Turistas norte-americanos terão que pagar visto para entrar na Europa 

Atualizada em:

A apresentação do ETIAS será obrigatória a partir de 2024 por turistas norte-americanos que pretendem visitar países europeus do Espaço Schengen. A autorização de viagem é específica para fins turísticos, comerciais ou de trânsito, com duração de até 90 dias.  

A partir de 2024, turistas norte-americanos terão que pagar uma espécie de visto para entrar na Europa. A permissão eletrônica será exigida a todos viajantes que pretendem visitar os países pertencentes ao Espaço Schengen. Todo o processo de solicitação do ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) será realizado de forma on-line e vai custar 7€.

O ETIAS é uma concessão dada aos turistas provenientes de nações que não necessitam de visto para entrar na Europa. Essa permissão é específica para fins turísticos, viagens de negócios ou trânsito, com duração de até 90 dias. A autorização terá validade de três anos.

Para o preenchimento da requisição, o viajante vai precisar fornecer dados pessoais, informações de passaporte, escolaridade, ocupação atual, bem como registro criminal, histórico de viagens, entre outros detalhes. 

Os pedidos serão processados em até 72 horas, e a autorização, enviada diretamente ao e-mail fornecido. Caso haja uma negação, o solicitante receberá o motivo e terá a oportunidade de apelar. Entretanto, se mesmo assim a resposta for negativa, o viajante terá a alternativa de buscar um visto através da embaixada ou consulado do país de entrada na Europa.

No total, 33 nações, incluindo os 27 países Schengen, bem como Romênia, Bulgária, Chipre, Mônaco, San Marino e Vaticano, exigirão o ETIAS para seus visitantes. Essa medida tem como objetivo aprimorar os procedimentos de segurança e controle de imigração, proporcionando uma experiência regulamentada e segura para os turistas e os países que os recebem.

Quais países precisarão apresentar o ETIAS para entrar na Europa?

americanos terão que pagar por visto na Europa
Foto: Jacek Dylag / Unsplash

A União Europeia implementará a exigência do ETIAS em mais de 50 países, abrangendo diversos territórios ao redor do mundo. Além dos Estados Unidos e Brasil, confira a lista dos países que precisarão apresentar o ETIAS para entrar na Europa:

Albânia Andorra Antígua e Barbuda Argentina
Austrália Bahamas Barbados Bósnia e Herzegovina
Brasil Brunei Canadá Chile
Colômbia Costa Rica Dominica El Salvador
Geórgia Granada Guatemala Honduras
Hong Kong (SAR China) Ilhas Salomão Israel Japão
Kiribati Macau (SAR China) Malásia Ilhas Marshall
Maurício México Micronésia Mônaco
Montenegro Nauru Nova Zelândia Nicarágua
Macedônia do Norte Palau Panamá Paraguai
Peru Saint Kitts e Nevis Santa Lúcia São Vicente e Granadinas
Samoa São Marino Sérvia Seychelles
Cingapura Ilhas Salomão Coreia do Sul Taiwan
Timor-Leste Tonga Trinidad e Tobago Tuvalu
Ucrânia Emirados Árabes Unidos Estados Unidos Uruguai
Vanuatu Cidade do Vaticano Venezuela Ilhas Virgens Britânicas

Documentos necessários para viajar à Europa

A lista de documentos necessários para viajar à Europa permanece a mesma, apenas incluindo o preenchimento do formulário do ETIAS. Além disso, é necessário apresentar passaporte brasileiro válido; passagem de volta; seguro viagem Europa, com cobertura médico-hospitalar no valor mínimo de 30 mil euros; e o comprovante de reserva paga em hotel ou carta-convite.

Devo solicitar um ETIAS para cada país que vou visitar?

americanos terão que pagar por visto na Europa
Foto: Zhu Yunxiao / Unsplash

Não, o ETIAS pode ser utilizado para explorar até 26 países do Espaço Schengen, eliminando a necessidade de solicitar um ETIAS separado para cada nação. Basta solicitar o ETIAS para o ponto de entrada no continente. Isso torna o processo mais prático e conveniente para os turistas que desejam desfrutar de várias experiências em diferentes países durante sua estadia na Europa.

O que esperar da imigração na Europa com o ETIAS?

Mesmo com a autorização do ETIAS, os viajantes que chegam à Europa precisam passar pelo controle de imigração no aeroporto ou ponto de entrada no Espaço Schengen. Será necessário apresentar o passaporte e a autorização de viagem, além de responder às perguntas dos agentes de imigração. 

Adicionalmente, pode ser solicitada comprovação dos recursos financeiros, comprovante de seguro médico e verificação da bagagem. Estar ciente desses procedimentos ajudará a tornar sua chegada mais tranquila e eficiente.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima