São Paulo recebe exposição do maior dinossauro do mundo

Atualizada em:

Exposição “Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo” ficará em São Paulo até dezembro, com a réplica do maior dinossauro do mundo e 20 fósseis originais

Até o dia 4 de dezembro, será possível ver de perto uma réplica do maior dinossauro do mundo em São Paulo. Ela faz parte da exposição “Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo”, instalada no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. A mostra traz, ainda, 20 fósseis originais e mais 15 réplicas de esqueletos dos animais extintos há milhões de anos, incluindo um dinossauro que viveu em solo brasileiro.

Esta é a primeira vez que esta exposição é apresentada no Brasil. As peças vieram diretamente do Museu Paleontológico Egidio Feruglio, na Patagônia, referência mundial na descoberta e preservação de materiais fósseis. E a exposição é uma ótima opção de passeio não só para quem curte dinossauros como para quem tem filhos. A mostra possui, inclusive, um ambiente interativo onde adultos e crianças podem se aventurar.

Maior dinossauro do mundo

Maior dinossauro do mundo
Foto: Divulgação

A réplica do maior dinossauro do mundo é do titanossauro argentino Patagon Titan e tem quase 40 metros de comprimento. Ela foi feita de resina em impressoras 3D e foi montada em São Paulo por 10 pesquisadores vindos da Argentina. Aqui, porém, teve que ser adaptada para caber na sala expositiva do Parque do Ibirapuera. Isto porque a altura do local, de seis metros, não permitiu montar os ossos do dinossauro na posição original. O pescoço e o rabo tiveram de ficar ligeiramente abaixados.

Além do maior dinossauro do mundo, a exposição tem outras 15 réplicas de esqueletos, incluindo a do Buriolestes Schultzi. Este dinossauro viveu em solo brasileiro há cerca de 233 milhões de anos. Segundo o Guinness World Records, é um dos animais mais antigos do planeta. Outro grande destaque é o crânio do Giganotossauro, espécie protagonista do filme Jurassic Park 3.

Exposição em São Paulo

São Paulo recebe exposição de dinossauros
Foto: Divulgação

A exposição “Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo” tem três partes: Carnívoros da Patagônia, Gigantes da Patagônia e Os Menores Dinossauros. Nela, você encontrár não só as réplicas dos dinossauros como também 20 fósseis originais, ilustrações de algumas espécies de dinossauros passeando por pontos turísticos de São Paulo.

Há, ainda, a Praça DINOS, onde há atividades de realidade aumentada de interação com a era jurássica e um tanque de areia para escavação e descoberta de réplicas de fósseis. Para completar, o local tem uma área para descanso com uma cafeteria, uma loja temática e espaço para selfies com dinossauros.

Os ingressos custam R$40,00, de terça à sexta, e R$50,00, aos sábados, domingos e feriados, e estão à venda no site da LivePass. Crianças de até 2 anos não pagam e estudantes, idosos e pessoas com deficiência pagam meia entrada. A exposição abre das 10h às 19h40, de terça a sexta, e das 9h às 19h40, aos finais de semana.

Como chegar na exposição

Maior dinossauro do mundo em São Paulo
Foto: Divulgação

A exposição “Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo” está instalada no Pavilhão das Culturas Brasileiras, do Parque Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº. O parque fica no bairro da Vila Mariana, na zona sul da capital paulista, e tem acesso por diferentes áreas da cidade, inclusive pelo transporte público. Para quem vai de carro, há estacionamento pago (valor da Zona Azul) nos portões 3 e 7A.

A estação de metrô mais próxima é a AACD – Servidor, da linha 5-Lilás, que fica a cerca de 1 km do parque. O trecho leva cerca de 15 minutos a pé e termina no portão 5, com acesso para pedestres. Basta descer a Rua Pedro de Toledo, cruzar a Avenida Ibirapuera e seguir pela Avenida Sagres até a Avenida IV Centenário. A linha 5-Lilás do Metrô tem interligação com as linhas 1-Azul (na estação Santa Cruz) e 2-Verde (na estação Chácara Klabin). Por outro lado, quem vai de ônibus, deve consultar no site do Parque do Ibirapuera quais linhas passam próximas a ele. Confira neste link.

Veja, a seguir, como foi a montagem da exposição do maior dinossauro do mundo em São Paulo:

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima