Saiba quais são os países mais e menos seguros para viajar

Atualizada em:

Descubra quais são os países mais e menos seguros para viajar em 2023, segundo o Índice Global de Paz. Saiba o que torna a Islândia, a Dinamarca e a Irlanda destinos incríveis e pacíficos. Brasil ficou em 132º no ranking

Uma viagem pelo mundo é o sonho de muitas pessoas que amam conhecer novos lugares, culturas e línguas. Mas para que isso se torne realidade, é preciso levar em conta a segurança do destino escolhido. Afinal, ninguém quer passar por situações de risco ou ter uma experiência ruim em um país estrangeiro. Recentemente, o 17º Índice Global da Paz (GPI) divulgou o ranking dos países mais e menos seguros para os viajantes em 2023

O GPI é uma pesquisa realizada pelo Institute for Economics and Peace (IEP), que analisa os esforços de 163 países para promover a paz. O levantamento se baseia em diversos critérios, como violência, criminalidade, terrorismo e conflitos internacionais. Este ano, uma das conclusões é que o mundo está menos seguro que em 2022, e isso acaba afetando o setor turístico. 

Segundo o GPI de 2023, o país mais seguro do mundo é a Islândia, que ocupa o primeiro lugar desde 2008. O país é um destino incrível para quem gosta de natureza, aventura e cultura, com paisagens deslumbrantes, vulcões, gêiseres, cachoeiras e auroras boreais. Além disso, a Islândia é o terceiro país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Mundial da Felicidade.

Em segundo lugar no GPI está a Dinamarca, um país escandinavo que se destaca pela baixa corrupção governamental, pelo alto padrão de educação e saúde e pela cultura de tolerância e diversidade. A Dinamarca é um ótimo lugar para explorar cidades charmosas, castelos históricos, museus e parques temáticos. A capital Copenhague é considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo.

O terceiro país mais seguro do mundo é a Irlanda, que subiu cinco posições em relação ao ano anterior. A Irlanda é famosa pela sua hospitalidade, pela sua música e pela sua cerveja. O país também tem uma rica herança cultural e histórica, com castelos medievais, ruínas celtas e paisagens verdes. A Irlanda é um destino ideal para quem busca relaxar, se divertir e se encantar.

Confira a lista completa com os 10 países mais seguros do mundo segundo o 17º Índice Global da Paz (GPI):

países menos seguros do mundo
Foto: Jon Flobrant / Unsplash
  1. Islândia
  2. Dinamarca
  3. Irlanda
  4. Nova Zelândia
  5. Áustria
  6. Cingapura
  7. Portugal
  8. Eslovênia
  9. Japão
  10. Suíça

Países menos seguros do mundo

países menos seguros do mundo
Foto: Mohammad Husaini / Unsplash

No outro extremo do GPI estão os países menos seguros do mundo, aqueles que sofrem com guerras, violência, pobreza e instabilidade política. O país mais perigoso do mundo é o Afeganistão, que ocupa o último lugar pelo oitavo ano consecutivo. O local  é palco de um conflito armado entre o governo e grupos insurgentes, como o Talibã e o Estado Islâmico. O país enfrenta graves problemas sociais e humanitários, como deslocamento forçado, fome e violação dos direitos humanos.

Outros países que estão no fundo do GPI são Iêmen, Síria, Sudão do Sul e República Democrática do Congo. Esses destinos também vivem situações de guerra civil, terrorismo, corrupção e violações dos direitos humanos. São países que não oferecem condições mínimas de segurança para os seus habitantes ou para os visitantes.

Posição do Brasil no Índice Global da Paz (GPI)

países mais seguros do mundo
Foto: Raphael Nogueira / Unsplash

O Brasil está na 132ª posição no GPI, sendo considerado um país de baixa paz. O Brasil tem altos índices de violência urbana, homicídios e crimes contra a propriedade. O país também sofre com a corrupção política, a desigualdade social e os conflitos ambientais. O Brasil tem muitos atrativos turísticos, como praias, florestas, cidades históricas e eventos culturais, mas é preciso tomar cuidado ao viajar pelo território nacional.

Conclusões do Índice Global da Paz 2023

De acordo com o GPI de 2023,  a violência, a criminalidade, o terrorismo e os conflitos aumentaram em diversas regiões. O Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido (FCDO) atualizou sua lista de países para evitar viagens, incluindo Rússia, Ucrânia, Irã, Sudão e Belarus. 

Ao todo, são 21 países considerados perigosos para os viajantes, além de outros 44 que apresentam riscos parciais, como Angola, Bangladesh, Camarões, Colômbia, Etiópia, Geórgia, Índia, Israel e Malásia. Algumas das maravilhas do mundo também estão fora do alcance dos turistas, como Timbuktu no Mali, São Petersburgo na Rússia, Cataratas do Anjo na Venezuela, Planalto de Ennedi no Chade e Palmyra na Síria. A guerra na Ucrânia fechou 20% do espaço aéreo europeu.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima