima à cidade de Funchal – apenas 15 minutos de carro -, a reserva natural tem acesso por um teleférico ou por carro, a partir da Ponta do Garajau. Diferente das demais, ela é a única reserva marinha exclusiva de Portugal. Além disso, oferece condições perfeitas para o mergulho, inclusive em contato com as diversas espécies marinhas que vivem nessa região do arquipélago.

Ilhas Desertas

Ilhas Desertas
Foto: Francisco Correia

A reserva natural das Ilhas Desertas compreende a região onde estão três pequenas porções de terra do arquipélago: o Ilhéu Chão, a Ilha Deserta Grande e a Ilha Bugio. No entanto, somente a Deserta Grande recebe visitas, mediante autorização prévia. Os passeios que seguem para lá partem de Funchal. O trajeto feito de barco dura cerca de 3 horas e, no caminho, é possível avistar golfinhos, baleias e aves marinhas. A reserva natural foi criada em 1995 e fica a sudeste da Ilha da Madeira. Área de refúgio e conservação da foca monge, ela também abriga espécies raras da flora endêmica e um centro de nidificação de aves marinhas.

Como chegar na Ilha da Madeira

Como chegar na Ilha da Madeira
Foto: Carlos Viveiros

Apesar de ser conhecida como Ilha da Madeira – nome de sua principal ilha – esta região de Portugal é, na verdade, um arquipélago formado por várias ilhas e ilhotas. Como já mencionamos, fica em meio ao Oceano Atlântico. E a principal forma de chegar lá é de avião. Há um voo direto de Lisboa, capital de Portugal, para o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo, na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira. O percurso é feito em 1h30 e há várias partidas todos os dias da semana. Para quem preferir desembarcar em Porto Santo, o aeroporto da cidade também recebe voos vindos de Portugal.

Além da via aérea, é possível ir à Ilha da Madeira de barco, lembrando que não há ligação terrestre entre o arquipélago e o continente. O Porto de Funchal, por exemplo, recebe muitos cruzeiros e outras embarcações também fazem o trajeto até as ilhas, vindas sobretudo de Portugal.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima