Atualizada em:
Programando uma nova viagem para Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado? Confira um roteiro de 7 dias pelo Peru visitando suas principais atrações
Doses perfeitas de natureza, cultura e misticismo fazem do Peru um dos destinos mais procurados por viajantes. Além do grande símbolo e principal cartão de visitas Machu Picchu, o país oferece muitas outras ruínas que apresentam mais de 2 mil anos de histórias.
Para quem está planejando uma viagem pelo país, decidir o que e quando visitar pode se tornar uma tarefa complicada. Por isso, elaboramos junto com a agência Peru Grand Travel, especializada em pacotes e passeios pelo Peru, uma sugestão de roteiro de 7 dias. A opção inclui Cusco, Machu Piccho e Vale Sagrado. A agência, inclusive, oferece um pacote completo que inclui essa mesma rota.
Portanto, conheça agora nossa sugestão de roteiro de 7 dias conhecendo as belezas do Peru.
Roteiro de 7 dias no Peru
Roteiro pelo Peru: Dia 1 (Cusco)
A jornada deste roteiro de 7 dias pelo Peru começa em Cusco. De fato, a cidade é porta de entrada para quem deseja visitar Machu Picchu e reserva muitas atrações. Situada a 3400 acima do nível do mar, Cusco apresenta uma rica arquitetura de influência espanhola.
O passeio pode ser iniciado pela Plaza de Armas, já que foi onde o colonizador espanhol Francisco Pizarro realizou a conquista da cidade. O local concentra diversas edificações importantes, como vários templos e construções incas que deram origens às igrejas quando os espanhóis chegaram, além de lojinhas e restaurantes. Além disso, neste ponto é possível visitar a Catedral de Cusco, que levou mais de 100 anos para ser concluída e está entre as maiores do mundo.
Próximo dali também está o Museu Inca, que reúne grande acervo sobre a história e a cultura do povo que habitava a cidade. Não deixe também de inserir uma visita ao charmoso bairro de San Blas. Afinal, fica localizado a algumas quadras da Plaza de Armas e concentra um grande número de lojas de artesanato, arte sacra e lembrancinhas no geral, espalhadas por suas ruas íngremes e estreitas, além de casarões em estilo colonial.
Roteiro pelo Peru: Dia 2 (Cusco)
Reserve o segundo dia em Cusco para realizar uma visita até as ruínas próximas da cidade, que juntas formam um dos complexos arqueológicos mais importantes da região. Sacsayhuamán é sem dúvidas uma das mais conhecidas e fica a apenas 2 quilômetros ao norte da Plaza de Armas. Possui mais de 4 mil metros de uma antiga fortificação construída com pedras gigantes que contorna edifícios sagrados, aquedutos, torres, santuários e muito mais.
Outra ruína a ser visitada é a de Qenqo, um local totalmente esculpido em uma pedra de grandes proporções. Era utilizado para realizar cerimônias de fertilidade, entre outras celebrações – inclusive muitos líderes Incas foram mumificados ali. Além disso, o espaço ainda servia como um templo para observação astronômica.
Já Tambomachay é considerado o templo das águas, local que concentra grande parte da tecnologia hidráulica desenvolvida pelos Incas. Seu objetivo era fornecer água para as proximidades e abastecer, por exemplo, os banhos incas. As ruínas de Pukapukara, que significa Forte Vermelho, possui um sítio arqueológico com vários caminhos bem preservados, e fecha o roteiro deste segundo dia pelo Peru.
Roteiro pelo Peru: Dia 3 (Cusco)
No terceiro dia desse roteiro pelo Peru você pode escolher entre dois passeios incríveis, que são a Laguna Humantay ou a Montaña de 7 colores. Certamente, ambas exigem longas caminhadas. Por isso são dois tours indicados para quem gosta de praticar trekking e que amam paisagens naturais belíssimas.
A Rainbow Mountain, conhecida também como Vinicunca ou Cerro Colorado, localizada nas proximidades de Cusco, é uma das alternativas para incluir em seu terceiro dia no roteiro pelo Peru. É necessário caminhar por três horas a uma altitude de mais de 5 mil metros para ver de perto as incríveis montanhas coloridas do Peru. No entanto, o lugar é diferente de tudo o que você já viu, apresentando incríveis misturas de cores formadas por minerais existentes na região.
Ademais, outra opção de tour para realizar em seu terceiro dia pelo Peru é visitar a Laguna Humantay. Uma das lagoas mais altas do mundo, a 5 mil metros de altitude. Uma caminhada de aproximadamente três quilômetros leva ao paradisíaco lugar, que apresenta uma água cristalina com incríveis tons que variam entre azul e verde.
Roteiro pelo Peru: Dia 4 (Ollantaytambo)
No quarto dia desse roteiro pelo Peru é hora de sair de Cusco a caminho do Vale Sagrado. A fim de conhecer lugares como Pisac, Chinchero, Salinas de Maras, Moray e Ollantaytambo.
Pisac está a 3400 metros de altitude e possui algumas das maiores ruínas do Vale Sagrado, cuja origem é atribuída a pré-incas e incas. Seu sítio arqueológico bem preservado apresenta diversas edificações como túneis, pontes, aquedutos, cemitérios, além de uma vista incrível para o vale e também para a cidade.
A cidade de Chincheros é uma parada estratégica muito charmosa, também conhecida como “cidade do arco-íris”. O nome foi dado por conta das tradições andinas que são muito preservadas por lá. Por isso, além de ruínas, o local oferece diversos ateliês com blusas de lã de alpaca e artesanatos.
Posteriormente, é hora de conhecer a cidade de Maras, que apresenta uma estrutura para extração de sal que não tem relação com a civilização inca. Porém, impressiona por suas mais de 4000 poças que recebem água salgada proveniente de nascentes subterrâneas a quilômetros dali. A salina, ou “salinera” fica localizada em um vale rodeado por montanhas, formando um cenário espetacular.
Bem próximo das Salinas de Maras está o sítio arqueológico de Moray, que abriga ruínas de um antigo laboratório agrícola inca. Com toda certeza, o cenário é sensacional e mostra como a civilização inca utilizava técnicas avançadas mesmo utilizando poucos recursos.
Por fim, Ollantaytambo ou Ollanta, como é conhecida, não só é a cidade mais bem preservada do Vale Sagrado, como também é a única inda habitada na região, o que a torna singular. Dessa maneira, a ideia é pernoitar na cidade para, de manhã, seguir para Águas Calientes.
Roteiro pelo Peru: Dia 5 (Águas Calientes)
No quinto dia deste roteiro no Peru, é hora de pegar o trem em Ollantaytambo rumo a Águas Calientes, conhecida também como Machu Picchu Pueblo, porta de entrada para Machu Picchu. O percurso, de aproximadamente duas horas, é muito bonito e perfeito para apreciar as paisagens que aparecem ao longo dos trilhos.
O vilarejo Águas Calientes foi construído para abrigar os turistas que pretendem visitar a cidade sagrada dos Incas, mas também reserva atrações que valem a pena. Uma delas, sem dúvidas, são os banhos termais, perfeitos para recuperar as energias após a viagem. As piscinas termais ficam bem no topo da cidade e aproveitam as águas quentes provenientes das rochas que rodeiam o povoado.
Não deixe de visitar a Plaza Manco Capac para tirar aquela foto clássica com a placa “Bienvenidos a Machupicchu”. Bem próximo à Estação de Trem está o Mercado de Artesanatos, que oferece diversos itens regionais e presentes para quem quiser levar para casa lembranças de Machu Picchu. Agora, é hora de descansar para aproveitar a grande atração do sexto dia deste roteiro pelo Peru, Machu Picchu.
Roteiro pelo Peru: Dia 6 (Águas Calientes)
Enfim chegou a hora de visitar a misteriosa e belíssima Machu Picchu. De Águas Calientes até a cidade sagrada, o trajeto pode ser realizado por meio de uma trilha com duração de uma hora e meia. Outra opção é por meio de ônibus em cerca de 25 minutos.
O lugar, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das 7 maravilhas do mundo, fica a 2,4 mil metros de altitude e foi povoado nos anos de 1450 a 1540. É provavelmente a cidade mais importante do Império Inca. Não haveria lugar melhor para praticamente encerrar esse roteiro de 7 dias pelo Peru, não é mesmo?
Os ingressos de acesso ao parque possuem hora marcada e as novas regras de visitação a Machu Picchu estabelecem que só é permitida a entrada ao sítio arqueológico quando acompanhado por guia. No mais, vale se deslumbrar com os encantos e mistérios do lugar e se deixar hipnotizar com a vista da cidadela isolada por montanhas.
Neste dia, é hora de retornar a Cusco durante a tarde para recuperar o fôlego após uma série de emoções e aventuras acumuladas.
Roteiro pelo Peru: Dia 7 (Cusco)
Por fim, o último dia desse roteiro incrível pelo Peru pode ser dedicado a passear por Cusco e fazer algumas compras. Afinal, o desfecho dessa viagem merece um pouquinho de descanso e atividades mais tranquilas, certo?
Uma dica é aproveitar para conhecer melhor o bairro de San Blas, que reúne diversos artistas de ruas e onde você poderá adquirir produtos típicos, lembranças e souvenirs para presentear amigos e familiares. No final da Avenida El Sol, que é a principal da cidade, está o Centro Artesanal. Ou seja, um centro de exposições que reúne diversos vendedores oferecendo produtos em estandes. Há muita variedade e ótimos preços, além de lanchonetes que oferecem diversos petiscos peruanos.
+ Info:
Peru Grand Travel
Centro comercial Cusco sol Plaza, Av El Sol 948, escritório 324 Cusco
Tel/ WhatsApp.: +51 959 148 222
[email protected]
www.machupicchupacotes.com
» 10 cidades bonitas para visitar no Peru
» Melhor época para ir ao Peru
» Trilha de Salkantay, um dos trekkings mais belos do Peru
» Lugares para conhecer em Arequipa no Peru
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]