Atualizada em:
O adiamento do visto europeu ETIAS para maio de 2025 se deve ao atraso no lançamento do Sistema de Entrada/Saída (EES), uma medida fundamental para a segurança na fronteira
Mais uma vez, a União Europeia adiou o lançamento do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS). Desta vez, para maio de 2025. O motivo do adiamento está relacionado a atrasos no desenvolvimento do Sistema de Entrada/Saída (EES), uma medida fundamental para a segurança da fronteira.
Conforme revelado por um representante da UE ao SchengenVisaInfo.com, as expectativas iniciais eram que o EES se tornasse operacional até o final de 2023 ou, no máximo, no início do próximo ano. “Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do ETIAS foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento”, afirmou.
Quando entrar em vigor, o ETIAS permitirá que cidadãos isentos de visto desfrutem de estadias de curta duração no Espaço Schengen e outros países da União Europeia. A autorização é específica para fins turísticos, viagens de negócios ou trânsito, com duração de até 90 dias.
Ele se assemelha ao Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA) dos Estados Unidos e ao Sistema de Autorização Prévia de Viagem (ETA) do Canadá. O ETIAS será vinculado ao passaporte do viajante e terá validade de três anos ou até a expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro. Caso precise obter um novo passaporte, também será necessário obter uma nova autorização de viagem.
A taxa para a autorização ETIAS será de 7 euros e, em circunstâncias normais, o processo de solicitação será concluído em questão de minutos. No entanto, em situações excepcionais que exijam informações adicionais, o processo poderá levar até um mês. Importante destacar que menores de 18 anos e maiores de 70 anos estarão isentos de taxas.
Os turistas terão que preencher um formulário on-line com dados pessoais, da viagem e informações sobre saúde, educação e antecedentes criminais. O EES é um sistema informático automatizado para registar residentes de países terceiros que viajam para uma estadia de curta duração, sempre que atravessam as fronteiras externas da Europa que utilizam o sistema.
Ele substituirá os tradicionais carimbos de passaporte, tornando os procedimentos de controle de fronteiras mais eficientes para os viajantes. No entanto, vale ressaltar que a implementação do ETIAS só será possível cinco a seis meses após o lançamento efetivo do EES, conforme informado por um porta-voz da Comissão Europeia.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]