Veja as 11 cidades mais bonitas para visitar na França

Atualizada em:

A França não é um país grande, mas tem cidade para todos os gostos! Por isso, não pode ficar de fora da lista de “lugares para conhecer na Europa”

Quando se pensa na França, é impossível não visualizar os cenários encantadores e com belezas únicas. São diversas vinícolas, muitas cores e grande construções que tornam o país um lugar mágico.

Por isso, separamos nesta lista algumas das cidades mais bonitas da França para aumentar o seu desejo de explorar a região.

Paris


Foto: Free-Photos / Pixabay

É claro que essa lista não poderia começar sem falar de Paris. Com diversos cafés espalhados pelas calçadas da cidades, boutiques, praças magníficas, paisagens encantadoras e os melhores museus do mundo, a “Cidade da Luz” é uma das metrópoles mais lindas de toda a Europa.  Como resultado, faz parte da lista de desejos de, praticamente, todos os viajantes.

Como não é possível pensar na capital da França sem pensar em alguns passeios “clichês”, o turista não pode deixar de conhecer o principal cartão postal cidade: a Torre Eiffel. Seja subindo até seu topo para ter uma vista completa de toda a cidade ou fazendo um piquenique em seu jardim, esse passeio deve fazer da lista de prioridades no roteiro da viagem.

Aliás, importante lembrar que, para isso, é necessário comprar o bilhete de entrada com antecedência.

Nice


Foto: ronaldepics / Pixabay

Um dos mais completos destinos da Riviera Francesa, Nice possui paisagens de tirar o fôlego e, por isso, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Afinal, depois de Paris, é a região francesa que mais recebe turistas estrangeiros.

Localizada entre o mar e a montanha, a capital da Costa Azul é destino para quem gosta de praia e esportes ao ar livre. Para contemplar todas essas belezas nada melhor que uma caminhada por Promenade des Anglais, um calçadão com cerca de cinco quilômetros de extensão cheio de lojas, galerias e hotéis.

Os museus de Nice que, com toda a certeza, merecem uma visita são o Musée Matisse, que fica em um casarão e possui mais de 300 obras (entre pinturas, desenhos e esculturas) de Henri Matisse.

 

Lyon


Foto: RossHelen / Shutterstock

Lyon, a terceira maior cidade francesa é cheia de cores, cheiros e sabores. Apesar de ter mais de dois mil anos de história, a região atrai cada vez mais pessoas de todos os lugares do mundo por conta de seu jeito futurista e crescimento constante. 

Quem visita a cidade precisa visitar a basílica Notre Dame de Fourvière, que possui uma igreja em seu subsolo. Para ter a melhor vista da viagem, não é preciso ir muito longe: basta visitar o mirante que fica ao lado esquerdo da basílica e conferir os famosos rios Rhône e Saône, os prédios históricos da Velha Lyon e toda a parte nova da cidade, repleta de edifícios altos e modernos.

Lyon é ainda considerada a capital internacional da gastronomia, então não é preciso andar muito para se deparar com restaurantes com estrelas Michelin. Mas, o que um turista não pode deixar de visitar na cidade são os tradicionais bouchons, que são restaurantes simples que unem a comida popular e rústica com a nobre cozinha regional, ou seja, uma experiência inesquecível.



Estrasburgo


Foto: TonyKnight / Pixabay

Localizada na fronteira da França com a Alemanha, Estrasburgo se tornou um dos destinos mais procurados por fundir a cultura desses dois países e, consequentemente, ser dona de um cenário moderno e histórico ao mesmo tempo. Especialmente no inverno, a cidade está entre as mais procuradas da europa.

O cartão postal da região pe a Notre-Dame de Estrasburgo (ou  Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo). Considerada uma das grandes construções humanas do planeta, a igreja gótica é a sexta maior do mundo e a segunda maior da França, perde apenas para a Notre-Dame de Paris. Para ter uma vista completa e panorâmica da cidade, basta subir 332 degraus da catedral e visitar sua plataforma. 

Durante os meses de novembro e dezembro, o Strasbourg Marche de Noel, que é o mercado de natal mais antigo da Europa, inicia seus trabalhos e atrai milhares turistas de todos os lugares do mundo por conta das vendas de artigos natalinos e, claro, comidas típicas.


Cannes


Foto: Wirden / Pixabay

Impossível pensar em Cannes sem pensar em um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, não é mesmo? Mas, o que muitos não sabem é que a cidade tem muito mais a oferecer aos turistas. Com estações bem marcadas (dias longos e quentes no verão e bastante frios durante o inverno), é possível visitar a cidade em qualquer época do ano, tudo depende da preferência do turista.

Entre os lugares que não podem ficar de fora do roteiro estão o Boulevard de la Croisette, que é considerado o coração de Cannes; o calçadão à beira mar abriga as principais atrações da cidade e tem vista para o porto de Cannes. A île Saint-Honorat também é um local que atrai viajantes do mundo inteiro, principalmente aqueles que buscam fazer compras de vinhos, mel e lavanda (que são produzidos pelos monges de um monastério do século V que funciona até hoje no local). 


Colmar


Foto: one_tan_42 / Pixabay

Imagine uma pequena cidade repleta de canais, flores espalhadas por todos os cantos e casinhas ao estilo enxaimel: é assim a charmosa Colmar. Localizada na região da Alsácia, no nordeste da França, precisamente na fronteira entre Alemanha e Suíça, a cidade é um destino muito escolhido, principalmente, por casais por conta da atmosfera romântica de “cidadezinha do interior”.

O grande cartão postal da região, a Place de la Cathédrale, abriga a Collégiale Saint-Martin, uma igreja em estilo gótico e a Masion Adolph, um dos prédios mais antigos do local, dois lugares que, com certeza, o turista não vai se arrepender de visitar.

Se você é o tipo de viajante que não deixa de fazer um clique nas cidades que conhece pelo mundo afora, com certeza, vai se apaixonar por Colmar. Em Little Venice, uma pequena zona da cidade com canais que lembram Veneza, é impossível não fazer fotos tão fabulosas que são dignas de um verdadeiro profissional.

 

Annecy


Foto: MemoryCatcher / Pixabay

Localizada no sudoeste da França, Annecy é o tipo de cidade que pode – e merece – ser visitada em qualquer época do ano. O cenário é apaixonante, com canais lindos e floridos, águas turquesas, pontes, casais medievais e as montanhas dos Alpes ao fundo, o que deixa a cidade parecendo uma verdadeira pintura.

Além disso, um dos grandes atrativos da cidade são os canais espalhados pela região, tanto que um dos apelidos de Annecy é “a Veneza dos Alpes”. Já imaginou conhecer uma prisão dos tempos medievais? O Palais de l’Isle, um dos locais mais conhecidos da cidade francesa, atualmente é um museu, mas já foi uma prisão por muitos anos.

A construção, inaugurada no século XII, fica em uma ilha no canal Le Thiou, ou seja, além de um passeio único os viajantes também se divertem fazendo inúmeras fotos.

Por fim, os casais que embarcam nessa viagem juntos não podem deixar de visitar a Pont des Amours, uma ponte de ferro que atravessa o canal du Vassée e que, além de ser o lugar mais romântico da cidade, é muito conhecido por uma lenda que diz que os casais que se beijam sobre a ponte ficarão juntos para sempre.

 

Carcassone


Foto: jolimaison / Pixabay

Uma região que parece ter saído diretamente de um conto de fadas, Carcassonne é a terceira cidade mais visitada da França e uma das primeiras medievais reconstruídas com fins turísticos da história. 

Dentro das muralhas da cidade fica La Cité, uma pequena cidade medieval que encanta por ser bastante preservada e, assim, transportar os turistas diretamente para a Idade Média. Outro dos lugares que mais chamam a atenção é a Basílica Gótica de Saint-Nazaire, que abriga vitrais que tem mais de 700 anos de vida e, consequentemente, muita história (os objetos foram desmontados e escondidos dos nazistas na montanha ao redor).

Por falar em fatos históricos, os apaixonados por cultura local não podem deixar de fazer uma visita no castelo Comtal, que funcionou como última linha de defesa da cidade e que, até os dias de hoje, ainda preserva características da época.

Como a culinária francesa é uma das mais tradicionais do mundo, não é difícil imaginar que existem pratos típicos muito distintos em cada região. Portanto, quem viaja para Carcassonne não pode deixar de provar o cassoulet, que é uma espécie de feijoada francesa e um clássico da culinária do país.


Bordeaux


Foto: GoranWaldt / Pixabay

Quinta maior cidade francesa, Bordeaux é localizada no sudoeste do país e, com toda a certeza, atrai turistas do mundo inteiro por conta de seus largos boulevares, diversos parques públicos, transporte de qualidade e por ser a porta de entrada para uma das regiões vinícolas mais prestigiadas da Europa.

Em frente ao Garonne, rio que corta a cidade, está localizada a Place de la Bourse, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Bourdeaux. Por conta de um espelho d’água que reflete o céu é possível ver um verdadeiro show de cores em algumas épocas do ano.

Além disso, o viajante não pode se despedir da trip sem antes fazer um passeio a noite para conferir a praça toda iluminada.

 

Marselha


Foto: DEZALB / Pixabay

Localizada às margens do mar Mediterrâneo, Marselha é o tipo de destino que encanta, agrada e atrai os mais diferentes tipos de turistas. Isso porque a cidade mistura belíssimas construções antigas com construções modernas, o que deixa sua atmosfera ainda mais cheia de personalidade.

Portanto, a melhor dica para iniciar os passeios é o Vieux Port, ou melhor, Porto Velho, onde é possível desfrutar de bons cafés, restaurantes, lojas de souvenirs. Todas as manhãs, os pescadores vendem suas pescas frescas.

Além disso, uma parada obrigatória para quem visita o local é fazer uma foto no l’ombrière de Norman, uma estrutura de teto metálico que reflete as pessoas e o mar.

 

Rennes


Foto: EdouardHue / Wikimedia Commons

Por último, repleta de construções ao estilo gótico e neoclássico, quem conhece Rennes, a capital da Bretanha, garante que visitar a cidade é como fazer uma viagem no tempo.

Mesmo conservando parte antiga de sua história, a cidade também é bastante moderna, especialmente por ser um pólo universitário francês e pelo fato de que é uma das melhores cidades para se viver na França. Isso porque é segura, possui grandes áreas verde, pouca poluição e transporte de qualidade.

Por fim, o principal endereço para se admirar arte contemporânea da cidade é, sem dúvida, o La Criée. E para quem gosta de museus também não pode deixar de visitar o Museu de Belas Artes, que é dedicado à arqueologia.

Leia mais:

» Dicas para planejar sua primeira viagem à França
» 12 cidades medievais para conhecer no sul da França
» Regiões Vinícolas da França
» Roteiro passando pelos pontos turísticos de Provence, no sul da França

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima