Atualizada em:
Seguro viagem é obrigatório na Europa? Confira quais países europeus exigem o seguro
Qualquer viagem precisa de todo o tipo de planejamento para que tudo saia perfeito. Desde a escolha do destino, reservas e embarque, se programar é a melhor maneira de evitar imprevistos que podem fazer a viagem dos sonhos virar um pesadelo. Quando falamos de uma viagem internacional, planejamento quase vira regra.
Ainda assim, toda viagem está sujeita a acontecimentos inesperados, sendo importante a contratação de um seguro viagem para que nenhum problema estrague as férias. Principalmente se você está pensando em embarcar para a Europa, isso porque o seguro é obrigatório para turistas que vistam alguns países do Velho Continente.
Seguro viagem é obrigatório na Europa?
Desde 1997, o seguro viagem para a Europa é obrigatório para turistas estrangeiros que visitam os países que fazem parte do Tratado de Schengen. O acordo, firmado na década de 80, é uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Atualmente, são 26 países que fazem parte do tratado, incluindo quase todos os países membros da União Europeia.
Portanto, o seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000 é exigido para qualquer estrangeiro – não europeu – que viajar para a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
No entanto, se você pretende ir para a Bulgária, Chipre, Irlanda, Reino Unido ou Romênia, o seguro não é obrigatório. Mas precaução nunca é demais.
Nos países em que a cobertura é exigida, também é possível que você tenha que provar a contratação do seguro para entrar na imigração. Alguns países, como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Luxemburgo, apesar de exigirem a comprovação do seguro, possuem um acordo com o Brasil para atendimento a brasileiros segurados pelo INSS. Assim, o turista brasileiro pode ser atendido na rede pública de saúde desses países, basta apresentar o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM), documento retirado em postos da Divisão de Convênios e Gestão (Dicon), do Ministério da Saúde.
Seguro saúde x seguro viagem
Ao contratar um seguro viagem para ir a Europa, é interessante que o viajante entenda a diferença entre um seguro saúde e um seguro viagem. O seguro saúde possui apenas a cobertura médica, como por exemplo consultas, internações e remédios.
Já o seguro viagem possui outras coberturas, como extravio e localização de bagagem, indenização em caso de morte, fiança, auxílio financeiro, entres outras. Quem nunca teve uma dor de cabeça ao chegar no destino e descobrir que suas malas não tinham feito a mesma viagem? Ou se machucou e precisou de atendimento médico emergencial? O seguro viagem também cobre atendimento para doenças contraídas no destino e acidentes.
Entretanto, consultas de rotina não são previstas na cobertura da maioria dos seguros viagem.
Quais países da Europa exigem seguro viagem?
Todos os países europeus que assinaram o Tratado de Schengen exigem o Seguro Viagem com a cobertura mínima de €30.000. Confira a lista completa de países que fazem parte desse acordo:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Liechtenstein
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
Qual agência contratar?
Agora que você sabe que a contratação de um seguro viagem é obrigatório ao viajar para a Europa, é preciso saber onde e qual contratar. Existem muitas corretoras que oferecem preços e coberturas muito distintas, mas é possível achar um que atenda suas necessidades e seu bolso. A agência Real Seguro Viagens ajuda nesse quesito.
A empresa calcula ofertas, em diversas agências de seguro, com base no país de destino e datas da viagem. Entrando no mercado brasileiro como o primeiro comparador de seguro viagem do país. Desde 2009, 800 mil pessoas decidiram qual cobertura melhor se adequa às suas férias com a ajuda da agência.
Além de viajantes, a Real Seguro Viagens também auxilia na criação de coberturas especiais nos seguros, pensando em atender diferentes públicos, como intercambistas, quem viaja a negócios, redatores e blogueiros. As diversas coberturas também podem se adequar às diferentes necessidades médicas do viajante, como gestantes.
Uma vez que o destino já foi escolhido e você tem a garantia de que qualquer imprevisto será resolvido com facilidade, feche as malas e boa viagem!
Leia também:
» Documentos para entrar na Europa
» Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens em aviões
» Como tirar o visto americano passo a passo
» para comprar o melhor seguro de viagem à Europa barato
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]