TAP: empresa será privatizada pelo governo português 

Atualizada em:

O decreto que define as condições da privatização da TAP Air Portugal será aprovado no dia 28 deste mês. A empresa aérea foi estatizada em 2020 e poderá ser privatizada em parte ou em sua totalidade

O Governo português vai dar início ao processo de privatização da TAP Air Portugal, a companhia aérea que foi nacionalizada em 2020, durante a crise provocada pela pandemia de covid-19. A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro António Costa, nesta terça-feira (19), em um debate no parlamento. 

Segundo Costa, o decreto que define as condições da privatização da TAP será aprovado na próxima semana. “Só iremos privatizar e vender parte, ou a totalidade do capital, tendo em conta a defesa dos interesses da companhia, de Portugal e dos portugueses”, acrescentou o dirigente socialista.

O governo português tornou-se o único acionista da TAP Air Portugal em 2020, após a crise provocada pela pandemia agravar os problemas financeiros da empresa. No entanto, Costa afirmou que essa era uma medida temporária.

“Desde o início, dissemos que era uma intervenção que fazíamos e não era para permanecermos ‘ad aeternum’ como detentores de 100% do capital, mas que o fazíamos para responder a uma situação de crise”, declarou.

O plano de privatização da TAP será apresentado no conselho de ministros dia 28 de setembro deste ano. A empresa voltou a ter lucro em 2022, dois anos antes do previsto no plano de reestruturação. Entre os potenciais compradores estão grandes grupos aéreos, como Air France, IAG (dono da Iberia e da British Airways) e Lufthansa.

Parceria Brasil – Portugal

tap será priovatizada
Foto: Divulgaçãoavi

Em reunião no início de setembro, o ministro do turismo, Celso Sabino, e o diretor para Brasil e América do Sul da TAP Air Portugal, Carlos Antunes, trataram de ações visando o aumento da conectividade entre os dois países e a promoção dos destinos brasileiros. 

Durante a conversa, Antunes ressaltou o aumento das rotas entre o Brasil e Portugal para o próximo ano. A empresa terá 91 voos por semana ligando os dois países em 2024, um número inédito que se deve aos 11 voos adicionais por semana na alta temporada do verão europeu.

Sabino destacou a relevância de oferecer o “stopover” em cidades brasileiras para os passageiros que vêm da Europa. “Já estamos em tratativas avançadas com as companhias aéreas do Brasil e queremos ampliar esse programa para outras companhias. A TAP pode contribuir fortemente com isso, em razão de sua experiência de sucesso”, disse Sabino.

Antunes também disse que a companhia está aberta a ações conjuntas para promover o Brasil no mundo. “É preciso divulgar as coisas boas que só o Brasil tem a oferecer, mostrar ao mundo o que torna este país um destino único no mundo”, afirmou.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima